O que você precisa saber na hora de encerrar o contrato e entregar o imóvel?

Saiba neste artigo como funciona o encerramento de um contrato de aluguel e como entregar o imóvel sem nenhum tipo de problema.

Entregar o Imóvel

O seu contrato de aluguel encerrou e você precisa entregar o imóvel, mas nem sabe por onde começar?

Fique tranquilo(a)! Afinal, hoje reunimos algumas dicas bem importantes e que devem te ajudar nesse momento.

É necessário entender que com paciência, calma e planejamento, é possível encerrar o seu contrato sem nenhum tipo de problema.

Portanto, fique com a gente até o final e confira todas as nossas dicas sobre o assunto!

Entenda mais sobre a desocupação e entrega das chaves

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o momento de entregar o imóvel e as chaves ao locador ou responsável pela residência.

Esse é um dos primeiros passos quando o assunto é sair de uma casa que você estava vivendo nos últimos meses ou anos.

Nesse sentido, vamos ver abaixo um ponto essencial do dia a dia do inquilino e que está presente na Lei do Inquilinato.

Os inquilinos que possuem contrato em vigor por prazo indeterminado, ou que estão no prazo inferior a 30 meses, mas que foi prorrogado automaticamente, precisam comunicar a sua desocupação ao proprietário por escrito; com pelo menos 30 dias de antecedência à entrega.

Entretanto, se o seu contrato for superior ao período de 30 meses, não é necessário efetuar nenhum tipo de aviso prévio sobre a sua saída.

Porém, é importante usar o bom senso nesse tipo de situação! Mesmo que não seja obrigatório avisar, é importante que isso seja feito, principalmente por uma questão de cortesia.

Além disso, isso deve agilizar todo o processo de vistoria do imóvel para a entrega.

Caso o inquilino precise romper o contrato e entregar o imóvel antes do prazo combinado, é necessário efetuar o pagamento da multa de rescisão.

Por isso, leia atentamente todas as cláusulas do termo, antes de assiná-las e receber a chave.

Termo de entregas das chaves

Outro ponto relevante no momento de entregar o imóvel, é o termo de entrega das chaves.

Esse termo nada mais é do que um documento oficial que informa todas as principais condições para a entrega das chaves da residência.

Desse modo, esse tipo de termo existe exatamente para formalizar todas as principais condições em que o imóvel precisa se encontrar, no momento da saída do inquilino.

Além disso, nesse tipo de documento também constam as principais obrigações do locatário, incluindo a pintura, reparos e desligamento dos serviços principais.

Ao efetuar todas as principais necessidades descritas do termo, o inquilino pode devolver as chaves, mas atenção: é importante que todos os itens sejam devolvidos, incluindo chaves reservas e o controle do portão, caso exista.

Vale lembrar que, se o inquilino não devolver esses itens, ele poderá ser taxado, junto aos demais débitos condominiais.

O desligamento dos serviços como a energia elétrica, água e condomínio, também precisa ser encerrado até o dia da saída.

Caso contrário, o inquilino pode ter que efetuar o pagamento das contas em aberto que serão enviadas ao locador.

Após o cumprimento de todas as atividades que citamos acima, o inquilino poderá então entregar o imóvel, que ainda deverá passar pela vistoria.

Na vistoria serão apontados se todos os reparos foram feitos corretamente ou se é necessário que algo seja refeito.

Atente-se para a leitura obrigatória do contrato de aluguel

Muitas pessoas não têm o hábito de ler contratos e termos que assinam e isso pode gerar diversos tipos de problemas.

Portanto, ao alugar um imóvel, atente-se para todos os principais detalhes do contrato e leia todas as cláusulas com calma.

Caso possua algum tipo de dúvida, não hesite em perguntar, pois isso deve evitar dores de cabeça ao entregar o imóvel.

Ler atentamente o documento é o que assegura a idoneidade da transação, fazendo com que a devolução da residência ocorra da maneira mais tranquila possível.

Fique atento para todos os detalhes, pois após a assinatura, nada mais poderá ser feito.

Quais são as principais responsabilidades do inquilino ao entregar o imóvel?

Nós já falamos um pouco sobre a importância de ler o contrato e também o termo da entrega das chaves, principalmente para ficar à par de todas as suas principais obrigações.

Agora, vamos falar sobre quais as principais responsabilidades do inquilino quando se pensa em sair da residência.

Dentre as principais obrigações, de acordo com a legislação vigente, estão:

  • Manutenção das estruturas internas do imóvel;
  • Manutenção de itens de manuseio frequentes que apresentem algum tipo de problema;
  • Pequenos reparos em portas, janelas ou instalações elétricas;
  • Pintura da casa.

Essas são as principais responsabilidades do locatário. Caso você possua algum tipo de dúvida em relação a isso, é só pensar que você precisa entregar o imóvel o mais próximo da forma que você encontrou.

Portanto, se você alugou o imóvel com a pintura em dia, com todos os itens e acessórios funcionando, é assim que você precisa entregá-lo.

Manutenção ao entregar o imóvel

Para evitar que tudo fique para a última hora, uma ótima dica é fazer a manutenção do imóvel de tempos em tempos.

Ou seja, renovar a pintura, sempre que possível, e efetuar os reparos necessários de acordo com a necessidade da casa.

Isso deve evitar que no último momento você tenha uma lista de coisas pra fazer, que podem custar uma boa parte do seu orçamento.

Ao efetuar todos os principais reparos e manutenção, a limpeza e pintura devem ser o próximo passo.

Como sabemos, pintar o apartamento, antes da entrega das chaves é uma cláusula unânime nos contratos de locação; assim como entregar a residência limpa e livre de quaisquer entulhos.

Normalmente, não há especificação da tinta a ser utilizada, mas o ideal é que o material escolhido seja de qualidade e de cor semelhante à original.

Além disso, é muito importante entregar o imóvel limpo e organizado, assim como você o encontrou.

Ao seguir todas essas dicas que citamos acima, a chance de você não ter problemas com o contrato é bem maior.

Gostou do nosso artigo sobre o que você precisa saber na hora de encerrar o seu contrato de aluguel? Aproveite e compartilhe com os seus colegas que estão de mudança marcada e pretendem comprar um imóvel!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um