Alugar ou comprar um apartamento?

Entre alugar ou comprar um apartamento, muitas são as dúvidas entre as pessoas! Afinal, por muito tempo foi-se difundida a ideia de que conquistar a casa própria deve ser um dos objetivos de todas as pessoas.

De fato, comprar uma casa é o grande sonho de muitas pessoas, no entanto, hoje em dia o perfil do consumidor, bem como o setor de imóveis, estão mudando. Há quem se questione se compensa mais continuar no aluguel ou comprar uma casa.

Alugar ou Comprar um Imóvel?

A resposta para essa pergunta não é tão simples assim, pois vários fatores são considerados. Caso você também partilhe dessa mesma dúvida, então continue lendo esse conteúdo para saber qual a melhor escolha!

Alugar ou comprar apartamento?

É normal que muitas pessoas tenham a dúvida se é melhor alugar ou comprar um apartamento. Para muitos, o sonho da casa própria é sinônimo de estabilidade e segurança, enquanto o aluguel é jogar dinheiro fora.

Já para outros, a decisão de morar de aluguel é sempre mais simples e prática. Por mais burocrático que seja a locação de um imóvel (apesar de atualmente ser mais fácil), ainda assim é mais simples do que o processo de compra de um apartamento.

Essa é, com certeza, uma das decisões mais importantes e difíceis que deve ser tomada ao longo da vida. É claro que, em cada uma dessas opções, existem as suas vantagens e desvantagens.

Como dito acima, antes a maioria das pessoas optava por comprar um imóvel, mas com o passar dos anos o cenário mudou. Isso porque, dependendo da situação, torna-se mais vantajoso alugar um apartamento.

Com isso, a procura por apartamentos para alugar cresceu bastante nesses últimos tempos. Mas, por qual razão? Bem, como você já sabe, alugar um apartamento é bem menos burocrático, além de outros benefícios que você pode conferir logo abaixo!

 1. Alugar não significa perder dinheiro:

Ao contrário do que muitas pessoas tendem a achar, alugar um apartamento não significa perder dinheiro. Apesar de que essa ideia seja bem comum, por muitos pensarem que o valor pago em aluguel não trará, benefício, na verdade ela está errada.

Afinal, ao levar em conta a renda fixa da pessoa e como estão os juros, compensa mais continuar no aluguel e investir o dinheiro que estava reservado para comprar um imóvel. Dessa forma, é possível pagar o aluguel com esse rendimento e guardar o resto para talvez, comprá-lo mais tarde.

Até porque, é muito difícil que alguém compre uma casa à vista, sendo então normal recorrer aos financiamentos. O que não oferece qualquer vantagem para a pessoa, pois ela acaba por assumir uma dívida por anos.

Nesse meio tempo, o valor a ser pago no imóvel pode até mesmo triplicar, em comparação com seu valor original, o que não seria um bom negócio. Sendo assim, vale mais continuar no aluguel e investir o seu dinheiro, do que ficar preso em um financiamento.

Livre-se desses mitos populares que por muito tempo fizeram a cabeça das pessoas. Pagar aluguel não é um desperdício de dinheiro, quando você sabe como investir.

2. Imóvel não é sinônimo de investimento

Uma cilada que muitas pessoas leigas caem é comprar um imóvel como investimento. Quando, na realidade, o apartamento apenas irá gerar gastos para você enquanto isso, como dívidas, impostos, manutenção e uma série de outros fatores que possam surgir.

É certo que o seu dinheiro está aplicado naquele imóvel, que pode tanto valorizar com o passar dos anos, como também pode desvalorizar. Sem mencionar o fato de que o seu dinheiro fica imobilizado.

Assim como um carro ou qualquer outro tipo de aquisição, os imóveis também estão sujeitos a sofrer com desvalorização. Mesmo que depois você pense em vender, isso não é tão simples.

Na maioria das vezes, é preciso fazer reparos no imóvel e, dependendo, também terá que diminuir o valor, caso não consiga vender. Caso opte por alugar o imóvel, é comum que o rendimento do aluguel seja um valor baixo que não supera a inflação e custos adicionais.

Se a sua ideia for comprar um imóvel como forma de investir no futuro, então tenha bastante cuidado. Como dito, essa valorização tão superestimada nem sempre acontece, assim você acaba tendo prejuízos.

3. Ao comprar um imóvel, ele não será seu até quitar as dívidas

Imagine que você tenha comprado o seu apartamento financiado e quitará a dívida daqui a 20 anos, vale notar que o imóvel não será seu até quitar as dívidas.

