Vai viajar? Saiba o que fazer para deixar o seu imóvel seguro!

Deixar o imóvel seguro é uma das maiores preocupações entre as pessoas que planejam viajar, não é mesmo? No entanto, é normal que muitos acabem se esquecendo de tomar as devidas medidas de segurança.

Saiba o que fazer para deixar o seu imóvel seguro

Por isso, antes de viajar, o ideal é manter uma lista com todos os pontos que devem ser checados antes. Assim, garante a segurança tanto contra invasores, quanto possíveis acidentes que podem ocorrer dentro casa.

Mas, afinal, quais são esses itens que devem ser checados? Bem, caso tenha ficado curioso para saber quais são, então basta continuar lendo esse conteúdo!

Dicas para deixar o imóvel seguro antes de viajar!

Todo mundo gosta de viajar, seja com a família, amigos ou até mesmo sozinho. Porém, antes de viajar e ter o seu tão esperado descanso, é importante pensar em todos os detalhes para evitar preocupações e dores de cabeça.

Um desses detalhes é em relação a segurança do seu imóvel durante o tempo em que estiver fora. Ou seja, é essencial tomar medidas para evitar a invasão de bandidos em sua casa, acidentes, entre outros fatores.

Portanto, veja logo abaixo quais são as medidas cruciais para garantir a segurança de seu imóvel!

1. Não esqueça as luzes acesas

A maioria das pessoas opta por deixar uma luz acessa, para indicar que alguém esteja dentro do imóvel. Embora seja uma boa tática para manter invasores e pessoas mal intencionadas longe durante o dia a dia.

No entanto, para quem pretende viajar, essa não é uma boa ideia no final das contas, literalmente. Pois, haverá um gasto muito alto com energia elétrica e, além disso, pode despertar a curiosidade de algum criminoso.

Afinal, quando ele se der conta de que a mesma luz fica acessa o tempo todo, ele chegará a conclusão de que o imóvel está vazio. Para manter a segurança do imóvel, o ideal é optar por lâmpadas de sensor.

Essas lâmpadas acendem quando alguém passa na frente da casa, sendo uma ótima alternativa para deixar o imóvel mais seguro e livre dos olhares curiosos. Além disso, não causará um grande impacto na sua conta de luz.

Outra opção válida é usar lâmpadas de fotocélulas, tendo em vista que elas não gastam tanta eletricidade e ainda dão a impressão de que há alguém na casa. Isso porque, esse tipo de lâmpada acende quando escurece e apaga quando está claro, de forma automática.

2. Desligue todos os eletrônicos

Quando for viajar, mesmo que seja só por alguns dias, é essencial deixar fora da tomada todos os eletrônicos e eletrodomésticos, com exceção da geladeira. Além disso, feche os registros de água e gás, assim o imóvel fica seguro contra qualquer tipo de vazamento.

Assim também, caso chova forte com raios, os eletrônicos na tomada podem facilmente queimar, até mesmo com alguma queda de energia. Por isso é importante lembrar-se de desligar da tomada todos esses aparelhos.

Dessa forma, você não só evita perdê-los, como também tem uma boa economia na conta de energia. Quanto a geladeira, você pode diminuir a sua potência, pois ela não será aberta e fechada com frequência.

Caso tenha uma garagem com portão elétrico, uma boa dica é desligá-lo também. Assim evita que outras pessoas o abram com um controle universal.

3. Verifique trancas e cadeados

Para manter o seu imóvel seguro ao viajar, é essencial trancar todas as portas, janelas e portões da casa. Antes de sair, verifique mais uma vez se todas as entradas estão devidamente trancadas e, se possível, instale reforços nas principais entradas.

Se houver algum problema em uma porta, janela ou portal, então não esqueça de consertar antes de viajar. Também é preciso evitar deixar cadeados visíveis do lado de fora do portal, uma vez que isso indica a ausência do morador.

Mesmo quem mora em apartamento deve deixar a porta e janelas trancadas, embora os riscos de alguém invadir sejam menores.

4. Conte com alguém de sua confiança para cuidar da sua casa e animal

Mesmo que você vá viajar apenas por alguns dias, é sempre bom contar com alguém que você possa confiar para cuidar da sua casa. Aliás, esse é um bom jeito de manter os invasores afastados e o imóvel seguro, pois pensarão que a casa está habitada.

Portanto, peça para algum parente ou amigo de confiança para receber a sua correspondência por você. Tendo em vista que as correspondências podem acabar acumulando e indicar que não tem ninguém em casa.

Se você tem plantas ou animais de estimação em casa, peça para alguém ficar em sua casa durante esse período, ou fazer visitas diárias. Para que, assim, essa pessoa possa cuidar do seu animal e regar as plantas.

Além disso, você também pode pedir para algum vizinho ficar de olho em sua casa, enquanto estiver fora. Caso ele note alguma atividade suspeita, então ele deverá chamar a polícia.

