Confira as melhores dicas sobre como lidar bem com o seu vizinho!

Saber como lidar bem com o seu vizinho é essencial para manter uma boa convivência dentro da vizinhança. Seja em um condomínio ou bairro, não há nada pior do que viver sob um clima desagradável e de mal-estar, certo?

Caso você tenha ficado interessado em saber o que fazer diante dessa situação, então continue lendo esse conteúdo!

Vizinhos
Foto de RODNAE Productions no Pexels

Como lidar bem com o seu vizinho?

Conviver com pessoas tão diferentes de nós pode ser um grande desafio, assim como adaptar-se aos cenários diferentes. Mas, saber como agir diante desses casos, é importante para evitar conflito e criar uma relação mais saudável com os vizinhos.

Veja logo abaixo quais são os perfis mais comuns dos vizinhos, para saber como lidar com cada um.

Fofoqueiros

Quase todo bairro ou condomínio tem um, é o tipo mais fácil de encontrar. O vizinho fofoqueiro sempre sabe sobre a vida de cada pessoa, sempre com novidades para contar sobre alguém.

O problema é que na maioria das vezes, acabam espalhando boatos que não são verdadeiros, o que pode prejudicar a pessoa. Por isso, o melhor a se fazer é não ter muito contato com esse tipo de vizinho.

Festeiros

Os festeiros podem incomodar e gerar dores de cabeça para toda a vizinhança, pois eles adoram dar festas com música alta, muita bebida e convidados. A circulação de gente estranha no bairro ou condomínio, além do barulho e sujeira podem gerar grandes problemas.

Barulhentos

Assim como os vizinhos festeiros, esse tipo também faz bastante barulho. A diferença, no entanto, é que o barulho que esse tipo de vizinho provoca pode estar ligado a uma série de situações diferentes.

Na maioria das vezes, o barulho é frequente, mesmo à noite, o que pode incomodar a vizinhança a dormir, trabalhar, estudar ou até mesmo conversar.

Reclamões

Esse é o tipo que está sempre reclamando sobre alguma coisa e tentando impor as suas próprias regras e limites para os outros vizinhos. Eles também costumam ser um problema quando começam a reclamar até pelas pequenas e irrelevantes coisas.

Espertinhos

Os espertinhos sempre estão tentando se dar bem de alguma forma, o que pode causar certos incômodos. Por exemplo, quando eles conseguem usar o seu WiFi e você tem que mudar direto, ou quando pegam suas encomendas, revistas ou jornais.

Provocadores

Os provocadores são o tipo de vizinho que sempre encontrarão uma forma de causar conflitos ou intrigas propositalmente. Acaba sendo um dos tipos mais difíceis de lidar, pois o que eles fazem é, de fato, para puxar briga com outro vizinho.

Ou seja, na maioria das vezes, uma conversa razoável não é o suficiente para lidar com eles.

Famílias com crianças e animais e a boa convivência

Também há aquelas famílias que tem filhos pequenos que gostam de fazer barulho. Ou também aquelas famílias que têm um animal de estimação como um cachorro, por exemplo, que gosta de latir o tempo todo.

Para essas famílias, o barulho é algo natural, mas para quem mora na casa ou apartamento ao lado, pode gerar um certo incômodo.

Casais briguentos e sem-vergonhas

Também sempre tem algum casal que vive em pé de guerra, todos os dias discutindo entre si. Eles não gostam quando alguém intervém, mas continuam brigando, o que incomoda muitos outros vizinhos.

Além disso, também tem o casal “sem-vergonha”, isso quando um casal não é ambos os tipos. Os sem-vergonhas gostam de fazer barulho quando estão em um momento mais íntimo, sem qualquer tipo de constrangimento; para quem mora ao lado pode ser um grande problema.

Gente boa

Por fim, temos o vizinho gente boa, sempre prestativo, não causa nenhum incômodo, respeita o ambiente e as pessoas e ainda é bem acolhedor. É, sem dúvida, o melhor tipo de vizinho.

Se na sua vizinhança ainda não tem esse tipo de vizinho, então seja ele você, assim outras pessoas poderão seguir o exemplo.

Dicas para lidar bem com o seu vizinho

Agora que você já conhece melhor um pouco sobre quais são os principais tipos de vizinhos, confira abaixo algumas dicas para você saber como lidar bem com eles!

1. Tenha paciência e seja educado

Não é incomum perder a paciência, ficando assim estressado com os vizinhos que não respeitam o espaço do outro, seja com barulho, festas, etc. Mas, diante dessas situações, é importante saber como manter a calma e agir com educação.

Jamais se irrite ou adote um comportamento agressivo com os seus vizinhos. Pois, na maioria das vezes, isso só piora ainda mais a situação, ao invés de resolver; os vizinhos também podem agir com grosseria e acabar em brigas e desavenças.

