Quais as vantagens de morar em condomínios fechados?

Foi-se o tempo em que a compra de imóvel em um condomínio fechado era questão de luxo ou apenas para poucos sortudos. Cada vez mais tem se tornado comum a busca por imóveis em condomínios fechados.

Isso porque, morar em lugar como esse pode garantir uma serie de vantagens para as pessoas. Ficou curioso para saber quais são os benefícios? Então basta continuar lendo esse conteúdo para descobrir!

Condomínio Fechado - InMoveis.com
Foto de Daniel Frank no Pexels

Vantagens da compra de imóvel em condomínios fechados

Fazer a compra de um imóvel em um condomínio fechado pode ser uma grande oportunidade para o comprador. Pois, morar em local como esse tem as suas vantagens, ainda mais para famílias.

Fatores como a segurança e praticidade contribuem para que o morador tenha uma qualidade de vida melhor. Portanto, sem mais delongas, confira logo abaixo quais são as vantagens de morar em um condomínio fechado!

1. Mais segurança no condomínios fechados

Como dito acima, a segurança é um dos principais benefícios de morar em um condomínio fechado. E essa questão não está ligada apenas a redução do índice de criminalidade, mas na sensação de segurança que o ambiente oferece a todos.

Nos dias de hoje, sentir-se seguro tem se tornado algo quase incomum. Mas, em um edifício fechado, essa sensação é real, você pode até mesmo dormir com as janelas abertas e deixar as crianças brincarem no prédio sem preocupações.

Mesmo que você more em uma casa e invista em sistemas de segurança, como câmeras e cercas elétricas, acaba saindo mais caro. Já em um condomínio, você não precisará se preocupar com tais gastos.

Pois esses locais investem pesado em segurança para garantir a tranquilidade dos moradores. Além das câmeras, os condomínios também contam com portões automáticos e uma equipe treinada para aumentar a sensação de segurança.

2. Completa área de lazer

Cada vez mais os condomínios têm investido nas áreas de lazer para atender às necessidades de todos os moradores. É possível encontrar áreas de lazer com piscinas, quadras esportivas, academias de ginástica, saunas, entre outros.

Dessa forma, o resultado é uma estrutura completa para atender a todos os tipos de pessoas, desde as crianças até os mais idosos. Esse é um dos benefícios de morar em condomínio, pois uma área de lazer completa é um grande diferencial no dia a dia.

É claro que em casas também há quintais que podem ser grandes ou pequenos. No entanto, na maioria das vezes os moradores ficam dependentes de espaços públicos, como praças e parques para ter um momento de lazer.

Ou seja, em um condomínio você pode ter todas as praticidades e regalias que um clube. E o melhor é que você nem precisa ir muito longe para praticar algum esporte ou fazer academia, pois tudo está dentro do condomínio.

E para aqueles que gostam de festas, a maioria dos condomínios também contam com espaços amplos onde você poderá realizar eventos, como festas, churrascos etc.

Área de Laser - Condomínio Fechado - InMóveis.com
Foto de Allan Mas no Pexels

3. Menos tempo no trânsito: vantagem de morar em condomínios fechados

Uma extensão do tópico acima, por reunir uma série de facilidades em um só local, é o fato de que é possível economizar tempo no trânsito. Afinal, você não terá que levar os filhos para jogar futebol com os amigos ou você não precisa sair do trabalho e ir direto para a academia.

No condomínio todos podem usufruir da área de lazer para realizar essas atividades. Assim, você economiza tempo, dinheiro e ainda poderá usufruir de bons momentos ao lado de sua família ou consigo mesmo.

4. Maior privacidade

Quem nunca morou em casa e teve que receber aquela visita que chegou sem avisar? A maioria das pessoas não gosta de visitas inesperadas, pois na maioria das vezes são incômodas.

Ao morar em um condomínio, saiba que a sua privacidade se torna muito maior. Isso porque, uma pessoa estranha só poderá entrar se for convidada por um morador, mas também será preciso passar pela portaria, que anuncia todos os visitantes.

Ou seja, se alguém estranho chegar no prédio, o porteiro primeiro irá anunciar e você tem a opção de recusar a visita, dessa forma não há como a pessoa entrar. Isso também contribui para o fator segurança.

Sendo assim, um morador de condomínio não é incomodado com estranhos batendo à porta, vendedores ou, visitas inesperadas.

5. Mais silêncio em condomínios fechados

É normal que cada pessoa tenha uma rotina diária um pouco diferente. Dessa forma, para quem mora em um bairro, pode ser que um vizinho prejudique o descanso do outro, fazendo muito barulho em horas inapropriadas.

