Cores e decoração: o que elas dizem sobre nós?

As cores e decoração do apartamento podem dizer muito sobre nós mesmos, sabia? Além disso, cada cor pode trazer uma sensação diferente para o ambiente em si.

Por isso que é importante conhecer um pouco mais sobre a psicologia das cores para fazer a escolha certa. Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então basta continuar lendo esse conteúdo!

Decoração
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Cores e decoração do apartamento

De acordo com a psicologia das cores, cada cor provoca uma sensação diferente e mudanças nas emoções das pessoas. Além disso, algumas cores tendem a combinar mais com certas pessoas, com base em sua personalidade.

Na decoração de um apartamento, as cores também têm um papel essencial que deve ser considerado. Com uma grande variedade de cores, no entanto, é normal que algumas pessoas fiquem em dúvida sobre qual cor escolher.

Um jeito simples e prático de escolher uma cor para algum ambiente é se perguntar qual a sensação e emoção que deseja transmitir no ambiente. Também deve-se considerar a quantidade de luz natural que o cômodo recebe e qual sua finalidade.

Ao responder essas questões, você pode ter um melhor norte para escolher a cor do seu apartamento com maior confiança. Confira logo abaixo para entender melhor o que as cores representam na decoração do apartamento.

1. Azul

Relacionado à natureza devido aos céus e mares, o azul está associado com a clareza do pensamento, lealdade e responsabilidade. Mas, vale notar que cada tom de azul pode provocar uma sensação diferente.

Azul
Foto de Lorena Martínez no Pexels

Por exemplo, azul escuro estimula a introspecção, enquanto o azul em tons mais esverdeados é capaz de aliviar o estresse. Já azuis em tons mais claros e pasteis, tem uma sensação de tranquilidade e calmaria.

Quem gosta desse tipo de tom é uma pessoa mais introvertida e que gosta de passar momentos sozinhos. Na decoração, o azul fornece uma sensação de amplitude, pois ele reflete muita luz, sendo uma boa opção para cômodos menores.

2. Laranja

O laranja, assim como outros tons quentes, é acolhedor, aconchegante e estimula a criatividade. De modo geral, essa cor está associada com pessoas mais animadas, amigáveis e convidativas.

Os tons mais quentes de laranja passam uma maior sensação convidativa, enquanto tons mais suaves aumentam e sensação de bem-estar.

Cores e Decoração
Foto de Ivan Samkov no Pexels

3. Roxo

Uma cor ligada ao mistério, misticismo e espiritualidade, o roxo também é uma cor mais associada à introspecção. No entanto, ele também oferece ao ambiente sofisticação, nobreza e sensibilidade, além de estimular mais o lado artístico.

4. Lilás

O lilás é uma cor preferida por pessoas mais sensíveis e românticas para decorar um ambiente. Essa cor, assim como o azul, também causa uma sensação relaxante e de serenidade.

Por deixar o ambiente com um aspecto delicado e confortável, é ideal para pintar quartos, salas e varandas. Quando combinada com o branco, cinza ou rosa, o lilás fica ainda mais bonito e delicado.

5. Dourado

O dourado é uma cor que está associada à riqueza, sucesso e glamour. A cor traz uma sensação luxuosa e audaciosa e, quando usada para pintar um ambiente, garante a ele um ar acolhedor e elegante.

6. Rosa

Assim como o lilás, o rosa também é uma das cores preferidas entre as pessoas românticas e delicadas. A cor está associada com os sentimentos do coração, como a paixão e afeto.

Aqueles que gostam de rosa, muitas vezes são pessoas carismáticas e que adoram receber atenção. O rosa mais claro garante um ar delicado para o ambiente, mas quando combinado com preto ou cinza, é possível obter um estilo mais moderno.

7. Vermelho

Intenso, passional e estimulante, o vermelho é o tom da paixão e também da agressividade. Quem gosta dessa cor tende a ser uma pessoa mais ousada e corajosa, mas o vermelho é uma das cores mais difíceis de trabalhar na decoração da casa.

Essa não é uma cor muito ideal para onde as pessoas ficarão por muito tempo. O recomendado é usá-lo de um modo mais comedido, como em móveis, detalhes ou alguns itens decorativos.

Vermelho em tons de rosa tendem a ser mais suaves, estimular o afeto e feminilidade. Enquanto o vermelho com um fundo mais puxado por cima é mais elegante e sofisticado.

8. Verde

De acordo com a psicologia das cores, o verde tem a capacidade de acalmar as pessoas e aliviar o estresse do dia a dia. Além de estar associado com a natureza, o verde também representa harmonia, equilíbrio, honestidade e estabilidade.

Verde
Foto de Ksenia Chernaya no Pexels

Verde em tons pastéis é ideal para aqueles que desejam um ambiente mais tranquilo e sereno. Enquanto o verde escuro está mais ligado à força, já os tons de pistache e verde lima conferem uma sensação de brisa e pureza.