2. Evite conversar muito com os vizinhos fofoqueiros

Como você já sabe, os vizinhos fofoqueiros estão presentes em todos os bairros. O ideal é evitar ficar de conversa com esse tipo de vizinho, para que você não seja alvo de fofocas também.

Por isso, quando alguém vier contar alguma fofoca para você, mude de assunto educadamente. Sempre que possível, mantenha distância desse tipo de pessoa, mas se não for possível, nunca alimente as suas fofocas.

E lembre-se, jamais comente sobre sua vida com esses vizinhos para evitar de ser mais uma vítima deles.

3. Faça parte das reuniões de vizinhança e exija regras de convivência

Se você mora em um condomínio, então é bem provável que tenha reuniões de vizinhança. É essencial fazer parte dessas reuniões para discutir a respeito dos problemas da vizinhança e exigir um código de convivência.

Essas regras são importantes para que todos saibam como respeitar o espaço dos vizinhos, além de evitar conflitos e situações desgastantes. Caso o seu bairro não tenha reuniões, então você mesmo pode sugerir a ideia de fazer uma com os seus vizinhos.

4. Coloque-se no lugar do outro

Colocar-se no lugar de outra pessoa é ter empatia para sentir o que o outro sentiria, caso estivesse na mesma situação. Ter empatia é importante para saber como conviver bem em sociedade e é uma dica essencial para lidar bem com o seu vizinho.

Por exemplo, se você vai fazer uma reforma em sua casa, então avise com antecedência aos vizinhos. Ou qualquer outra situação que você imagina que possa incomodar os seus vizinhos.

Com bom senso e empatia, você pode tornar a relação com a vizinhança mais tranquila e segura. Assim, outros vizinhos também podem seguir esse mesmo exemplo.

5. Melhore a vizinhança

Já ouviu o ditado “seja a mudança que você quer ver no mundo”? Essa frase pode se aplicar para inúmeras situações. Ou seja, se você quer ter uma vizinhança melhor, então comece a fazer a diferença.

Você pode contatar os seus vizinhos para criarem um projeto com esse intuito. Juntos, vocês podem plantar flores e plantas em terrenos, criar petições governamentais em relação à segurança da rua, fazer mutirões de reciclagens, entre muitas outras coisas.

6. Conheça melhor os seus vizinhos

Outra boa dica para lidar bem com os seus vizinhos é conhecendo-os melhor. Afinal, fica difícil se importar com alguém que você não conhece bem o suficiente, não é mesmo?

Por isso mesmo que a melhor forma dos seus pedidos serem atendidos como, por exemplo, um pouco mais de silêncio, é fazendo com que a outra pessoa se importe com você e com o seu bem-estar.

Isso não significa que você precisa virar o melhor amigo do seu vizinho, apenas conhecê-lo bem o suficiente para que se importem um com o outro. Sendo assim, você pode convidá-lo para um almoço em sua casa ou em algum restaurante.

Você também pode ir até a casa do vizinho e levar algum presente, como uma garrafa de vinho ou um bolo. Mas, tenha cuidado antes de fazer essas visitas ou chamá-lo para sair; primeiro, conheça-o melhor.

7. Informe o vizinho se algo está te incomodando

É normal que os nossos vizinhos façam algo que acaba nos incomodando, no entanto, na maioria das vezes eles nem se dão conta. Para você, o desconforto é mais do que óbvio, mas para os seus vizinhos é algo comum.

Portanto, não espere que eles acabem se dando conta sozinhos de que podem estar incomodando, geralmente não é proposital. Nesse caso, o melhor a fazer é informá-los sobre o incômodo que estão gerando para você.

Lembre-se de ser gentil e deixar bem claro o motivo do seu incômodo, para que eles possam entender melhor. Além disso, também é importante fazer pedidos razoáveis e estar disposto a buscar por soluções possíveis.

Por exemplo, sabe aquele vizinho barulhento, que gosta de praticar algum instrumento musical em casa? Peça para evitar essa prática após o horário de dormir. O mesmo também vale para vizinhos festeiros, peça para que respeitem a lei do silêncio.

8. Ofereça ajuda

Qual maneira melhor de lidar bem com os seus vizinhos do que ajudando-os a solucionar algum problema? Ainda mais se o problema estiver incomodando você, por exemplo, se o jardim da pessoa está cheio de matagais, você pode oferecer-se para ajudá-lo.

Dependendo do tipo de problema, a pessoa ficará mais disposta a resolvê-lo com um pouco de ajuda ou incentivo.

Conclusão

Como você pôde ver, existem várias formas de lidar bem com o seu vizinho, basta colocar em prática essas dicas. Claro que certas situações podem ser um pouco mais delicadas e por isso requerem abordagens mais diretas e sérias.

Mas, para manter o bem-estar e deixar um ambiente mais harmonioso é essencial saber como manter a boa convivência.

E você, o que achou do conteúdo? Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe então o seu comentário!

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

1 comentário em “Confira as melhores dicas sobre como lidar bem com o seu vizinho!”

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um