9 dicas sobre como aproveitar melhor o espaço em apartamentos pequenos

Descubra neste artigo como aproveitar melhor o espaço em apartamentos pequenos e organizar toda a sua mobília da forma correta. Apartamentos menores já fazem parte da realidade de centenas de milhares de brasileiros.

Descubra neste artigo como aproveitar melhor o espaço em apartamentos pequenos e organizar toda a sua mobília da forma correta.

Além da maior facilidade para o pagamento das mensalidades ou do aluguel, esse tipo de apartamento tem sido a solução para o contexto urbano atual. Porém, muitas pessoas possuem dúvidas sobre como organizar melhor o espaço, para que a mobília fique organizada de uma maneira em que sobre espaço para transitar.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas importantes que podem te ajudar nesse processo de organização. Portanto, fique com a gente até o final deste artigo e descubra como melhorar o seu ambiente de forma simples e agradável. Boa leitura!

1 – Planeje cada espaço do seu apartamento

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a importância do planejamento de espaços pequenos. É preciso evitar agir por impulso na hora de organizar todos os móveis no ambiente e planejar o que você deseja inserir em cada local. Portanto, estude cada cômodo do ambiente e defina o que você deseja inserir em cada parte.

Além disso, leve em consideração o tamanho dos móveis, veja se está de acordo com o tamanho de cada ambiente. Ao pensar e planejar a organização do espaço, fica bem mais fácil aproveitar melhor o espaço em apartamentos pequenos.

2 – Integre os ambientes

A ideia de integrar os ambientes é uma ótima opção para quem deseja aproveitar melhor o espaço em apartamentos pequenos. Ao invés de dividir os espaços, opte pela integração de ambientes, como a cozinha e copa no mesmo espaço. Esse tipo de junção é uma tendência muito utilizada nos últimos anos e que tem tornado os apartamentos bem mais aconchegantes.

Além disso, é uma maneira de tornar o ambiente bem mais sociável. Por exemplo, em uma social com os amigos, se você estiver na cozinha organizando uma refeição, é possível interagir com todas as pessoas que estão na sala.

3 – Leve em consideração a utilização de eletrodomésticos multifuncionais

Hoje em dia, existem diversas opções de eletrodomésticos que podem tornar o ambiente bem mais funcional e ocupar muito menos espaço. São diversas as opções, como fogões menores, geladeiras acopladas ao armário, panelas menores, balcões com fritadeira e muito mais.

Use a sua imaginação e bom gosto e mobílie o seu ambiente de uma maneira que os eletrodomésticos não sejam somente uma ferramenta, mas também um móvel da casa.

4 – Não abra mão dos móveis 2 em 1

Mais uma ótima ideia para quem deseja aproveitar melhor o espaço em apartamentos pequenos, os móveis 2 em 1.

Existem diversos modelos de móveis em que é possível utilizá-lo para mais de uma função, veja alguns exemplos abaixo:

  • Cama com baú;
  • Mesas com espaço interno para guardar objetos;
  • Beliches;
  • Mesas dobráveis.

Esses são alguns exemplos, mas existem outros tipos de móveis e utensílios que podem ajudar a organizar as coisas da sua casa e ainda servem para outras funções.

5 – Cores mais claras dão a sensação de mais espaço

Possuir ambientes em cores mais claras ou que combinem com alguns móveis, dão uma sensação maior de amplitude. Isso deve ajudar bastante na visão de mais espaço no apartamento. Além de ser uma ótima dica de design e combinação dos itens, que torna o ambiente bem mais charmoso e aconchegante.

Alguns designers de interior indicam, inclusive, o uso de pisos mais claros, que também geram esse tipo de sensação.

6 – Os espelhos são ótimas peças para causar amplitude do espaço

Aposte em espelhos bem bonitos para o seu apartamento e que fiquem em locais estratégicos, isso deve ajudar bastante a gerar a sensação de um ambiente maior. Por exemplo, um espelho grande na parede da sala, além de ser um charme, gera todo o reflexo da sala, dando a sensação de que o local é bem maior do que realmente é.

Além disso, espelhos são peças elegantes e que dão um requinte para o espaço. Portanto, não deixe de levar essa dica em consideração na hora de aproveitar melhor os espaços em apartamentos pequenos.

7 – A iluminação é uma ótima aliada para esse tipo de estratégia

Assim como os espelhos, uma boa iluminação também pode ampliar a sensação de espaço. Afinal, a luz desempenha um papel muito importante na composição do cômodo. Aposte em focos de luz que valorizem o ambiente, assim como as luminárias que possuem um tom agradável e não tão forte.

As lâmpadas embutidas também são uma ótima opção quando usadas no forro de gesso. Sendo assim, é importante buscar um equilíbrio entre a luminosidade e a organização do espaço.

8 – Use as paredes para a decoração, mas não exagere!

Outra dica bastante relevante para aproveitar melhor o espaço em apartamentos pequenos é a decoração das paredes. Se o local já é pequeno, lotar as paredes com enfeites e decoração pode gerar a sensação de que ele é ainda menor.

Portanto, enfeite as paredes com as fotos e decorações que você tanto gosta, mas evite o exagero. Estude bem o espaço e espalhe as decorações para que não gere a sensação de coisas tumultuadas e pouco espaço ao mesmo tempo.

9 – Valorize as linhas verticais e horizontais

As linhas verticais e horizontais possuem um papel fundamental na organização de em um ambiente pequeno. Dessa forma, ambientes conhecidos como pé-baixo, devem ter uma organização voltada para a verticalidade.

Já as linhas horizontais geram uma maior sensação de aconchego e de conforto. Com certeza, com essas dicas será possível organizar melhor o espaço em apartamentos pequenos sem nenhum tipo de problema. Afinal, te demos dicas sobre o planejamento, organização da mobília e design de interiores.

A junção de cada um desses conselhos deve tornar o seu ambiente bem mais amplo do que você imagina e totalmente aconchegante. Gostou das nossas dicas? Aproveite e compartilhe esse artigo com os seus familiares e amigos que vivem em apartamentos pequenos!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Está procurando um novo lugar para morar? Seja para alugar ou para comprar a casa dos seus sonhos! Temos a solução perfeita para você. Acesse agora InMoveis.com. Ainda assim, aqui no blog do InMóveis.com você pode ler outro artigo incrível: Como acertar em cheio na hora de escolher um imóvel?

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um