Descubra 8 dicas de decoração para ambientes pequenos

Veja neste artigo 8 dicas de decoração para ambientes pequenos e saiba como aproveitar melhor o espaço do seu imóvel.

Descubra 8 dicas de decoração para ambientes pequenos

Muitas pessoas vivem em ambientes pequenos, principalmente as que vivem em cidades maiores em que o espaço urbano já é bem aproveitado.

E a dúvida que surge é: será que é possível aproveitar bem o espaço de um local pequeno?

Quais são os tipos de decorações que podem ser utilizadas nesses ambientes e que irão tornar o espaço aconchegante e a sua cara?

Pensando em como te ajudar a encontrar a resposta para essas perguntas, reunimos 8 dicas imperdíveis sobre decoração para ambientes pequenos.

Com certeza, essas dicas irão lhe ajudar a aproveitar todo o espaço da sua casa ou apartamento, além de ser uma maneira de encontrar novas ideias.

Portanto, fique com a gente até o final deste artigo e confira cada uma das nossas dicas!

Boa leitura!

1 – Escolha a mobília que esteja de acordo com o tamanho do ambiente

A nossa primeira dica, é sobre a escolha do móvel certo para o seu imóvel.

Afinal, o tamanho faz muita diferença na hora de organizar a decoração da sua casa.

Por exemplo, se você mora em um quarto bem pequeno e compra uma cama king size, dificilmente vai ser possível aproveitar o espaço para outros tipos de decorações.

Além disso, a sensação de falta de espaço é muito grande quando um móvel só ocupa boa parte do local.

Portanto, fique atento para o tamanho do seu apartamento ou da sua casa, analise cada cômodo com calma e pense em móveis que estejam de acordo com o tamanho do seu ambiente.

Isso deve gerar mais conforto para você e toda a sua família.

2 – Opte por móveis multifuncionais

Mais uma dica valiosa para a decoração de ambientes pequenos, são os móveis multifuncionais.

Afinal, eles são perfeitos, principalmente devido à capacidade de armazenar diversos itens e se tornar um belo enfeite para a casa.

Para espaços menores, esse tipo de mobília é totalmente funcional, gerando mais espaço para transitar no ambiente e ao mesmo tempo uma sensação de conforto e requinte.

Portanto, abuse da sua criatividade e busque modelos de móveis que sejam multifuncionais e que possuam o estilo e design que você mais gosta.

3 – Evite acumular muitas coisas em uma mesmo ambiente

Entulhar várias coisas em um mesmo cômodo gera uma sensação de bagunça e ao mesmo tempo, torna o local menor ainda.

Por isso, se você está em busca de dicas de decoração para ambientes pequenos, comece a organizar o seu imóvel e remover os itens que estão entulhados ou acumulados em um mesmo local.

Além de tirar todo o charme do ambiente, a sensação é de que falta espaço, e isso é o que nós não queremos que aconteça, não é mesmo?

Se você estiver com dificuldade para organizar ou dar fim nos seus cacarecos, opte pela dica anterior, dos móveis multifuncionais, isso deve ajudar bastante na organização.

4 – Espelhos são indispensáveis

Os espelhos são ótimos para a decoração de ambientes pequenos.

Afinal, além de serem itens totalmente charmosos e elegantes, ajudam também a disfarçar o tamanho do local.

Existem diversos tipos e modelos de espelhos, você pode escolher aquele que esteja de acordo com o seu estilo e tornar o ambiente bem maior do que parece.

Quer uma dica extra? Coloque um espelho na sala e no quarto também, se possível, escolha um modelo maior.

Pode confiar! Além de muito charme, o ambiente dará uma noção maior de espaço.

5 – Cuidado com as cores de decoração para ambientes pequenos

A cor é mais um fator que pode tornar o ambiente maior ou menor.

Quanto mais clara forem as cores do seu espaço, maior será a sensação de amplitude.

Mas, isso não significa que você precise pintar todo o seu apartamento de branco; existem diversas cores claras e neutras que são muito bem-vindas, como o bege, pastel, gelo e muitas outras.

Caso você goste bastante de cores escuras ou fortes, opte por pintar somente uma parede do ambiente nessa cor.

Lembre-se que a ideia aqui, é tornar o seu espaço mais amplo e melhor aproveitado e a cor faz toda a diferença nesse processo.

6 – Aposte em listras em uma parede destaque

As listras são conhecidas como um curinga na decoração para ambientes pequenos.

Além de serem um charme, geram uma ótima sensação de amplitude no cômodo.

Hoje em dia, existem diversas ideias com listras, inclusive papel de parede, mas o ideal é que isso seja feito em somente uma parte do ambiente e não no imóvel todo.

Portanto, escolha uma parede que você acha que possui mais destaque na sua casa e aposte em listras neutras, além de um charme, a sensação de amplitude será bem maior.

7 – Luzes também fazem a diferença na decoração para ambientes pequenos

As luzes são essenciais quando existe a necessidade de aproveitar bem um espaço e tornar a sensação de amplitude mais evidente.

Sendo assim, a luz branca pode ser uma ótima parceira nessa estratégia, mas a luz pastel e amarela também são ótimas opções.

Para os cômodos menos transitados, invista na luz amarelada, use e abuse da sua imaginação com abajures, luzes de canto, entre outros e crie uma decoração que gere a sensação de aconchego e amplitude ao mesmo tempo.

8 – Plantas são uma ótima opção

Por fim, vamos falar das famosas plantinhas, que também geram uma sensação incrível de espaço maior e tornam o ambiente bem mais aconchegante.

Mas, tome cuidado para não exagerar, muitas plantas podem ocupar bastante espaço, e estamos buscando soluções para ambientes pequenos.

Escolha locais estratégicos e crie um jardim vertical ou suspenso em alguns ambientes, além da elegância, a sensação de amplitude deve aumentar.

Conclusão

Bom, neste artigo foi possível ver várias dicas sobre decoração para ambientes pequenos, de forma simples e que podem tornar o local bem mais amplo e aconchegante.

Espero que esses conselhos tenham lhe ajudado a pensar em ideias para ampliar e decorar o seu espaço da melhor maneira.

Gostou do nosso artigo? Aproveite e compartilhe com os seus familiares e amigos que se interessam pelo assunto!

Não deixe de acessar este link para saber mais dicas sobre locação e até mesmo encontrar um imóvel para você!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um