Saiba o que você deve levar em conta antes de alugar um imóvel em BH

A decisão de alugar imóvel é algo muito importante a ser considerado. Algo que demanda cuidado, preparo psicológico e planejamento financeiro, não pode ser decidido da noite para o dia, pois muitos fatores devem ser levados em consideração. Mas não se desespere! 

Se você tem “alugar imóvel” como um item na sua lista de coisas para fazer e não sabe por onde começar, aqui estão alguns fatores que devem ser considerados e analisados para que seu processo de aluguel ocorra sem preocupações. Além disso, alugar um imóvel em Belo Horizonte, torna mais especial esse acontecimento.

Aluguel de imóvel
São muitos os fatores a considerar antes de alugar um imóvel. Saiba mais sobre aluguel de imóvel.
Foto: Unplash

O que levar em consideração na hora de alugar um imóvel?

Muitos devem ser os fatores levados em consideração quando se decide alugar um imóvel. O tipo de imóvel, por exemplo, é a primeira coisa a se pensar. Além disso, a própria decisão de alugar, em vez de comprar, já é algo grande a se pensar. 

Para isso, pense a respeito: Você prefere morar em uma casa ou em um apartamento? Com qual tamanho você se sentiria confortável? Você está alugando por conta própria ou vai morar com outras pessoas? Está buscando um lugar já mobiliado? Quantos quartos serão necessários para te acomodar? Você gostaria de uma cozinha grande? Sua sala precisará acomodar muitas visitas? Um quarto de hóspedes seria bem-vindo? Você precisa de uma área de serviço própria para lavar e secar suas roupas ou concordaria em usar dependências compartilhadas? Uma vaga na garagem seria necessária? E uma área de lazer?

Depois que os detalhes da acomodação, em si, forem decididos, é necessário considerar suas necessidades em relação à localização de sua escolha. Você tem algum bairro em mente? Precisa estar perto do local de trabalho ou de algum meio de transporte público? Prefere lugares mais calmos ou mais movimentados? Existem facilidades, sem as quais não conseguiria viver, como padarias, academias ou farmácias nas proximidades, por exemplo?

Por último, mas não menos importante, é preciso levar em conta seu orçamento. Nem sempre conseguimos marcar todos os itens da nossa lista de desejos logo no início, mas se você buscar ajuda de corretores ou agências imobiliárias de confiança, suas chances de conseguir alugar imóvel, da maneira que deseja, serão ainda maiores.

Seja você é alguém que está buscando alugar imóvel ou um proprietário, se seu objetivo é realizar esse processo da maneira mais simples possível, o meio para isso é o site Quinto Andar, o melhor para busca de imóveis. É só estabelecer sua cidade, bairro de preferência, orçamento e número de quartos desejados, que as opções serão mostradas para que você as avalie.

E na hora de escolher uma cidade como BH?

Alugar imóvel é difícil em qualquer lugar, mas se você busca por uma cidade grande, que traga conforto e te receba de braços abertos com muito carinho, conforto e hospitalidade, Belo Horizonte é uma capital diferente das demais. BH oferece as comodidades de uma cidade grande, com bons hospitais, boas escolas e mais oportunidades que as outras cidades do estado, sendo um dos melhores lugares da América Latina para fazer negócios. Mas, aqui, os riscos não são tão grandes, quanto em outras capitais em termos de segurança e o custo de vida, também, não é tão alto quanto em outras cidades desse porte. Mas, se você gosta de boa comida e boa infraestrutura, Belo Horizonte é o lugar para você.

Universitários de todo o Brasil são atraídos para a cidade, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma das melhores universidades do país, que está localizada na cidade, o que quer dizer que há facilidade para alugar imóvel. E se você gosta de festas, está no lugar certo, pois é a capital mundial dos botecos. Fãs de futebol também podem aproveitar o Estádio Mineirão, que recebe jogos de clubes de todo o país. Além disso, se você gosta de aprender sobre a história do país, cidades históricas como Mariana e Ouro Preto estão próximas à capital e podem ser visitadas com facilidade.

São muitos os bons bairros residenciais, onde se pode alugar imóvel em BH e a única ressalva são as muitas ladeiras que compõem a topografia da cidade, criando desníveis por todo o território de Belo Horizonte o que, para quem gosta de se exercitar, é uma bela vantagem.

Dicas do que ficar atento nesses momentos

Escolher um novo imóvel e uma nova cidade são grandes decisões e mudanças significativas, por isso é necessário ter muito cuidado e considerar bem suas opções. Existem diferenças entre as dicas para alugar casas e os conselhos quando se trata de apartamentos, mas tem algumas linhas gerais que delimitam com o que se deve ter cuidado na hora de alugar imóvel.

Exigir uma vistoria, por exemplo, é necessário para se certificar das condições do imóvel que será alugado. Da mesma maneira, o proprietário exigirá que, ao final de sua estadia, quando você for desocupar o imóvel, tudo seja fiscalizado para que ele tenha certeza de que você manteve a condições em que o imóvel foi entregue de início.

Antes de escolher os melhores imóveis para alugar, é necessário, também, pensar em fatores mais práticos do empreendimento, como a luminosidade recebida e a ventilação natural. Receber luz solar natural, em pelo menos um período do dia, é importante e pode ter influência na posição dos móveis e na utilização dos cômodos, por isso o imóvel deve ser visitado em diferentes períodos do dia, antes do aluguel.

Aluguel de imóvel
Foto: Pexels

Antes de alugar imóveis, também é importante verificar se existem contas atrasadas vinculadas a ele e saber que algumas das taxas, como o IPTU, são de responsabilidade do proprietário, assim como o valor do condomínio deve ser pago pelo locatário.Também é importante ressaltar que, no caso da necessidade de quaisquer reformas no imóvel alugado, o proprietário deve ser consultado e aprovar mudanças estruturais de qualquer natureza. Para pequenos reparos, a consulta não costuma ser necessária, mas é interessante que isso seja previamente combinado entre ambas as partes.

Quer saber mais sobre alugar imóvel? Interessa-se pelo ramo imobiliário? Saiba tudo sobre o assunto com a InMóveis. Clique aqui para mais.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um