Isso significa que o apartamento só será realmente seu após quitar a dívida, que no caso seria só em 20 anos. Por isso, antes de comprar um apartamento financiado, pense se valerá a pena ficar esse tempo todo pagando por ele.

Também é preciso levar em conta que imprevistos acontecem, como por exemplo, durante esse tempo é possível que a pessoa fique desempregada. Considere também fatores como desastres naturais e condições do lugar.

Outro ponto que não pode ser esquecido é a sua carreira, caso surja a oportunidade de trabalhar em outra cidade ou até mesmo em outro país. Mesmo que você venda ou alugue o seu apartamento, esse processo é lento e demorado.

4. Você pode renovar o contrato do aluguel ou mudar de lugar

Uma das maiores vantagens em alugar um apartamento ao invés de comprar, é a maior flexibilidade. Ou seja, você pode renovar o contrato de aluguel, assim como também pode optar em mudar de local.

Seja por não gostar da vizinhança, ter que mudar de emprego ou até mesmo por encontrar outra opção melhor.

5. Não terá gastos com reformas ou reparos

Como você já sabe, quando você é dono de um imóvel, é você mesmo quem deverá arcar com os gastos de reformas ou reparos. Mas, quando o imóvel é alugado, quem deverá se preocupar com isso é o proprietário.

Portanto, casto tenha algum problema com encanação, por exemplo, é só avisar ao proprietário para ele arrumar ou então descontar do aluguel, e você paga o conserto.

6. O apartamento pode ficar pequeno

Esse é um risco que as pessoas tendem a correr, mesmo que você tenha planos de casar e ter filhos, pode ser que o apartamento fique pequeno. Afinal, pode ser que venha mais filhos do que você estava planejando.

Outro ponto que pode acontecer é a possibilidade de acontecer um divórcio ou separação. Assim, a casa acaba ficando com mais espaço inutilizado e entra também as questões judiciais, uma longa e complicada jornada.

Então, é melhor comprar ou alugar um apartamento?

Bem, antes de decidir comprar ou alugar um apartamento, são vários pontos que devem ser levados em conta, tais como:

Caso você não tenha a quantia necessária para comprar um apartamento à vista ou, pelo menos, pagar uma entrada, então o aluguel é mais viável. O mesmo vale se você planeja mudar de país, de profissão, ou ainda está pensando em ter uma família.

Até mesmo para quem tem o valor para comprar um apartamento à vista, do ponto de vista financeiro, pode ser mais vantajoso alugar. Por exemplo, ao invés de gastar esse dinheiro com o imóvel, você pode investir o montante por um certo período.

Nesse meio tempo, você continua no aluguel, enquanto o dinheiro vai rendendo. A partir dos rendimentos, você paga o aluguel do imóvel que pretendia comprar ou até mesmo de um melhor e, com o que sobra, você pode reinvestir.

Também vale lembrar que há um compromisso maior na compra de um imóvel, ainda mais se for financiamento imobiliário. Pois, essa é uma dívida a que você ficará preso durante um bom tempo.

Por isso, antes de pensar em compra, é preciso ter muito cuidado e um bom planejamento financeiro para não cair em ciladas. Pois, devido aos juros do financiamento, o imóvel acaba ficando bem mais caro que o valor real.

De modo geral, comprar um imóvel só é indicado para quem já tem uma vida financeira e profissional melhor estruturadas, além de fonte de renda estável. Mas, caso contrário, alugar um apartamento é a melhor opção.

Tendências do mercado imobiliário

Não é segredo que muitas coisas mudaram nesses últimos anos no setor de imóveis. Aliás, esse foi um dos poucos setores que passou sem muitas dificuldades no ano de 2020, ao contrário da maioria.

Esse setor também apresenta ótimas perspectivas para o futuro, graças às novas tecnologias usadas na área. Agora, é possível alugar ou comprar um apartamento por meio do uso de recursos tecnológicos, o que facilita o processo.

Como por exemplo, os processos feitos 100% online, desde a “visita” ao imóvel, até a assinatura do contrato. Além disso, graças a Internet, também há uma maior desburocratização dos processos.

Essa é uma das maiores tendências no mercado de imóveis, assim não é preciso mais passar por horas em cartórios e processos lentos. Se você planeja alugar ou comprar um imóvel, então saiba que agora esse processo ficou mais rápido e simples.

Conclusão

Viu como comprar ou alugar um apartamento não é uma tarefa muito simples de decidir? Caso esteja na dúvida, é de suma importância considerar todos os prós e contras de cada opção, além de suas metas e planos de vida.

Mas, se for analisar todos os fatores, alugar ainda é mais vantajoso. E você, acha que esse conteúdo foi útil? Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe então o seu comentário!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um