Passar no ENEM! E depois? Onde morar?

Passar no ENEM é uma das grandes alegrias dos estudantes, não é mesmo? Mas, com isso também surge uma dúvida comum entre diversas pessoas que é onde morar.

Enem

Afinal, para muitos estudantes, a ida para a faculdade significa ter que deixar a sua cidade para morar em outra região, ou até em outro estado. Com isso, torna-se um pouco mais complicado organizar a ida para a faculdade.

É normal que surja essa e outras dúvidas entre aqueles que estão prestes a iniciar a sua vida acadêmica. Sendo assim, para saber o que fazer e algumas dicas que podem ser úteis, continue lendo esse conteúdo!

Onde morar após passar no ENEM?

Nada é mais satisfatório do que ver o seu nome na lista de aprovados e comemorar junto dos amigos ou com a família, certo? De fato, esse momento é único, por dois motivos: a alegria por ter conseguido e os novos desafios à frente.

Para a maioria dos estudantes, após passar no ENEM, será preciso mudar-se para uma região mais próxima da faculdade. Às vezes, é preciso até mesmo ir morar em outro estado por causa da falta de instituições do curso escolhido em sua região.

Essa é, de modo geral, uma grande mudança que exige organização e planejamento, para que tudo saia conforme o esperado. É normal que essa nova etapa da vida possa parecer um pouco assustadora a princípio.

Ainda mais para aqueles que sempre moraram com os pais e perto dos amigos. Além disso, também há muitos outros desafios e obstáculos de mudar-se para uma nova região.

Caso você tenha passado no ENEM e agora está com muitas dúvidas, especialmente sobre onde morar, então saiba que você não está sozinho. Acredite, essa situação é muito comum e várias pessoas já passaram e ainda vão passar por ela.

Sendo assim, antes de fazer as suas malas, veja logo abaixo algumas dicas que poderão ajudá-lo nessa nova jornada em sua vida!

1. Faça a sua matrícula

Se você passou no ENEM, então o primeiro passo é fazer a sua matrícula na faculdade, para assim garantir a sua vaga. Seja ela longe ou perto de sua casa, essa etapa é essencial e você deverá levar todos os documentos necessários.

Caso esqueça qualquer documento, então poderá correr o risco de não conseguir fazer sua matrícula. Ainda mais se a faculdade for longe de sua casa, então você não conseguirá voltar para buscar.

Portanto, anote tudo o que é preciso levar para você não esquecer de nada importante. Ao ir até a região, aproveite para conhecer melhor o bairro e pensar em lugares para morar.

2. Veja onde morar depois de passar no ENEM

Essa é uma das principais dúvidas e preocupações entre os estudantes que passaram no ENEM e não sabem onde morar. Pois, antes das aulas começarem, será preciso encontrar um bom lugar para morar e organizar toda a mudança.

Para muitos, essa é uma grande dificuldade, devido a todo processo burocrático. Usar um fiador para alugar um imóvel, no entanto, é algo que ficou no passado, tendo em vista que, hoje em dia, tornou-se mais difícil encontrar uma pessoa que assuma tais riscos.

Além de encaixar-se em todos os requisitos exigidos como, por exemplo, ter renda três vezes maior que o valor do aluguel. Dessa forma, a InMediam é uma ótima opção para facilitar todo esse processo de locação, bem como eliminar a necessidade de ter um fiador.

Caso esteja em busca de um lugar para morar, então uma das alternativas é contar com os serviços da InMediam. Pois, a empresa se encarrega de todas as garantias financeiras exigidas durante um processo de locação.

Ainda está em dúvida se vale a pena alugar com a InMediam? Então, veja logo abaixo alguns dos principais benefícios que a empresa oferece!

Sem burocracia

Ao contrário dos processos de locação, com a InMediam tudo fica muito mais rápido e fácil. Isso porque, não é necessário ter um fiador ou caução.

Aluguel sem fiador com segurança

Como dito acima, não é preciso ter um fiador para alugar um imóvel com a InMediam, pois a empresa realiza a garantia locatícia do imóvel sem complicações, de forma mais simples, prática e segura.

Pague com cartão de crédito ou boleto bancário

Outro benefício da InMediam para facilitar ainda mais para o inquilino, é a opção de pagar as taxas tanto com cartão de crédito, quanto por boleto bancário e até mesmo por PIX.

Receba de volta parte do que pagou

Quando o contrato terminar, caso você esteja adimplente com a empresa, ou seja, cumpriu com sua obrigação, então você ainda recebe uma parte do valor que pagou.

Caso ainda tenha alguma dúvida em relação às vantagens de alugar com a InMediam, então basta entrar em contato com a equipe para entender melhor como funciona os seus planos.

