O que levar em conta na hora de escolher um bairro para morar?

Veja neste artigo quais são os principais critérios que você precisa levar em consideração na hora de escolher um bairro para morar!

Escolher bairro para morar

A mudança para uma casa ou apartamento novo pode ser um momento emocionante, principalmente quando estamos falando de uma casa ou apartamento próprio. Por isso é crucial acertar em cheio na hora de escolher um imóvel, para evitar possíveis problemas.

Mas, é muito importante levar algumas considerações a sério no momento de escolher o bairro ideal.

Afinal, isso pode evitar diversos tipos de problemas, como vizinhança com hábitos diferentes do seu, distância do trabalho, dificuldade para encontrar comércio, etc.

Sendo assim, reunimos algumas dicas muito importantes e que devem lhe ajudar a escolher um bairro para morar que seja perfeito para você.

Fique com a gente até o final e confira cada uma das nossas dicas!

Boa leitura!

1 – Fique atento a sua rotina

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a importância de estudar bem a sua rotina do dia a dia, antes de escolher um bairro para morar.

Afinal, de nada adianta encontrar a casa ou apartamento dos sonhos, mas estar longe de todos os seus principais compromissos do dia a dia.

Isso deve gerar um alto nível de estresse ao longo do tempo, pois o seu tempo será mais curto, inclusive para descansar.

Portanto, antes de escolher o local ideal para morar, fique atento aos principais trajetos que você faz no dia a dia e escolha um bairro que seja ao menos um pouco próximo desses trajetos.

Além de facilitar o seu cotidiano, é uma maneira de melhorar a sua qualidade de vida.

2 – Saiba qual é o seu perfil

Entender o seu perfil e definir o seu estilo de vida é essencial para escolher um bairro para morar.

Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de movimentação e de eventos, talvez seja melhor encontrar uma região que possua bares e casas noturnas.

Agora, se você prefere ambientes mais calmos e com pouco barulho, o ideal é buscar um local com o oposto do que citamos acima.

Por isso, é muito importante definir o que você gosta de fazer aos finais de semana e o que não deseja que tenha perto do seu imóvel.

Isso deve facilitar todo o processo de busca e te ajudar a escolher um bairro para morar que lhe ofereça tudo aquilo que você busca, desde comércio, bares, restaurantes, calmaria e muito mais.

Nesse sentido, se você estiver procurando um imóvel para alugar, aqui no blog do InMóveis.com, separamos 6 dicas para alugar um imóvel sem preocupações. Aproveite a oportunidade para ler e se preparar ainda mais para esta mudança tão importante.

3 – Leve em consideração a segurança ao escolher um bairro para morar

A segurança é essencial quando o assunto é mudar para uma determinada região. Caso você esteja procurando um imóvel para comprar, você sabe o que é preciso para encontrar um imóvel seguro para comprar?

Por isso, é muito importante que você pesquise cautelosamente por dados e informações sobre o índice de violência na região em que você deseja morar.

Afinal, muitas vezes os vizinhos ou o dono do imóvel podem lhe fornecer uma informação sobre a segurança do bairro que não é verdadeira.

Outro ponto importante, é verificar se existem porteiros, guardas e base policial próximo a região em que você deseja viver.

Todas essas informações irão lhe ajudar a tomar a decisão certa sobre se mudar ou não para um determinado local.

4 – Leve a mobilidade urbana em consideração

Muitas vezes não será possível escolher o local ideal, pois você ou seu cônjuge podem trabalhar em locais distintos, por exemplo.

Por isso, é muito importante que vocês levem em consideração a facilidade de vias de acesso, ou seja, a mobilidade urbana.

Verifique se existem pontos de ônibus próximos de onde você deseja viver ou pontos de táxi.

Se existem avenidas que facilitam o acesso para outros pontos da cidade, estações de trem e de metrô.

Todas essas informações sobre a mobilidade urbana devem ajudar bastante na hora de escolher um bairro para morar.

Mesmo que seja um local mais afastado, é muito importante que esse local ofereça vias de acesso facilitadas para que você ou quem for morar com você, possam se locomover com facilidade para outros pontos da cidade.

5 – Verifique se existe comércio local ao escolher um bairro para morar

Muitas vezes, devido a rotina cotidiana, é muito difícil se locomover para o centro com frequência.

Por isso, é muito importante que você verifique se na região que você deseja morar existem conveniências, mercados, bares, restaurantes, academia.

Todos estes estabelecimentos comerciais devem ajudar bastante, principalmente a poupar tempo.

Além disso, muitas pessoas dão preferências por conveniências e estabelecimentos mais próximos do que ter que se locomover até a região central da cidade.

Portanto, avalie com calma esse critério e pesquise se essas comodidades estão próximas do local da sua preferência.

6 – Imagine o seu futuro no bairro

Pode parecer bobeira, mas projetar o seu futuro na região do seu interesse é bem importante.

É uma maneira de analisar se aquele local realmente possui tudo o que você necessita atualmente e também no futuro.

Por exemplo, se você deseja ter filhos nos próximos anos, você consegue imaginar as crianças brincando nos parquinhos próximos, existem escolas no bairro do seu interesse?

Ao responder perguntas como essas, é bem mais fácil projetar o futuro no local e realmente saber se vale a pena ou não.

Portanto, não deixe de avaliar esse critério e pensar com calma sobre o que você deseja que o bairro lhe ofereça nos próximos anos.

Conclusão

Bom, com essas dicas ficou bem mais fácil escolher um bairro para morar, não é mesmo?

Afinal, nós conseguimos tocar em assuntos muito importantes, quando o assunto é se mudar de uma região para a outra.

Pontos como a localização, conveniências, segurança, vizinhança e mobilidade precisam ser levados em consideração.

Além disso, é preciso analisar o seu perfil e verificar se essa região oferece tudo o que a sua personalidade busca em uma região.

Portanto, não deixe de levar em consideração cada um dos critérios que citamos acima e tenha muito sucesso na sua próxima mudança!

Gostou do nosso artigo sobre como escolher o bairro ideal para morar? Aproveite e compartilhe este post com os seus familiares e amigos que desejam mudar de casa!

Acesse este link e saiba dicas sobre como negociar as benfeitorias de um imóvel alugado!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um