Saiba tudo sobre a lei do inquilinato para evitar dor de cabeça

Você conhece a lei do inquilinato e sua função? Caso a sua resposta seja não, preparamos esse texto para que você saiba como ela te afeta, assim como a sua importância e os meios legais que envolvem essa lei.

Lei do inquilinato - leis - inquilino
Aluguel, contrato, lei do inquilinato. Saiba o que é lei do inquilinato. Foto: Pexels

O que diz a Lei do Inquilinato?

A chamada lei do inquilinato, de número 8245/91, foi criada no dia 18 de outubro de 1991, sendo que o nome “lei do inquilinato” é um nome informal, estabelecido para essa lei, que se refere a legislação e regras contratuais de locações de imóveis. Ou seja, resumidamente, a lei do inquilinato faz a ponte na relação entre o proprietário do imóvel com a pessoa que irá alugar (inquilino) ou locador e locatário.

A lei do inquilinato diz mais, precisamente, sobre quais serão os parâmetros presentes no contrato de locação, de forma mais completa e segura. Estarão presentes no contrato os seguintes temas: Pagamento de aluguel, conservação do imóvel ou até mesmo a devolução do imóvel.

Qual a importância da Lei do Inquilinato?

A maior importância da lei do inquilinato é a questão de estipular de forma justa os direitos e deveres entre locador e locatário, protegendo-os cada uma das partes a partir da lei, afinal para os brasileiros se tornou cada vez mais comum o ato de alugar imóveis com o objetivo de ter um teto para morar e, com essa lei, torna-se  muito mais complexo banalizar tal crescimento.

Ainda hoje, há muitas dúvidas por parte de locadores e locatários, quando decidem alugar um imóvel e, com a lei do inquilinato, esse processo se torna mais tranquilo e seguro, evitando contratos “boca a boca” sem documentação e formalidade.

Quais imóveis são e quais não são amparados pela Lei do Inquilinato?

Os principais imóveis que são amparados pela lei do inquilinato são apenas imóveis urbanos, como: Imóveis destinados a órgãos públicos, hotéis, residências (moradia), estacionamentos e garagens.

Resumidamente, segundo o artigo 46,47,48 e 50, os imóveis que se enquadram na lei do inquilinato são imóveis urbanos, residenciais e de temporada.

contrato - lei do inquilinato
Aluguel, lei do inquilinato. Foto: Pexels

Quais são os principais direitos e deveres do inquilino?

É certo que, antes de assinar um contrato de aluguel/locação, amparado pela lei do inquilinato, você deve estar ciente de todos os direitos e deveres que estão impostos. Nele serão estipulados as principais obrigações que deverão ser cumpridas pelo locador e locatário.

Referente ao inquilino, a lei do inquilinato aborda como um dos principais temas em relação a direitos e deveres, a boa conservação do imóvel podendo e, até mesmo, estipular que no ato de entrega-lo ele deve estar da mesma forma em que o locador entregou.

Como direito ao inquilino, o locador deve entregar um imóvel que esteja apto para moradia, sem débitos ou encargos e, até mesmo, sem problemas físicos e estruturais.

Outro ponto importante, de acordo com as obrigações do inquilino, é a mudança do imóvel que deve ser comunicada, podendo até mesmo realizar uma autorização formalizada antecipadamente.

Quais são os principais direitos e deveres do proprietário?

Sem dúvidas, a maior obrigação do proprietário com o inquilino, mediante a lei do inquilinato, é a entrega de um imóvel totalmente regularizado e apto para moradia, como citamos acima, afinal obras e reparos físicos estruturais devem ser de total responsabilidade do proprietário. Tudo dentro do espaço alugado deve estar funcionando corretamente, sendo obrigatório pelo locatário.

Porém, como seu maior direito, está o pagamento em dia que, em casos de atraso e se for estipulado, pode gerar altos juros, multa ou até rescisão. E, ainda neste tópico, é comum que o proprietário deva receber o pagamento até o sexto dia útil do mês.

Outra questão, que é de total responsabilidade do locador, segundo a lei do inquilinato, são as taxas e impostos, como o IPTU, que deverá estar sempre em dia.

Contrato de acordo com a Lei do Inquilinato

Outras questões, que podem fazer parte do contrato de locação, baseando-se na lei do inquilinato, é o tempo de vigência do contrato, futuros reajustes no valor do aluguel e a segurança no pagamento do aluguel.

No contrato, baseado na lei do inquilinato, o tempo de vigência pode aparecer de duas formas: indeterminado ou determinado. Já o reajuste no valor do aluguel, pode ser estipulado que ocorra anualmente, pois, segundo a lei do inquilinato, ele deve seguir os valores de mercado (inflação).

Esse ajuste é anualmente calculado pelo IGPM (Índice Geral de preços do Mercado), que é o indicador de preços mediante a inflação em território nacional, a variação de aumento de aluguel costuma ser de 20% a 30%. Todos os anos, na data de vencimento do contrato, é necessário consultar o valor do IGPM para aplicar o aumento no aluguel.

Em casos em que não houver aviso prévio do fim do contrato, é entendido que haverá uma renovação do mesmo, descartando quebra de contrato, despejo ou não renovação.

Taxas administrativas adicionais, quem cobre os custos?

Lei do inquilinato - contrato
Foto: Pexels

Falando sobre as taxas administrativas, como condomínio e corretora, por exemplo, é importante ressaltar que elas são de total dever e responsabilidade do locador, que deve cobrir essas tarifas.

Sem dúvidas, o ato de alugar um imóvel deve ser totalmente amparado pela lei do inquilinato, que irá te dar a segurança necessária para o locador e o locatário, de acordo com os direitos e deveres.

InMóveis

Mas é claro que contratar uma imobiliária, seja para locador ou locatário, é necessário sentir segurança no trabalho dela, para que achar um lar ou um espaço não seja uma tarefa insegura e que seja realizada de acordo com os parâmetros da Lei do Inquilinato.

Pensando nisso, a InMóveis é a melhor escolha para que esse processo seja seguro e justo para ambas as partes, pois a InMóveis é um serviço imobiliário fornecido pela InMediam, que é uma empresa com garantia locatícia.Com a InMóveis, você anuncia seu imóvel para aluguel, ou até mesmo, vende e a empresa se responsabiliza em achar o melhor perfil e gerencia os contratos da melhor forma! Para saber mais sobre a lei do inquilinato, acesse o site.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um