Conheça 9 lindas luminárias que irão encantar o seu apartamento!

As luminárias são objetos que não são apenas essenciais para iluminar um ambiente, como também são parte importante de uma decoração. Por esse motivo, você poderá encontrar uma série de diferentes lâmpadas para comprar.

Luminárias para Apartamento
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Desde os modelos mais simples até os mais robustos e ornamentados. Ficou interessado para conhecer os melhores modelos para o seu apartamento? Continue lendo esse conteúdo!

Modelos de luminárias

Um fato que poucos conhecem é que a iluminação detém grande poder de alterar completamente a percepção e energia de um ambiente. Investir em boas luminárias pode fazer com que o seu espaço seja mais aconchegante, moderno, espaçoso etc.

Um erro comum que muitas pessoas cometem é deixar de lado a iluminação do ambiente. Afinal, não basta apenas iluminar, é preciso pensar na iluminação como um complemento da sua decoração.

Seja em apartamentos grandes ou pequenos, quando a iluminação não está alinhada com todo o resto do décor, como a paleta de cores e os móveis, a sensação é que o ambiente é desconfortável, como se houvesse alguma coisa que não se encaixa.

Isso ocorre devido à falta de iluminação. Em espaços maiores, o ambiente pode ficar escuro, enquanto em espaços pequenos, a sensação é de sufoco. Com isso, a iluminação é essencial para garantir harmonia e aconchego.

Ao aprimorar a iluminação de qualquer local, o espaço em si já ganha uma nova cara e traz uma outra perspectiva. Sendo assim, para garantir que o seu cantinho pareça ser mais espaçoso e acolhedor, confira logo abaixo algumas dicas de luminárias para apartamentos!

1. Pendente: um charme de luminária

Como o próprio nome sugere, as luminárias pendentes são aquelas que ficam penduradas no forro ou teto. Na maioria das vezes, esse tipo de luminária é usada para iluminar mesas e bancadas, como em salas de jantar ou na cozinha.

Luminárias Pendente
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Mas, há quem também as use ao lado de suas camas, substituindo o abajur. O lado bom dessa luminária é que você poderá encontrar uma série de modelos diferentes que concedem um charme a mais para sua decoração.

Além disso, você também pode usar apenas uma ou, se preferir, criar uma composição com várias luminárias. Devido a sua iluminação ser mais direta, o ideal é usar com outros tipos de luminárias, para o ambiente ficar bem iluminado.

As luminárias pendentes com pins deslocadores são bem versáteis e você mesmo poderá montar. É só instalar os pins na parede e no teto, seguindo o desenho que preferir e então plugar na tomada.

Esse tipo traz uma sensação mais irreverente para o ambiente e, como dito, a iluminação serve como uma luz de “apoio”. Essas luminárias dão um charme diferente para o ambiente e, caso queira mudar, é só desinstalar a luminária e colocá-la em outro ambiente, de modo bem simples.

2. Lustre

Bem populares, o lustre é uma luminária cuja estrutura é semelhante ao do pendente. No entanto, a grande diferença entre essa luminária e a anterior, é que o lustre conta com vários “braços”, detalhes, além de ser um pouco maior.

Luminárias Lustre
Foto de Houzlook .com no Pexels

Na maioria das vezes, é mais usado na sala de estar e hall de entrada dos apartamentos. E, assim como a pendente, também pode ser colocado acima da mesma, na sala de jantar, trazendo um ar mais sofisticado e com requinte para o local.

Apenas um lustre já é o suficiente para manter a mesa bem iluminada, por outro lado, se a mesa for muito grande, será preciso outros pontos de luz nas laterais. É possível encontrar um lustre em todos os tipos de estilos, tanto clássicos, quanto contemporâneos.

Por ser uma peça que traz um grande poder para sua decoração, é importante que esteja alinhado com o ambiente. O lustre pode ser tanto um complemento para o design do ambiente, como o ponto principal de foco.

3. Arandela

As arandelas são luminárias muito populares para iluminar objetos específicos de decoração, corredores, etc. Elas ficam fixas nas paredes e contam com uma série de formatos e tamanhos, diferentes.

Luminárias Arandela

São ideais para quem deseja apenas pequenos focos de luz em locais específicos, como por exemplo, no espelho do banheiro. Você pode colocar uma arandela em cada lado, para assim obter uma iluminação mais ampla e uniforme.

É uma boa opção para mulheres que usam o espelho do banheiro para se maquiar, entre outras atividades.

4. Plafon

O plafon é aquela luminária que fica sobreposta no teto ou forro, isso quer dizer que a luminária fica completamente exposta. No momento, é um dos modelos de luminárias mais usados em quartos, banheiros e até mesmo na cozinha.

