Casa própria: o sonho de uma vida!

Conquistar a casa própria é um sonho entre a maioria das pessoas, mas nem todos sabem por onde começar. Afinal, comprar um imóvel não é nem de longe uma tarefa simples e prática.

É preciso ter cuidados, planejamentos, entre uma série de outras questões. Portanto, caso você esteja decidido a adquirir sua casa, continue lendo esse conteúdo para conhecer algumas dicas que poderão ajudá-lo!

Sonho da Casa Própria

Casa própria: dicas para ajudá-lo a conquistar

Não é segredo para ninguém que algo que muitos brasileiros compartilham é o sonho da casa própria. Para alguns, um investimento, para outros segurança e para todos o sonho de ter um lugar só seu.

Mas, essa é uma missão que exige disciplina e planejamento, embora seja difícil, é possível realizá-la. Afinal, esse é um objetivo de longo prazo, para conquistá-lo a pessoa precisa se esforçar muito e dedicar-se.

Antes de mais nada, é preciso responder algumas questões importantes sobre a casa, tais como:

  • Qual é o melhor local para você morar?
  • Quanto está disposto a pagar? (lógico que deve estar dentro da sua realidade)
  • Qual é o tamanho ideal de uma casa para você?

Com essas perguntas em mente, você poderá ter uma noção melhor sobre como prosseguir em seu objetivo. Além disso, você também pode conferir algumas dicas úteis que separamos para ajudá-lo com sua casa própria. Veja!

1. Planeje-se para poupar

Você pretende financiar um imóvel ou comprá-lo à vista? Caso a resposta seja a última opção, então saiba que você deverá começar a se preparar para poupar um dinheiro para comprar o imóvel desejado.

Afinal, você terá que dar uma entrada no valor do financiamento. Apesar de algumas opções ter 0% de entrada, a maioria ainda requer uma entrada para que o contrato seja fechado.

Nos dias atuais, a maioria das instituições pede uma entrada de, no mínimo, 20% do valor total do imóvel para dar início a operação. Para facilitar o processo, você já pode começar a economizar esse dinheiro aos poucos, para ter os 20% do valor da casa que deseja comprar.

2. Comece a juntar, pelo menos, 30% da sua renda

Como dito acima, para ter sua casa própria há muitos desafios que você terá que enfrentar. Um deles é economizar dinheiro para dar de entrada no financiamento e também para pagar as mensalidades.

Uma dica é guardar por volta de 30% da sua renda mensal para a entrada da casa. A vantagem de ir juntando esse dinheiro é que, além de conseguir o valor da entrada, você também já estará adaptado a viver sem essa quantia.

Tendo em vista que ela será destinada ao pagamento das parcelas do financiamento. Afinal, na maioria das vezes, quando você faz um financiamento, as parcelas correspondem a 30% da sua renda.

Por essa mesma razão é crucial ter controle financeiro, dedicação e disciplina. Caso contrário, o sonho da casa própria continuará sendo apenas um sonho.

3. Analise suas finanças para comprar a casa própria

Para quem pretende adquirir a casa própria, é importante economizar dinheiro, certo? Mas, para isso, é preciso cortar gastos desnecessários, então reveja as suas finanças para eliminar aqueles gastos que, apesar de inofensivos, podem levar parte do seu salário.

Esse hábito também é essencial para adequar o seu salário às parcelas do financiamento. Além de estar preparado para arcar com os custos extras, documentos e para deixar a sua casa do jeito que você sempre sonhou.

4. Veja quais são os custos de vida no local onde pretende comprar a casa própria

Não basta apenas escolher a sua casa ideal, é também preciso avaliar a região onde ela está localizada e se será boa para você. Por isso, avalie quais são os custos de vida da região, quais serviços e comércios têm por perto, etc.

Isso porque, além dos gastos com a casa, você também irá gastar em outros tipos de serviços. Sendo assim, é preciso analisar se o custo de vida da região está de acordo com a sua renda.

5. Confira se estará seguro no trabalho

Antes de comprar uma casa, é preciso certificar-se de que você tem segurança em seu emprego, ou seja, se não irá perdê-lo de uma hora para outra. Afinal, com as parcelas mensais, você precisará ter estabilidade para poder arcar com as dívidas.

Mesmo se comprar o imóvel à vista, também é vital certificar-se de que tem uma boa estabilidade em seu emprego.

6. Analise o espaço que você deseja ter em sua casa própria

Minha Casa dos Sonhos

Uma das perguntas que você deve se fazer antes de comprar sua casa é em relação ao tamanho do imóvel que é o ideal para você. Caso precise de uma casa maior, então saiba que o custo também será maior.

