7 cuidados essenciais ao comprar um imóvel na planta

Descubra neste artigo quais são os cuidados essenciais que você precisa ter ao comprar um imóvel na planta, principalmente para evitar possíveis dores de cabeça.

Comprar Imóvel na Planta

Se você está pensando em comprar um imóvel na planta, mas se sente inseguro sobre a sua decisão, não se preocupe, estamos aqui para lhe ajudar.

Afinal, é totalmente comum possuir dúvidas e receios nesse momento, pois é o seu dinheiro e todo o seu investimento que está em jogo.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas bem importantes e que podem lhe ajudar na hora de comprar um imóvel na planta.

Principalmente para evitar possíveis problemas e imprevistos.

Fique com a gente até o final deste artigo e confira cada um dos cuidados essenciais na hora de comprar o seu imóvel dos sonhos!

Boa leitura!

1 – Analise com calma as suas necessidades

Em primeiro lugar, vamos falar das suas principais necessidades no momento de comprar um imóvel.

Sendo assim, é preciso ter com clareza, algumas informações, como:

  • Quem vai morar no imóvel com você?
  • Qual a quantidade de quartos necessários?
  • Qual é a idade de todos os moradores?

Ao responder perguntas como essas, é possível identificar a sua real necessidade.

Portanto, anote com calma todas as prioridades e necessidades que você precisa, para que o seu imóvel não deixe a desejar depois da compra.

Em seguida, apresente cada uma dessas necessidades ao corretor e deixe que ele te apresente um imóvel que corresponda a esses requisitos.

2 – Compare todas as opções disponíveis no mercado

Outra dica muito importante quando se pensa em comprar um imóvel na planta, é ver todas as opções que existem na região que você deseja.

Evite fazer escolhas precipitadas, analise com calma todas as opções.

Se possível, crie uma tabela e anote todas as informações de cada um dos imóveis que você encontrou, em seguida escolha o que mais atende as suas principais necessidades.

Evite ir com sede ao pote!

Portanto, não escolha o primeiro imóvel que você encontrar, pois além de ser uma decisão precipitada, você pode perder a chance de encontrar a casa ou apartamento dos seus sonhos.

3 – Consulte o histórico da construtora

Essa é uma das dicas mais importantes deste artigo, é imprescindível consultar o histórico e as avaliações da construtora, antes de escolher a sua preferida.

Afinal, na hora da venda tudo são flores, os pagamentos são facilitados, assim como o financiamento.

Porém, muitas vezes as construtoras podem possuir péssimos planejamentos financeiros ou até mesmo fazerem parte de esquemas de golpes ou fraudes.

Portanto, tome bastante cuidado!

Sempre avalie cada uma delas de perto e busque pelo histórico em sites de reclamações, como o Reclame Aqui!

4 – Verifique o prazo de entrega ao comprar um imóvel na planta

Mais uma dica importante, sempre verifique qual é o real prazo de entrega do imóvel.

Faça tudo isso antes de assinar o contrato. Aliás, leia o contrato com bastante atenção e se atente para cada cláusula, mesmo que isso leve tempo.

É melhor gastar tempo se atentando a cada detalhe da sua compra, do que em um advogado com a entrada de um pedido de processo.

Cheque qual é o prazo de entrega, a tolerância, carência, penalidades, multas, etc.

Sempre que houver dúvidas, não hesite em perguntar antes de assinar o contrato.

5 – Peça a cópia de todos os documentos

Essa é uma dica bem séria, pois na hora da venda, como já dissemos, tudo são flores.

Porém, algumas vezes podem surgir imprevistos e mudança de valores, por exemplo.

Por isso, é importante que você tome cuidado e guarde todos os documentos que envolvam a compra do seu imóvel.

Inclusive os anúncios, publicidades e informações da construtora.

Peça cópias do registro do imóvel na prefeitura, memorial descritivo da obra e construções de impacto no entorno.

Eles devem conter informações acerca dos materiais usados, o cálculo da área do imóvel e o documento que prova que o terreno pertence à construtora.

6 – Cuidado com as taxas indevidas ao comprar um imóvel na planta

Ao comprar um imóvel na planta, é preciso se atentar também para possíveis cobranças indevidas.

A SATI (Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária) é uma dessas taxas, pois no geral a construtora cobra uma porcentagem do valor do imóvel e indica os próprios advogados da companhia para o serviço.

Porém, a SATI é algo opcional para o consumidor. Além disso, ele pode contratar os profissionais do seu interesse para o serviço.

O IPTU é mais uma taxa que não pode ser cobrada, antes de você entrar no imóvel, ou seja, caso a construtora te cobre esse valor durante a construção, procure um advogado.

7 – Sempre visite a obra de construção

Ao comprar um imóvel na planta, sempre visite a construção, principalmente para verificar se a obra está dentro do prazo.

Caso note qualquer irregularidade ou possua dúvidas sobre o andamento da construção, procure o corretor ou o responsável pela venda.

Você tem direito a tirar todas as suas dúvidas, sem nenhum tipo de problema.

Não tenha medo de perguntar sobre qualquer assunto referente ao seu imóvel.

Conclusão

Bom, neste artigo foi possível acompanhar as principais dicas sobre os cuidados essenciais ao comprar um imóvel na planta.

Dessa forma, você pode notar quais são os principais cuidados que você precisa ter no momento de assinar o contrato e escolher o imóvel.

Além disso, você também aprendeu sobre a importância de pesquisar sobre o histórico da construtora, verificar o prazo de entrega e salvar todos os documentos relacionados à compra.

Com certeza, com essas dicas será bem mais fácil comprar o imóvel dos seus sonhos e evitar possíveis problemas.

Mas, não se esqueça de pesquisar com calma cada uma das opções e não escolher o primeiro imóvel que aparecer.

Gostou do nosso artigo sobre como comprar um imóvel na planta? Aproveite e compartilhe este post com os seus familiares e amigos!

Se está procurando um novo lugar para morar de forma segura. Temos diversas dicas para você. Acesse este link!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um