O que é preciso para encontrar um imóvel seguro para comprar?

Veja neste artigo diversas dicas sobre como encontrar um imóvel seguro para comprar e evitar diversos tipos de problema.

Encontrar o imóvel dos sonhos pode parecer uma tarefa bem difícil. Mas se feita com calma e seguindo as nossas dicas, você pode evitar diversos tipos de problemas. Acima de tudo, ajudaremos a responder a principal questão: Como acertar em cheio na hora de escolher um imóvel?

Além de tomar certos cuidados, o futuro proprietário do imóvel precisa ter paciência com todo o processo burocrático na compra de um imóvel.

Sendo assim, já fica claro que não basta somente possuir o dinheiro para comprar uma casa, mas é necessário percorrer uma longa jornada.

Afinal, são diversas etapas e dúvidas em relação a documentação, estado do imóvel e muito mais.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas bem importantes e que podem lhe ajudar a encontrar um imóvel seguro para comprar.

Portanto, não deixe de ler este artigo até o final e saiba todas as principais dicas para evitar problemas durante a compra da sua casa. Além disso, você pode ler aqui no Blog do InMóveis.com sobre 7 cuidados essenciais ao comprar um imóvel da planta.

Realize um planejamento detalhado para encontrar um imóvel seguro para comprar

Primeiramente, é preciso realizar um planejamento detalhado ao pensar em comprar um imóvel.

Essa deve ser a primeira ação para encontrar um imóvel seguro para comprar.

Planeje o seu orçamento. Verifique qual é o valor que você possui para dar de entrada em um imóvel. Quais são os modelos de casa que lhe interessam, o valor da parcela que cabe no seu bolso, a localização.

É muito importante ter tudo isso detalhado e definido antes de fechar qualquer negócio.

Afinal, um detalhe deixado de lado no seu planejamento, pode gerar insatisfação e possíveis problemas no futuro.

Escolha um imóvel que esteja de acordo com a sua necessidade

Existem algumas perguntas que você deve responder antes de encontrar um imóvel seguro para comprar, dentre elas, estão:

  • Qual é a finalidade de compra deste imóvel?
  • É uma moradia fixa ou aluguel?
  • Casa ou apartamento?
  • Condomínio fechado ou não?
  • Qual é o valor do seu orçamento para comprar o imóvel?

Responder perguntas como essas devem ajudar na escolha de um imóvel que realmente esteja de acordo com as suas necessidades.

Portanto, é muito importante que você defina o principal motivo para comprar um imóvel. Analise quais são os principais requisitos que esse imóvel precisa ter, como a quantidade de cômodos, localização, etc.

Considere a localização para encontrar um imóvel seguro para comprar

Essa dica é essencial quando o assunto é encontrar um imóvel seguro para comprar.

Afinal, a localização vai dizer muito a respeito da segurança local, do perfil de pessoas que vivem ali, os pontos comerciais, distâncias e muito mais.

Dessa forma, fique atento para o funcionamento de transportes públicos na região. Serviços, comércios e outros aspectos que você considera importante na hora de comprar um imóvel.

Além disso, não deixe de analisar outras localizações, por mais que você possua uma região preferida, permita se conhecer outras regiões que são consideradas seguras e que podem possuir propriedades interessantes.

Não deixe de avaliar a tranquilidade e agitação do local, tudo depende do seu perfil.

Verifique se o imóvel escolhido está dentro do seu orçamento

Esse é um momento essencial na hora da compra de um imóvel, saber qual é a sua real situação financeira e definir o orçamento para a compra da sua propriedade.

Esse passo está ligado diretamente ao planejamento, pois é o momento de verificar a sua real situação financeira para comprar uma casa.

Lembre-se que geralmente as parcelas da casa não devem ultrapassar 30% da renda familiar.

Portanto, verifique qual é a sua disponibilidade financeira atual para efetuar o pagamento das parcelas.

Além disso, tente ao máximo dar uma entrada de ao menos ⅓ do valor total, isso deve reduzir as parcelas para um período de 10 a 15 anos.

Caso você possua o valor a vista, a situação é melhor ainda, mas cuidado com a parte burocrática e toda a documentação, não efetue o pagamento sem confirmar que está tudo certo.

Atente-se para todos os gastos necessários ao encontrar um imóvel seguro para comprar

Para encontrar um imóvel seguro para comprar, é preciso se atentar para todos os gastos que ele inclui.

Dentre os principais gastos, estão:

  • ITBI;
  • Escritura Pública;
  • Registro do imóvel;
  • IPTU e condomínio;
  • Imposto de Renda etc.

Fique atento para cada um desses pagamentos, e pergunte ao antigo proprietário sobre cada um deles, somente assim, você irá saber a real situação do imóvel perante as responsabilidades financeiras.

Além disso, não se esqueça de verificar os pagamentos de luz, água e gás, para evitar possíveis transtornos após a compra.

Confira a documentação do imóvel

Por fim, vamos falar sobre a real situação do imóvel, ou seja, a sua documentação.

Esse é um dos assuntos que mais necessita de atenção na hora de encontrar um imóvel seguro para comprar.

Sendo assim, para garantir uma compra tranquila e sem nenhum tipo de problema, é preciso fazer uma vistoria detalhada na casa.

Além disso, é necessário analisar cada documento do imóvel; veja os principais abaixo:

  • Matrícula retificada;
  • Habite-se;
  • IPTU;
  • Declaração de inexistência de dívidas condominiais; e
  • Certidão enfitêutica.

Não deixe também de verificar os documentos do vendedor, que são:

  • Certidão de casamento ou união estável;
  • Certidões negativas.

Após verificar cada um desses documentos e não encontrar nenhum tipo de irregularidade, então é possível comprar um imóvel seguro.

Conclusão

Bom, todos os passos que citamos anteriormente são muito importantes para encontrar um imóvel seguro para comprar.

Nós falamos sobre a necessidade do planejamento antes de comprar uma propriedade.

Além disso, citamos a importância de verificar o seu orçamento atual, analisar a localização, comparar imóveis e verificar toda a documentação.

Somente assim, será possível efetuar uma compra segura e sem nenhum tipo de problema.

Gostou do nosso artigo sobre como encontrar um imóvel seguro para comprar? Aproveite e compartilhe com os seus familiares e amigos!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!


Está procurando um novo lugar para morar? Seja para alugar ou para comprar a casa dos seus sonhos! Temos a solução perfeita para você. Acesse agora InMoveis.com.


Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um