Para ter um planejamento melhor, é preciso já decidir qual o tamanho ideal da sua casa própria.

7. Tenha um dinheiro reserva para imprevistos

É sempre bom guardar um pouco de dinheiro para usar caso tenha algum imprevisto. Separe um pouco do dinheiro que você está poupando, assim se ocorrer alguma eventualidade, você já estará preparado.

8. Verifique o seu FGTS

O seu FGTS também poderá ajudá-lo a pagar parte da entrada da casa. Por isso, é sempre bom consultar o seu extrato, para saber se o valor pode ajudar nesse processo.

9. Analise as taxas de juros

Caso você esteja planejando financiar o seu imóvel, então muita atenção quanto as taxas de juros. Estude todas as opções para financiar o imóvel e obter menores taxas, assim ficará mais fácil para você.

10. Escolha uma construtora de qualidade e que seja de confiança

Lembre-se de escolher uma construtora que seja de confiança e de qualidade, para que assim você não perca o seu investimento. Uma dica é conferir a reputação da construtora, a reputação de suas obras, o que os clientes estão falando.

11. Dê atenção às questões pessoais

Na maioria das vezes, quem pretende comprar uma casa própria, se encontra em uma das seguintes situações pessoais:

  • Profissionais em início de carreira;
  • Recém-casados;
  • Quem ainda mora com os pais.

Você precisa identificar qual o seu perfil e se planejar de acordo com suas necessidades, para evitar ter dores de cabeça. Para quem está no início da carreira, a pessoa ainda não tem tanta estabilidade profissional.

Ou seja, há maiores chances de perder o emprego ou pode surgir eventualidades, como viagens e até mesmo mudanças de cidades. Quanto aos recém-casados, é preciso definir de forma clara como será feita a compra e qual o regime do matrimônio.

Se será feito comunhão universal de bens, separação total ou parcial. E por último, quem ainda mora com os pais, geralmente é quem já vem guardando dinheiro para investir na casa própria, então é só questão de tempo para fazer negócio.

12. Não ignore os custos

Vale lembrar que os custos de um financiamento vão além das taxas de juros, aliás, esse custo é maior do que o valor de um aluguel. Em média, uma prestação de financiamento tende a ficar em torno de 0,5% do imóvel.

E há as despesas adicionais, que vão além dos 30% do orçamento do financiamento, incluindo as despesas domésticas. Por isso que dissemos para avaliar qual o custo de vida da região onde irá morar, pois cada local tem o seu preço.

Por fim, não ignore as despesas burocráticas relacionadas com a documentação. Pois, tem os custos do cartório, da avaliação e da análise jurídica do imóvel. Além disso, o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis tende a mudar conforme o município.

Todos esses gastos justos formam cerca de 4% do valor total de imóvel. Ou seja, é um valor que não pode ser ignorado.

Vale a pena comprar a casa própria à vista?

Casa Própria

Apesar de poucas pessoas terem capital para comprar um imóvel à vista, ainda assim há aqueles que optam por fazer dessa forma. Se esse for o caso, então considere usar o FGTS para ajudar a completar o valor.

No entanto, antes de dar as caras e pagar um imóvel à vista, é importante que você se faça as seguintes perguntas:

  • Vai interferir na sua renda, deixando-o sem dinheiro para imprevistos e emergências?
  • Irá perder de lucrar?
  • É melhor fazer a comprar de forma planejada e deixar o dinheiro rendendo?

Uma dica para quem pretende comprar à vista é fazer o financiamento e aplicar o valor que compraria o imóvel, para ter um retorno. Por exemplo, imagine que você tem R$ 500 mil reais rendendo 1% todo mês.

Dessa forma, você terá uma rentabilidade mensal de 5 mil reais. Ou seja, se fizer um financiamento da casa, você conseguirá pagar os gastos e mensalidades apenas com o valor do rendimento, sem perder a quantia aplicada.

De modo resumido, quanto maior for o valor do imóvel, menos vantagens você terá ao comprar à vista. Se fizer dessa forma, é possível obter muito mais lucro em seu negócio, mesmo se te oferecerem um desconto na compra à vista da casa.

Conclusão

Viu quais são os pontos importantes para você analisar para comprar a sua casa própria? Analisando tudo com calma e fazendo um bom planejamento, você poderá realizar o seu sonho de um jeito mais seguro.

Por fim, se você ainda possui alguma dúvida em relação ao conteúdo, ou queira apenas compartilhar sua opinião, então deixe o seu comentário!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um