Plafon

A maior característica desse modelo é fornecer uma luz indireta, já que sua iluminação é voltada para o teto. Sendo assim, a luz rebate para o resto do ambiente, iluminando-o de um modo indireto.

Conforme for o ambiente, será preciso investir em alguns pontos de luz para complementar e iluminação e garantir que o ambiente esteja bem iluminado.

5. Luminária de embutir

Para aqueles que gostam de uma decoração mais minimalista e discreta, então as luminárias de embutir são a escolha ideal. Isso porque elas têm como principal vantagem, ficar escondida no forro.

Luminárias Spot

Ou seja, é algo simples e discreto que pode ser usado em qualquer cômodo do apartamento, mas sendo mais comum em quartos e salas. Esse tipo de luminária pode trazer uma sensação de aconchego para o ambiente, além de ampliar o espaço.

Também é possível deixar a criatividade fluir para criar molduras e desenhos com essa luminária, ainda mais se forem no formato comprido ou retangular.

6. Spot

A luminária spot é bem parecida com as de embutir, pois também serve para focar algum objeto específico. No entanto, a luz dos spots costuma ser um pouco mais direcionada.

Dessa forma, são ótimos para iluminar closets e armários, pois assim, ilumina bem as prateleiras. Também podem servir para iluminar objetos decorativos e dar mais destaque a eles, como quadros e fotografias, por exemplo.

Entre as decorações industriais e escandinavas, os spots são muito populares. É possível colocá-los em trilhos ou direto no forro, seja de modo embutido ou mais exposto e, além disso, eles também podem ser, tanto fixos, quanto direcionados.

7. Luminária de mesa

Luminária de Mesa
Foto de Pixabay

As luminárias de mesa são bem versáteis e possuem uma vasta gama de modelos, cores, materiais, etc. Elas são objetos funcionais que ajudam a compor a decoração do imóvel.

Por ter um foco de luz mais direcional, são opções legais para colocar sobre mesa de escritório, leitura, estudos etc. Nessa categoria, não podemos esquecer do famoso abajur, que também são muito usados para complementar a iluminação de quartos.

Por ser uma luz mais suave, que traz uma sensação de aconchego, o abajur é ideal para se colocar ao lado de poltronas e cabeceiras, no quarto e até na sala. A grande vantagem de um abajur é a facilidade com que você poderá levá-lo para outra casa, se decidir mudar.

Uma tendência do momento é criar uma composição com abajures em um único cômodo ou no mesmo aparador ou mesa. Por exemplo, você pode misturar um abajur de vidro com outro de madeira.

Mas, lembre-se sempre de usar lâmpadas mais fracas para deixar o ambiente mais aconchegante.

8. Luminária de chão

Assim como as de mesa, a luminária de chão (ou luminária de piso) é sinônimo de versatilidade. Também possui variedade de acabamentos, design e cores. Por ser uma peça solta, é facilmente movimentada pelo ambiente conforme sua necessidade.

Luminária de Chão
Foto de Colour Creation no Pexels

Está entre os tipos de luminárias para compor a decoração de um living ou espaço de leitura e descanso. Também cai muito bem na entrada dos ambientes.

9. Luminárias com plug de tomada

Luminárias de parede com plug de tomada caíram no gosto popular, por serem bem práticas e fáceis de instalar, além de ser muito versáteis. Pois, não é preciso ter um ponto de elétrica pré-determinado, o que torna bem mais simples na hora de escolher o lugar onde colocá-la, já que não é preciso fazer uma “mini obra”.

Esse tipo de luminária é ideal para os seguintes pontos:

  • Cabeceira;
  • Espelhos;
  • Estantes;
  • Bancadas de cozinha;
  • Mesa de escritório;
  • Home office;
  • Área gourmet;
  • Quarto de criança;
  • Qualquer outro lugar que quiser.

Ela pode ser usada onde não há um ponto de elétrica, ou seja, poderá colocá-la em qualquer lugar, mas vale notar que é preciso ter uma luz de apoio.

O que não deixa de serem ótimas e flexíveis, pois a luz é bem agradável, com possibilidade de escolher sua intensidade e direcionar o foco, de acordo com o ambiente e necessidade.

Conclusão

Como você pôde ver nesse conteúdo, as luminárias são objetos essenciais na decoração de qualquer ambiente. Se você sente que há algo que não está se encaixando muito bem em sua decoração, provavelmente é a iluminação.

Por isso, é essencial investir em uma boa iluminação em seu apartamento, para que você possa obter a sensação que deseja, conforme sua necessidade. Por fim, o que achou desse conteúdo? Foi útil para você? Compartilhe então com os seus amigos!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um