3. Analise os custos de morar na cidade

Antes de mudar-se para outro local, é importante fazer uma análise dos custos para viver na região onde fica a faculdade que você irá fazer. Uma ideia é começar fazendo os cálculos dos seguintes tópicos:

  • Moradia;
  • Comida;
  • Lazer;
  • Remédios;
  • Consultas a médicos;
  • Custos de transportes;
  • Entre outros.

Geralmente, os gastos com esses pontos tendem a variar de acordo com cada região. Em certos locais, as casas para aluguel são mais caras, porém, os meios de transporte podem ser mais eficientes e em conta.

Por isso que é essencial analisar essas questões com cuidado, tendo em vista que elas acabam impactando em seu planejamento financeiro. Caso você não tenha a oportunidade de conhecer melhor a cidade antes de se mudar, então uma opção é pesquisar mais na Internet.

É possível encontrar essas informações na Internet, assim como também você pode descobrir qual o custo de vida na região.

4. Morar sozinho ou dividir apartamento?

Agora que você já sabe que pode contar com a InMediam para alugar um imóvel, surge outra dúvida: morar sozinho ou dividir com alguém? Essa pergunta deve ser analisada com cuidado, pois cada situação tem os seus prós e contras.

Morar sozinho significa um maior gasto com as suas despesas, mas por outro lado, você não terá que se preocupar em problemas de conviver com outra pessoa. Ao dividir o imóvel com alguém, no entanto, os gastos serão bem menores.

Sendo então uma melhor opção para quem não tem muitas condições financeiras. Mas, antes de optar por essa escolha, é preciso escolher bem a pessoa com quem irá dividir o mesmo teto com você.

Pode ser que tenha vários problemas de convivência, entre outros fatores. Por isso, veja bem qual situação é a melhor para você. Se não tiver muitas condições financeiras, então dividir o imóvel com outras pessoas pode ser a solução.

5. Compre produtos usados

Ao mudar-se para a sua nova casa ou apartamento, será preciso comprar móveis, não é mesmo? Uma ótima dica para não gastar tanto dinheiro durante a decoração é comprar produtos usados ou de brechós e lojas populares.

Antes de comprar algum móvel, pesquise bastante na Internet e lojas da região, para encontrar produtos de boa qualidade e com preços mais acessíveis. Afinal, você irá morar nesse lugar por, pelo menos, 3 anos.

6. Rotina e convivência

Bem, você passou no ENEM, fez sua matrícula e já tem onde morar. No entanto, ainda há outros pontos importantes que você deve levar em consideração, como por exemplo, habituar-se à cidade nova onde irá morar.

Você precisa conhecer quais são os melhores locais para comer, se há lojas e mercados por perto etc. Uma dica é conversar com os veteranos dessa mesma faculdade, para que eles possam instrui-lo melhor durante sua estadia pelos próximos anos.

Vale notar, que algumas faculdades contam com uma gama de opções que facilitam a vida do estudante universitário, tais como:

  • Bibliotecas;
  • Museus;
  • Cinemas;
  • Restaurantes;
  • Etc.

7. Saúde

Outro ponto essencial que deve ficar de olho ao mudar-se para uma nova cidade é em relação aos locais de saúde. Nada pior do que sofrer com algum tipo de problema e não saber como recorrer a ajuda.

Se a cidade que for morar for pequena, então é bem possível que não tenha farmácias 24h, como nas cidades grandes. Fique atento quanto a esse fator, já que se precisar de um remédio tarde da noite, provavelmente não irá conseguir.

Além disso, caso você tenha um plano de saúde de alguma instituição específica, é bom verificar se a região onde irá morar tem cobertura de seu plano. Veja também se há hospitais onde você poderá fazer consultas sem ter que pagar pelo serviço.

Por outro lado, se você não tem um plano de saúde e também não conseguir contratar um regional, uma opção é procurar pelas Unidades Básicas de Saúde ou até as Unidades de Pronto Atendimento.

Vale notar que algumas instituições de ensino possuem o seu próprio hospital no local. Nele, os estudantes e até mesmo os moradores da região são atendidos de forma gratuita, portanto, não deixe de checar isso.

Conclusão

Passar no ENEM é muito satisfatório, a alegria e empolgação para começar uma nova fase da vida é indescritível. Porém, como você pôde ver, tem também muitas dúvidas e incertezas, como onde morar, por exemplo.

Mas, caso esse seja o problema, conte com a InMediam para alugar um imóvel sem precisar de fiador. E não esqueça de deixar o seu comentário, caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto ou queira partilhar a sua opinião!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um