Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente.

Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade.

como decorar uma varanda
Acompanhe a leitura e veja dicas de como proceder para deixar sua varanda incrível!

Use de sua criatividade para qualquer tipo de varanda

Uma ideia inicial, na hora de decorar uma varanda é pensar na sua proposta. Qual ideia quer exprimir com sua varanda? Ou como deseja se sentir nessa varanda?

Responder a essas questões é essencial na hora de decorar o espaço da varanda.

Pois bem, use de sua criatividade, pois é essencial para deixar o resultado final com os elementos perfeitos para trazer conforto, versatilidade e beleza ao ambiente.

A varanda pode ser um espaço para receber os amigos, fazer uma refeição ou relaxar.

Então, avalie se o ambiente é fechado ou aberto, pois isso é importante na hora de escolher o mobiliário ou a composição desse ambiente.

Nesse sentido, se a varanda for fechada, você pode escolher móveis e outros elementos que combinem com o os outros ambientes da casa.

Mas se for aberta, é necessário escolher materiais que resistam à ação do tempo, como chuvas e outros eventos.

Veja como decorar uma varanda

Ao decorar uma varanda, siga essas dicas, a seguir, pois elas são práticas e muito interessantes.

1- Avalie o ambiente

Toda varanda tem um tipo de proporção de ambiente, isso é o primeiro aspecto a avaliar para a decoração de uma varanda.

Então, vale checar quais são as medidas, bem como as limitações desse espaço. Veja se existe uma churrasqueira e a distância entre a porta e o guarda-corpo.

Além disso, pense em quais tipos de uso que o morador pretende, tais como: ela será usada para descanso, lazer, para receber visitas ou algo assim?

Para tanto, esse é o ponto de partida para prosseguir com o décor.

2- Pense no espaço para circulação

Agora, depois de avaliar e planejar o ambiente, é hora de pensar no espaço que será usado para a circulação de pessoas. 

De modo geral, os decoradores costumam deixar 50 cm para passagem, isso pode ser um desafio quando se tratar de uma varanda estreita.

Se você, por exemplo, for colocar na varanda uma mesa para refeições, é necessário deixar um espaço de circulação maior. Então, seria preciso em torno de 80 cm, contando da mesa até a parede.

Para a arquiteta da Mora Estúdio, seria interessante ainda, deixar espaço para uma decoração com vegetação, flores e um design natural.

3- Prefira móveis versáteis

Na hora de decorar uma varanda, se você preferir os móveis versáteis, vai ver que em espaço pequenos ou estreitos, eles caem muito bem!

Dessa forma, se você quiser integrar a sua varanda às demais áreas sociais, o ideal é ter móveis que possam circular, como as peças que possuem os pés próprios para isso.

Prefira, então, um banco que possa ser dobrado ou móveis mais leves. Se for um banco pequeno e dobrável, ele pode ser usado para apoio (jarra de suco, revistas etc) ou para colocar os pés para relaxar.

4- Os quadros na varanda

como decorar uma varanda
Além dos móveis e vegetação, os quadros complementam a decoração de uma varanda.

Colocar quadros na varanda, na hora de decorar esse espaço torna-o muito mais jovial e descontraído, além de luxuoso, o que depende do tipo de quadros.

Os quadros vão mudar o estilo, conforme sua proposta ou formato do ambiente. Há os quadros divertidos com frases que sempre ajudam a incrementar a conversa entre as pessoas que passam pelo ambiente.

Ou os quadros com fotografias, que deixam a decoração de sua varanda incrível!

5- Churrasqueira

Continuando sobre nossas dicas para decorar a varanda, saiba que se for um espaço com churrasqueira, ela pode ser o destaque de sua varanda gourmet.

Basicamente, você pode preferir as churrasqueiras elétricas ou portáteis também, que são mais versáteis na hora de usar e transportar. 

Pense que ao lado da churrasqueira deve ter um balcão que será usado para apoio e para colocar os ingredientes do churrasco.

Não esqueça de pensar no espaço de circulação entre a churrasqueira, a mesa e a porta, para um maior conforto dos convidados.

6- Que tal uma horta vertical?

Hoje, ao decorar uma varanda, principalmente para quem mora em apartamentos, você pode tornar sua varanda incrível.

A horta ocupa pouco espaço, permite ter temperos frescos e ainda deixa o ambiente mais natural e lembrando a natureza.

Então, você pode preparar a comida ou o churrasco e ter uma horta com seus temperos preferidos. E de acordo com o portal Plantei, o ideal é escolher um espaço na varanda onde haja luz solar, ao menos indiretamente.

O que plantar na horta? Cebolinha, coentro, salsa etc.

7- Bar na varanda

Na hora de decorar o espaço da varanda, saiba que você pode colocar um bar também.

Pois se você gostar de receber os amigos em casa, para servir uma cerveja ou um vinho, esse espaço é ideal.

Por isso, pense num espaço ou estrutura para deixar os vinhos deitados e para colocar outras bebidas.

Pense nas banquetas que serão usadas para desfrutar do balcão do bar. Combinado?

8- Varanda aberta

Quando for decorar a varanda, se for um espaço aberto, lembre-se de procurar comprar móveis que se adaptem a essas condições. 

Por exemplo, você pode pensar no mobiliário e optar por peças em madeira impermeabilizada, fibras ou aqueles metais que não passam pelo processo de oxidação.

Os tecidos dos sofás e outros móveis precisam ser impermeáveis para não sofrer deterioração com as chuvas.

Se for uma varanda fechada, aí sim, você pode repensar sobre o mobiliário. Tudo bem?

Por fim, você viu como decorar uma varanda. É um processo simples, e quando você começar a decorar esse espaço, mais ideias criativas irão surgir.

como decorar uma varanda
Uma varanda pode ser um espaço aconchegante e ao mesmo tempo funcional.

Decorar um espaço de varanda sempre é interessante, pois é um espaço que você pode trabalhar de acordo com seu estilo, tornando esse ambiente aconchegante e bonito.

E que tal compartilhar esse post com um amigo? Isso pode ser importante para ele.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um