A Lei do Silêncio garante que não haja barulho antes das oito horas da manhã e depois das dez horas da noite. Porém, em um bairro, apenas a Polícia Militar é capaz de garantir que essa lei seja cumprida.

Nesse caso, quando alguém estiver descumprindo essa lei, é preciso ligar para a polícia e aguardar até que cheguem. O que pode acabar levando horas até que seja colocado um fim no barulho.

Por isso que uma das vantagens de morar em um condomínio é que todos devem respeitar as regras internas do prédio. Caso algum morador infrinja alguma dessas regras, eles podem receber uma multa ou até mesmo ser expulso do local.

Dessa forma, se ainda tiver algum vizinho que o esteja incomodando, o morador pode falar com o porteiro para que ele trate dessa questão com o vizinho. Bem mais simples e prático, não?

6. Manutenção das áreas comuns

Quem mora em uma casa sabe muito bem o trabalho que é para deixar a manutenção sempre em ordem, seja do quintal, jardim, piscina. Além disso, o morador também terá que desembolsar uma quantia para realizar a manutenção.

Já em um condomínio, os moradores não precisam se preocupar com essas questões. Afinal, há profissionais que são contratados para fazer essas manutenções, deixando tudo organizado e limpo para os moradores.

Há também um síndico, que é o responsável por averiguar essa manutenção. Caso alguma coisa não esteja como deveria estar, por exemplo, uma piscina que não foi limpa direito, é papel do síndico reclamar com os profissionais.

O mesmo é válido para as ferramentas de segurança, incluindo os elevadores e câmeras de vigilância. Inclusive, algumas dessas manutenções devem ser feitas dentro de um certo período, serem registradas e apresentar aos moradores os recibos, tudo feito de modo claro e transparente.

7. Controle sobre os custos

Morar em um condomínio fechado garante uma maior economia para o seu bolso. Afinal, todos os custos de serviços diferenciados são divididos entre cada morador, assim todos pagam uma parte, não pesando no bolso de ninguém.

Por isso, engana-se quem pensa que morar em um condomínio fechado pode ser caro. Entre os serviços que podem ser divididos entre os moradores, estão os seguintes:

  • Segurança;
  • Limpeza;
  • Manutenção de playground;
  • Quadra de esportes;
  • Piscina;
  • Jardim;
  • Academia compartilhada;
  • Salão de festas;
  • Sauna;
  • Sala de jogos.

8. Oportunidade de fazer parte de uma vizinhança

Morar em um condomínio fechado significa fazer parte de uma grande comunidade. As pessoas tendem a se encontrar mais facilmente, seja nas áreas compartilhadas ou eventos realizados, como festas.

Para aqueles que possuem filhos, as crianças poderão brincar com os filhos de outros moradores, fazer amizades. Além disso, a maioria das pessoas conhecem os outros moradores, mesmo que seja apenas de vista.

Também facilita bastante na hora de criar laços com essas pessoas. Dessa forma, você sabe que sempre poderá contar com alguém, seja para pedir um pouco de açúcar emprestado, trocar a lâmpada ou para ajudar a pegar algum animal de estimação que fugiu.

A afinidade nos círculos sociais contribui para criar um vínculo maior com os outros moradores, seja de amizade ou até mesmo romance. Por outro lado, as pessoas que moram em uma metrópole, não conseguem criar esse laço de amizade de modo tão fácil assim.

Assim como as pessoas parecem pouco se importar com os outros, pois cada um está focado apenas em viver a sua vida de modo individual. Por isso que uma vantagem da compra de imóvel em um condomínio fechado é a chance de criar laços mais profundos com as pessoas.

9. Condomínios fechados e o aumento da qualidade de vida

Por fim, como você já sabe, fazer a compra de um imóvel em um condomínio fechado garante uma maior qualidade de vida. Afinal, quem não gostaria de morar em um local que tenha conforto, segurança, privacidade, entre muitas outras vantagens?

Além disso, na maioria das vezes, os moradores também têm acesso à área de plantio de verduras e frutas, lagos ou fontes pequenas, bosques. Ou seja, para aqueles que gostam de estar em contato com a natureza, o condomínio é uma ótima opção.

Conclusão

Como você pôde ver, fazer a compra de um imóvel dentro de um condomínio fechado pode garantir uma serie de vantagens. Sendo assim, basta ficar atento aos condôminos da sua cidade.

Além disso, também vale notar que todas essas vantagens ajudam o imóvel a valorizar mais. Para quem pretende comprar com intuito de vender ou alugar no futuro, então também vale a pena.

Por fim, o que você achou desse conteúdo? Foi útil para sanar as suas dúvidas ou ainda possui alguma? Não esqueça de deixar o seu comentário sobre!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um