Se você morar em prédio, então peça para o porteiro ficar de olho e deixe avisado que ninguém tem autorização para entrar em seu apartamento. Exceto a pessoa que irá cuidar do local para você, caso tenha pedido a alguém.

5. Para deixar o imóvel seguro: Invista em segurança

Se você tem o costume de viajar com frequência ou passar um longo período de tempo longe de casa, então considere investir em segurança. Instalar sistemas de segurança, como cercas elétricas, câmeras de monitoramento e alarmes é uma ótima opção.

Hoje em dia, há diversos tipos de câmeras de segurança, inclusive aqueles que você pode monitorar por meio de apps ou Internet. Assim, você poderá acompanhar em tempo real o movimento da sua casa, mesmo à distância.

Além disso, você também recebe alertas, caso haja alguma invasão e você pode ativar o alarme quando quiser. Essa é uma excelente forma de manter o seu imóvel mais seguro durante a sua ausência.

6. Tenha cuidado com as chaves

Não caia na armadilha de esconder uma chave reserva sob o tapete de entrada ou de vasos. Esse truque já é velho e muito conhecido, então é bem provável que seja um dos primeiros lugares que alguém vá olhar.

A chave deve ficar com você durante todo o tempo, e deixe uma de reserva, apenas, caso tenha pedido para alguém de confiança tomar conta de seu animal ou da casa. E jamais deixe a chave com pessoas que você não confia ou não conhece direito.

Caso não tenha ninguém para tomar conta de seu animal e você não puder levá-lo na viagem, então deixe-o em um hotel para pets seguro e de qualidade. Mas, se for possível, o recomendado é levar o animalzinho com você, assim evita que ele fique na mão de estranhos.

7. Faça um seguro residencial para deixar o imóvel seguro

Mesmo com todas as medidas de segurança tomadas, ainda assim não é incomum que infortúnios aconteçam. Por isso, não é só importante pensar em como evitar os problemas, mas também pensar no que fazer caso ocorram.

O ideal é, sem dúvida, contratar um seguro residencial. De acordo com o plano que escolher, o seguro cobre danos contra roubo de eletrônicos, incêndios, danos na estrutura do imóvel e até mesmo prejuízos causados por fenômenos naturais.

Ou seja, essa é uma das melhores formas de garantir que você não sairá no prejuízo, caso algo aconteça em sua casa. Certamente com essa dica você irá deixar o imóvel mais seguro!

8. Suspenda a entrega de revistas e jornais

Caso você tenha assinatura de alguma revista ou jornal, então uma boa ideia é suspender a entrega. Pois, assim como as correspondências, jornais e revistas empilhados na porta da sua casa, indicam que o imóvel está vazio.

Desse modo, acaba chamando a atenção de possíveis invasores, essa cena já foi feita até mesmo em filmes. Para evitar que isso ocorra, é importante solicitar a suspensão temporária da entrega, ou então, você também pode pedir para alguém recebê-los.

Evite também fazer compras na Internet próximo ao dia de viajar. Pois, pode ser que sua encomenda chegue e não tenha ninguém para receber.

9. Quer deixar o imóvel seguro? Não espalhe a notícia de sua viagem

É normal, quando ficamos empolgados, sentirmos a necessidade de compartilhar a notícia com outras pessoas ou nas redes sociais. Porém, esse pode acabar sendo um erro, uma vez que você não tem controle sobre para quem a informação chega.

Por isso é importante não comentar nada sobre sua viagem com qualquer pessoa. Mantenha informado apenas aquela pessoa que você pediu para tomar conta de sua casa e o vizinho/porteiro.

Afinal, para manter o seu imóvel seguro, deve-se evitar ate mesmo comentar sobre esse assunto perto de lociais ou pessoas que você não conhece direito. Assim, as chances dessa informação chegar aos ouvidos das pessoas erradas são bem menores.

10. Proteja os objetos de valor

Outra dica super importante para deixar o seu imóvel seguro é: Se você tiver algum objeto de valor em casa, como joias, obras de arte ou até mesmo dinheiro, então o mais sensato é não mantê-los em casa. A menos que esses objetos estejam no seguro e a casa bem protegida.

Mas, mesmo assim, o ideal é manter esse objetos em algum lugar que seja, de fato, seguro.

11. Desligue a campainha

Por último, mas não menos importante, lembre-se de desligar a sua campainha ou então redirecioná-la para a casa de algum vizinho de confiança. Esse ponto também é válido para o telefone de sua residência.

Você pode transferir a ligação para outro número, até mesmo para o seu próprio celular, por exemplo. Assim, você poderá atender qualquer pessoa que ligar em seu telefone residencial, de um jeito bem simples e prático, evitando levantar suspeitas.

Conclusão

Viu só como deixar o imóvel seguro é importante? Para que você possa ter uma viagem tranquila e aproveitar sem preocupações, é ideal manter uma lista com todos os itens que deve checar antes de deixar a casa vazia.

E não esqueça de deixar o seu comentário, caso esse conteúdo tenha sido útil para você ou ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um