9. Amarelo

Assim como todas as cores quentes, o amarelo é acolhedor, estimula a criatividade e o funcionamento do cérebro. É uma cor associada com a alegria e riqueza, podendo ser energizante e estimuladora para um ambiente.

Os tons mais cremes do amarelo são ideais para ambientes menores e escuros, pois trazem mais luz para esses espaços. Já com os tons mais fortes, é preciso tomar cuidado para não exagerar na decoração para não ficar muito pesado.

10. Preto

O preto é uma cor poderosa e neutra, muito associada com elegância e força. Assim como o roxo, também traz uma sensação de mistério, sofisticação e sobriedade, quando usado com sabedoria.

Banheiro Preto
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

No entanto, ao contrário das cores claras, as cores mais escuras fazem com que o ambiente pareça menor. O estilo de decoração industrial fez com que o preto ganhasse mais evidência, junto com o cinza.

11. Branco

O branco é sempre associado com serenidade, pureza e claridade, as pessoas que escolhem o branco, ou outros tons mais neutros, costumam ser pessoas mais calmas e práticas. Já para o ambiente, o branco traz amplitude, sensação de paz e honestidade.

Mas é preciso não exagerar no branco, para que o ambiente não fique com “cara” de hospital. A dica é usar variações de texturas e jogar um pouco com outros pontos de cor, às vezes não é preciso nem pintar as paredes, basta investir em detalhes brancos na decoração para mudar o visual.

12. Cinza

Quando pensamos em cinza, a maioria das pessoas o associam com o céu nublado e a fadiga. Porém, essa é uma cor muito versátil, moderna e que combina com quase todas as outras cores.

Quando usado em composição com outras cores, é possível obter uma serie de sensações variadas. Mas, de modo geral, o cinza está ligado à sabedoria, além da elegância e contemporaneidade.

13. Marrom

Poucas são as pessoas que escolhem o marrom como foco na paleta de cores, mas quem escolhe essa cor sabe bem o que representa. O marrom é uma cor rica e que traz conforto ao ambiente, por estar associado com a madeira.

Quem escolhe o marrom, costuma ser uma pessoa companheira, ligada com a natureza e que gosta do clássico.

Os esquemas de cores

Para você se orientar melhor com relação à paleta de cores que irá usar na decoração do seu apartamento, você pode consultar os esquemas de cores. Eles são algumas combinações das cores presentes na natureza ou seguindo certas regras.

Esquema de Cores
Foto de David Lawrence no Pexels

Há uma série de esquemas de cores que são usados por designers e arquitetos. Veja logo abaixo alguns dos principais esquemas de cores que você pode aplicar em qualquer ambiente.

No esquema das cores dentro do círculo cromático, as cores análogas são aquelas que têm a mesma cor base e estão lado a lado. Elas são parecidas entre si, mas é possível diferenciá-las, como por exemplo, amarelo, amarelo-esverdeado e amarelo-alaranjado.

Nesse esquema, pode incluir também o branco, preto ou cinza. Para obter maior contraste na decoração, use combinação de cores fortes com as mais suaves.

Esquema monocromático

Nesse esquema é usada apenas uma cor ou então diferentes tons de uma mesma cor. Além disso, também é possível intercalar com preto, cinza e branco.

Dependendo de qual cor escolher, a combinação poderá ser relaxante ou mais ousada. Uma boa ideia é brincar com texturas ou usar cores mais fortes com suaves para diferenciar um pouco.

Esquema complementar

Já as cores complementares são aquelas que estão posicionadas no lado oposto do círculo cromático e se complementam entre si. Por exemplo, azul e laranja, roxo e amarelo, verde e vermelho.

Se você deseja um contraste, mas não quer ousar tanto, uma opção é pintar as paredes com cores mais neutras e os móveis com cores mais vibrantes. Também pode ou não incluir branco, cinza ou preto.

Esquema triádico

O esquema triádico consiste em combinar cores primárias, como é o caso do azul, amarelo e vermelho, em qualquer um de seus tons. Você pode usar essas cores sobre uma base neutra ou acromática.

Colorido
Foto de Enric Cruz López no Pexels

Esquema acromático

O esquema de cor acromático significa que apenas as cores neutras são usadas na decoração, como o preto, branco e cinza, entre suas tonalidades. Esse estilo é mais simples e atemporal, além disso, é possível usar apenas outra cor em peças de decoração e dar um destaque.

Esquema neutro

Assim como o esquema acromático, o neutro também é atemporal, sofisticado e combina em qualquer ambiente. Basta compor uma paleta com cores em tons pastéis e cores da natureza menos vibrantes, tais como canela, marrom, areia, palha.

Conclusão

Viu como as cores podem mudar a decoração do apartamento de acordo com sua personalidade e sensação que deseja transmitir? Não caia no erro de usar uma cor só porque está na moda no momento.

Além das paredes, você também pode brincar com as cores em móveis e objetos. Por fim, o que você achou dessas sugestões? Ainda ficou com alguma dúvida a respeito? Deixe o seu comentário!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um