Seu aluguel aumentou? Como saber se o preço é justo?

O seu aluguel aumentou? Confira neste artigo todas as principais dicas sobre o assunto e fique por dentro do mundo imobiliário.

Aluguel Aumentou

Hoje, vamos falar sobre um assunto muito importante, o preço de aluguel.

Afinal, como podemos saber se o valor que aumentou do aluguel é ou não um preço justo?

Pensando nisso, reunimos algumas dicas bem essenciais que podem lhe ajudar a avaliar esse tipo de situação.

Fique com a gente até o final e confira todas as principais dicas sobre o assunto!

Boa leitura!

Calcule o percentual do valor do imóvel

De acordo com o comportamento do consumidor atual, conseguimos notar um alto crescimento no número de inquilinos em relação aos proprietários de imóveis.

Isso acontece principalmente porque hoje em dia muitas pessoas buscam lugares temporários para viver e que se adaptem a sua necessidade e rotina.

Entretanto, vale saber se o valor do aluguel é um preço justo ou não, principalmente quando o assunto é o aumento do aluguel; será que o reajuste é o valor correto?

Além disso, é preciso pensar se o valor do aluguel vale a pena ou se no momento, o ideal é comprar um imóvel novo.

Dessa maneira, vale levar em consideração o cálculo percentual do imóvel alugado, esse é somente um dos diversos fatores que necessitam de atenção na hora de pensar sobre o assunto.

Então vamos lá!

Em primeiro lugar, é necessário ter noção de que a porcentagem do valor do aluguel deve ser de 0,5% a 1% do valor total do imóvel.

Por exemplo, se seu imóvel vale em torno de R$ 500.000,00, jogando 1% sobre esse valor, o correto a ser cobrado seria algo em torno de R$ 5.000,00.

Geralmente, esse é o principal fator levado em consideração para se decidir o valor do aluguel.

Portanto, se o seu aluguel aumentou, verifique qual é o valor total do imóvel e verifique se está dentro do percentual citado acima.

Analise o valor dos imóveis alugados na sua região

Se o seu aluguel aumentou, outra forma de verificar se o preço está justo ou não, é verificar o preço de outros imóveis parecidos com o seu.

Se você notar que um imóvel que está localizado na mesma região que o seu e com a estrutura e tamanhos parecidos está com preço bem diferente, talvez seja o momento de verificar o preço de perto.

Como já citamos anteriormente, existe um percentual que é calculado para se definir o valor do aluguel, esse mesmo pode variar de 0,5% a 1% do total do imóvel.

Portanto, é totalmente possível encontrar valores diferentes de imóveis, mas não com um valor muito diferente um do outro.

Desse modo, é importante avaliar outras casas na sua região que possuam uma estrutura próxima da sua e comparar os preços de aluguel.

A partir daí, é possível diminuir ou aumentar o valor pensando em questões como: se é mobiliado ou não, reformas atuais, quantidade de vagas na garagem etc.

Entre em contato com uma imobiliária de confiança

Outra maneira de saber se o valor do seu aluguel está com um preço justo ou não, é entrar em contato com um corretor ou imobiliária de confiança.

Sendo assim, vale a pena conversar com uma expertise no assunto, pois isso deve ajudar a tirar todas as suas principais dúvidas.

Veja aqui no Blog do InMóveis.com vantagens de alugar um imóvel com a ajuda de uma imobiliária.

Além disso, estes profissionais podem te dar diversos tipos de dicas, sobre comprar ou alugar um imóvel, melhores regiões, preços e muito mais.

É realmente uma consultoria completa que deve lhe ajudar a entender o porquê o seu aluguel aumentou.

O valor do aluguel é um assunto realmente relevante, tanto para o dono do imóvel, como para quem deseja alugar.

Portanto, preste atenção nos 3 pilares essenciais que citamos acima:

  • Calcular o percentual do aluguel sobre o valor do imóvel;
  • Pesquisar por outros imóveis similares na região de interesse;
  • Conversar com alguém que tenha expertise na área.

Como saber se o preço do aluguel está justo?

Bom, todas as dicas que te demos acima, devem ajudar bastante a saber se o preço do aluguel é um preço justo e que está de acordo com o mercado.

Entretanto, existe um pequeno detalhe que pode fazer com que o preço se altere de forma substancial, o quanto a pessoa está disposta a pagar pelo imóvel.

Tome bastante cuidado ao citar o orçamento que você possui para alugar, pois às vezes, o valor que você citou pode ser o novo preço do aluguel de uma casa mais barata, por exemplo.

Saiba negociar os preços e não deixe de citar os concorrentes, tudo isso deve ajudar a tornar o preço mais justo.

Além disso, hoje em dia existem calculadoras de aluguel que também ajudam no processo de pesquisar o preço justo de uma mensalidade.

Entre os principais fatores que influenciam na precificação de um imóvel, está a região, quantidade de dormitórios, garagem, tempo de uso, etc.

Geralmente, quanto mais antigo for o estabelecimento, menor a valorização, fatores como estes influenciam no cálculo do preço do aluguel.

O seu aluguel aumentou? Você já sabe o que fazer!

Bom, com todas as dicas que te demos acima, com certeza ficou bem mais fácil saber o que fazer se o seu aluguel aumentar.

Afinal, não é fácil determinar o preço da mensalidade de um imóvel.

Muitas pessoas podem tentar tirar o máximo de proveito desse tipo de situação.

Mas, efetuar o cálculo percentual, verificar imóveis concorrentes e entrar em contato com um bom consultor, deve ajudar bastante nesse tipo de situação.

Quer saber mais dicas sobre a compra de um imóvel ou aluguel, aqui no Blog do InMóveis.com você lê sobre 10 dicas para encontrar um imóvel seguro para comprar.

Gostou do nosso artigo sobre o aumento do aluguel? Aproveite e compartilhe com os seus familiares e amigos que já sabem que o aluguel aumentou!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um