Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento.

Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um apartamento o espaço é bem reduzido, e, por isso, os cuidados com o pet e com o ambiente são diferentes.

Isso é importante pelo fato de que o apartamento tem um espaço reduzido, mesmo sendo grande, e o seu pet fica bem mais restrito do que em uma casa.

Mas apesar disso é possível sim ter um cachorro em apartamento.

E nesse artigo vamos te passar algumas dicas para fazer com que essa experiência seja a melhor possível.

posso ter pet em apartamento?
Acompanhe a leitura e saiba se é possível ter cachorro em apartamento. | Foto: Pexels

O que diz a lei sobre cachorro em apartamento?

Antes de falarmos sobre como ter um pet no apartamento, é importante falar sobre o que a lei diz a respeito disso.

Primeiramente saiba que você não pode ser proibido de ter um pet no apartamento.

Isso porque, a nossa Constituição Federal  em seu artigo art. 5º, XXII e artigo 170, II, dispõe que todo cidadão tem o direito de manter animais em sua casa ou seu apartamento.

Entretanto, essa presença do animal não pode atrapalhar e nem colocar a risco a  vida de outros moradores.

Outro ponto que você precisa saber é que você pode sim passear com seu pet pelas áreas comuns de seu condomínio.

Isso porque, se o animal não gera nenhum risco para os outros moradores, ele não precisa ficar restrito somente ao seu apartamento, podendo transitar pelo seu prédio, desde que ele esteja de coleira. 

Além disso, caso o condomínio tente impedir o acesso do seu pet a essas áreas ele estará indo contra o direito de “ir e vir”, que está disposto no artigo 5º da Constituição.

Outro ponto importante é que você não pode ser proibido de entrar no elevador com o seu cachorro, o que acontece em alguns prédios.

O referido artigo 5º da Constituição Federal garante que você tenha o direito de usar os elevadores com o seu animal. 

Isso significa que se seu condomínio tiver alguma regra que obrigue ir pelas escadas com o animal de estimação ou então que carregue ele no colo nos elevadores.

Saiba que tais situações podem ser consideradas constrangimento ilegal e até mesmo de maus tratos.

O seu condomínio também não pode exigir que você coloque focinheira em seu cachorro, pois, como ele não representa nenhum perigo aos outros moradores, essa obrigatoriedade pode ser tipificada como maus tratos. 

Dessa forma, fica claro que você tem todo o direito de ter pet no apartamento e não pode ser proibido de andar com ele por seu condomínio.

Quais são os seus deveres como tutor? 

Já que falamos dos seus direitos, agora vamos falar um pouco sobre os seus deveres ao ter um pet no apartamento.

Primeiramente, ao sair com seu pet, você deve manter ele sempre próximo ao seu corpo, usando uma guia curta sempre que estiver nas áreas comuns do prédio junto com outros moradores. 

Essa exigência é feita pois você deve prezar pela segurança dos outros moradores do prédio, conforme o disposto no artigo 10 da Lei Nº 4.591/64 e artigo 1.277, artigo 1.335 e artigo 1.336, IV da Lei Nº 10.406/02. 

Outro ponto extremamente importante é que, sempre que você estiver passeando pelas áreas comuns do prédio e seu pet fizer suas necessidades lá, é sua obrigação limpar todos os dejetos dele. 

Além disso, você deve respeitar o próximo, ou seja, se souber que algum vizinho tem medo de animais, evite entrar no elevador com ele e sempre mantenha seu bichinho com a guia correta para evitar problemas.

Somente se aproxime dos outros moradores com o seu cão se a pessoa autorizar e em nenhuma hipótese deixe seu pet sozinho nas áreas comuns do prédio.

Seguindo todas essas regras corretamente você e seus vizinhos terão uma convivência tranquila. 

posso ter pet em apartamento?
Foto: Pexels

Pesquise sobre as raças que melhor se adapta em apartamento

Outro ponto importantíssimo e que influencia no comportamento do cachorro é a sua criação.

Por isso, você deve observar determinadas características do bichinho para saber se é possível criar um pet no apartamento. 

Por exemplo, o Shih-tzu é um bichinho super tranquilo, que gosta de companhia e que não é muito de latir e se adapta em qualquer lugar desde que tenha companhia.

Agora, cães da raça Lhasa Apso são cachorros de alerta e latem muito para poder avisar sobre alguns perigos.

Por isso, levar um cãozinho dessa raça para um apartamento pode não ser uma boa ideia, pelo fato de que ele pode latir e atrapalhar seus vizinhos. 

Assim, as raças que melhor se adapta a vida em apartamento são:

  • Shih-tzu;
  • Yorkshire;
  • Buldogue Inglês;
  • Pug;
  • Spitz Alemão;
  • Maltês.

Todas essas raças são muito tranquilas e amigáveis, gostam de brincar e se dão bem em qualquer lugar, inclusive apartamento.

Dicas para ter cachorro em apartamento

Depois de explicar sobre a parte burocrática de ter um pet no apartamento, separamos algumas dicas para o bem estar do seu bichinho e também do seu apartamento.

Ensine o pet a fazer suas necessidades no tapete higiênico

A higiene do cachorro em apartamento deve ser bem pensada, pois, diferente de uma casa, no apartamento não existe um quintal para ele.

Por isso, você deve reservar um local com um tapete higiênico e ensinar seu cachorro que é nesse local que ele deve fazer suas necessidades. 

Isso faz com que você não precise sair com o cachorro várias vezes ao dia para ele poder evacuar.

Passeie todos os dias com o cachorro

É muito importante também que você passeie todos os dias com o seu pet, pois eles precisam gastar suas energias e também receber novos estímulos. 

Isso porque, caso seu pet fique sempre preso no apartamento, ele pode ficar ansioso, entediado, e começar a se comportar de forma inadequada. 

Enriqueça o ambiente com brinquedos e desafios

Outro ponto importante da criação do pet no apartamento é oferecer brinquedos que possam estimular os instintos de seu cachorro.

Por esse motivo, dê brinquedos que possam desafiar a cognição de seu pet. 

Além disso, é importante oferecer brinquedos recheados ao seu pet, pois, além de distrair ele  na busca por comida, isso fará ele gastar suas energias e ter seu olfato estimulado.

Reserve um momento do dia para brincar e dar atenção a seu amigo

posso ter pet em apartamento?
Uma das maneiras de manter seu pet tranquilo e sem estresse é brincar com ele. | Foto: Pexels

Por último, mais não menos importante, reserve um tempo para brincar com seu cachorro.

Assim você estará junto com o seu pet, fazendo ele se distrair e gastar suas energias, além de fazê-lo se sentir querido e seguro.

Isso porque, todos os cães têm necessidades específicas e, por isso, precisam de um tempo dedicado somente a eles.

Gostou do nosso artigo sobre como ter um cachorro em apartamento?

Aproveite e compartilhe com os seus familiares e amigos que se interessam pelo assunto!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um