Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária.

Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

Como funciona a compra de um apartamento na planta
Neste artigo te contamos como funciona o processo de compra de um apartamento na planta.

Comprar apartamento na planta: como funciona?

Primeiramente, ao comprar um imóvel na planta, como dito, você estará investindo em um imóvel que será construído.

Essa transação traz algumas vantagens para o comprador ou investidor. Veja mais sobre as fases todas desse processo, a seguir:

1- Lançamento

Saiba que quando uma construtora anuncia um tipo de lançamento, muitas pessoas almejam ver um imóvel pronto para morar, e não é por aí.

No lançamento, é quando você vai compreender melhor sobre o imóvel, pois pode visitar uma unidade padrão, escolher, por exemplo, o apartamento ou casa do jeito que preferir e aproveitar para fechar um negócio mais atrativo.

Na fase de lançamento, uma construtora geralmente tem as condições mais vantajosas.

Nessa fase, é importante avaliar o memorial descritivo, que todas as construtoras devem ter, antes de começar a etapa da construção do imóvel, o que envolve:

  • Tipos de materiais que serão usados;
  • Descrição das áreas do imóvel;
  • O prazo de entrega;
  • Autorização da Prefeitura para construção;
  • E informações que mostrem a regularidade do empreendimento.

Veja, a seguir, outra etapa na hora de optar por um imóvel na planta.

2- Construção

Desde já, a etapa de construção é a fase onde se dá início à obra. Assim, o projeto passa a ganhar a forma concreta, pois começa a fundação do imóvel, estrutura e depois há a fase de acabamento.

O tempo de construção varia de construtora, mas pode variar entre 18 e 36 meses, o que depende do tamanho e complexidade do imóvel.

3- Vistoria e entrega das chaves

Agora, é a hora do momento muito esperado por qualquer comprador, que é o da entrega das chaves.

Nessa fase, você vai conferir se o imóvel está conforme os padrões prometidos. E estando tudo em conformidade, é hora de conferir os detalhes finais e se mudar para o novo imóvel.

Durante essa fase, antes de dar o aceite no imóvel, aproveite para olhar tudo com calma, pois todo o imóvel deve ser avaliado em detalhes, teste e observe tudo para não ter que fazer reclamações posteriores.

Nesta etapa, é quando o comprador vai fazer o registro do imóvel no cartório para se tornar o dono oficial.

Comprar apartamento na planta: tire suas dúvidas

Quando você tem a intenção de comprar um apartamento na planta, pode ser que surjam muitas dúvidas, por isso, observe este conteúdo a seguir, pois é importante.

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Sendo assim, veja, então algumas condições necessárias, bem como as formas de pagamento para este tipo de transação imobiliária.

1- As formas de pagamento

Você pode optar por uma destas, ao optar pela aquisição de um apartamento na planta:

  • Pagamento à vista

Se você tem uma reserva financeira para comprar um imóvel na planta, pode ser uma oportunidade e tanto, pois você consegue negociar melhor as condições.

No financiamento, você obter no banco o dinheiro para a compra do imóvel. Mas você deve arcar com os juros devidos. Por isso, esteja por dentro das oscilações da Taxa Selic para garantir um financiamento com juros mais em conta.

Dessa forma, saiba que você faz um aporte de pagamento quando há o fechamento do contrato e o restante do pagamento é com a entrega das chaves do apartamento.

Aqui, o comprador vai passar por um sistema de contemplação. No consórcio, você precisa aguardar que seu nome seja sorteado para você pegar o dinheiro para a compra do imóvel na planta.

2- Quais as vantagens de comprar um apartamento na planta?

Pois bem, dentre as vantagens de comprar um apartamento na planta, estão estas:

  • Imóvel novo

Você pega um imóvel novo, ou seja, não há necessidade de fazer reparos e outras reformas.

  • Tempo para se organizar

Basicamente, ao comprar um apartamento na planta, você tem ainda tempo para se planejar e organizar as finanças para comprar móveis novos, bem como os eletrodomésticos, assim, você faz isso com calma e garante mais economia e melhores escolhas.

  • Preços acessíveis

Você pode ainda ter acesso aos preços mais acessíveis, ou seja, na fase de lançamento do imóvel, como a construtora não quer perder negócio, você tem mais flexibilidade ao negociar a compra do apartamento na planta.

  • Oportunidade de valorização do imóvel

Pois bem, ao comprar um imóvel na planta, você tem a chance de que seu imóvel se valorize, o que é bom para a formação de seu patrimônio pessoal.

3- Por que o preço é mais em conta?

Geralmente, a aquisição de um apartamento na planta é mais vantajosa porque o imóvel não está pronto ainda. Assim, as construtoras oferecem um preço melhor para atrair os compradores.

Vamos imaginar que você escolha um imóvel já pronto, você teria então, que dar de entrada, ao menos 30%, geralmente. 

Já se o imóvel for comprado na planta, você pode apresentar um aporte de 30% até a conclusão da obra. E o restante, 70%, financiado e pago somente depois da entrega das chaves.

4- Veja como funciona o financiamento do apartamento com a construtora

Algumas construtoras oferecem a possibilidade de financiar seu imóvel diretamente com elas, uma transação que não envolve os bancos, por exemplo.

Assim, geralmente, você paga 30% de entrada, e o restante, 70%, você pode financiar diretamente com a construtora ou pagar à vista. Geralmente, a construtor oferece a isenção dos juros.

E saiba que os valores ou preços acordados variam conforme o INCC, que significa Índice Nacional de Custo da Construção. 

Contudo, antes de assinar qualquer contrato, é importante fazer uma simulação com a construtora para garantir as melhores condições e avaliar se as parcelas cabem no seu orçamento mensal.

Por fim, você viu neste post sobre a possibilidade, as vantagens e sobre o funcionamento para comprar um apartamento na planta.

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Agora que você sabe de tudo isso, pode tomar sua melhor decisão para comprar seu imóvel na planta. Olha que isso será com as melhores condições, como foi ressaltado.

E fique aqui no site e acesse outros posts como este de hoje!

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um