Vai reformar o banheiro? Saiba o que fazer para não ter dores de cabeça!

Planejar a reforma do banheiro não é nem de longe uma tarefa fácil. Há muitos cuidados que devem ser levados em consideração durante a reforma, para assim evitar dores de cabeça e problemas futuros.

Reforma de Banheiro - InMóveis.com
Banco de Fotos do Canva.com

Sendo assim, não reforme o seu banheiro antes de ler esse conteúdo! Aqui você poderá encontrar várias dicas que poderão ajudá-lo nessa tarefa.

Reforma do banheiro: confira dicas úteis

Como dito acima, planejar a reforma do banheiro pode ser um pouco mais complicado. Isso porque, há várias questões e fatores que se deve pensar antes de reformar, pois qualquer erro, por menor que seja, irá resultar em muitos problemas.

Sendo assim, veja logo abaixo quais são as dicas mais importantes, antes de fazer uma reforma do seu banheiro!

1. Orçamento

Antes de mais nada, é importante fazer o orçamento de quanto ficará a reforma do seu banheiro. Pense bastante sobre sua situação financeira atual, faça as contas de todos os gastos e veja se irá caber em seu orçamento.

Se o limite do valor que você pode pagar extrapolar, então espere mais um pouco. Não cometa o erro de fazer uma reforma só porque você quer, vale mais a pena esperar até ter todo o valor, para fazer bem-feito e do jeito que sempre quis.

2. Projeto

Caso o orçamento caiba em seu bolso, então o próximo passo é começar o planejamento da reforma do banheiro. Para isso, o mais recomendado é ter auxílio de um arquiteto ou designer de interiores.

No entanto, se a sua reforma envolver mudanças muito grandes, como quebrar paredes ou instalar uma banheira, então também será preciso contar com um engenheiro, para checar se a estrutura do ambiente tem como suportar o peso de uma banheira.

Afinal, será preciso garantir que essa reforma seja segura, ainda mais para quem mora em apartamentos, casas e, sobrados. Não esqueça de montar uma planta baixa do banheiro, para ter uma visão mais ampla de como ficará depois de pronto.

Para isso, será necessário ter todas as medidas do banheiro, para que possa planejar de forma mais assertiva.

3. Observe as regras do condomínio na hora da reforma do banheiro

Se você reside em um prédio, antes de iniciar qualquer obra, é preciso confirmar com o síndico quais são os horários permitidos para fazer a reforma. Além disso, também vale avisar aos seus vizinhos de que fará uma reforma.

Conforme o edifício tiver sido construído, você terá que contar com o auxílio dos vizinhos do andar de baixo, pois será preciso fazer alguns reparos.

4. Verifique as condições gerais do banheiro

Antes de começar a reforma do banheiro, é preciso analisar se há algum problema no ambiente, como vazamentos ou infiltrações. Também é válido verificar os registros e tubulações de água e esgoto.

Se já estiverem muito velhas e desgastadas, então já aproveita para fazer a troca. De modo geral, fique atento aos seguintes detalhes:

  • Manchas ou escurecimento do piso e revestimento do banheiro;
  • Registros vazando ou que não fecham;
  • Mofo no teto, paredes ou piso;
  • Forro do teto amarelado;
  • Etc.

5. Para reforma do banheiro: Contrate a mão de obra

Chegou a hora de contratar a mão de obra para realizar a reforma do banheiro. O ideal é contratar profissionais qualificados e capacitados, pois eles saberão indicar as melhores soluções para obter o resultado que deseja e de forma segura.

Mão de Obra - InMóveis.com
Foto de Bidvine no Pexels

Você irá precisar dos seguintes profissionais:

  • Pedreiro;
  • Eletricista;
  • Encanador; e
  • Azulejista.

Lembre-se sempre de buscar referências desses profissionais, para certificar-se de que você terá um serviço bem feito e dentro do prazo.

6. Instalações elétricas e hidráulicas

O ideal é começar a reforma com a instalação elétrica e hidráulica, ainda mais se o banheiro do seu imóvel for muito antigo ou se não faz uma reforma há muito tempo. Esse passo é essencial para evitar dores de cabeça como problemas de:

  • Infiltrações;
  • Umidade;
  • Sobrecarga no chuveiro;
  • Entre outros.

Caso você use muito o secador de cabelo ou outros aparelhos no banheiro, então será preciso investir mais na estrutura elétrica. Para aguentar tanta demanda de energia, o banheiro precisa de fios mais espessos e resistentes, assim evita curtos-circuitos.

7. Não escolha os pisos e revestimentos apenas pela estética

É normal que algumas pessoas escolham o revestimento do banheiro apenas pela estética. Com isso, elas ignoram outros aspectos mais importantes, como a durabilidade e resistência que o material possui.

Também é preciso levar em conta se o revestimento pode entrar em contato direto com água e sabão, ou se são mais escorregadios. Os melhores tipos são a cerâmica e porcelanato, pois os materiais são mais resistentes, têm uma gama de modelos diferentes e ótimo custo-benefício.

As pedras naturais também são ótimas opções, mas nesse caso, é preciso que elas passem por um tratamento para que não fiquem muito escorregadias. Alguns dos tipos de pedras são:

  • Granito;
  • Mármore;
  • Ardósia.

Muita gente gosta de usar madeira ou MDF, mas vale notar que esse tipo de material deve passar por um tratamento, antes de ser usado no banheiro. Isso poderá deixar a obra mais cara e ainda tem chance de não ter o resultado que deseja.

Isso porque, piso de madeira se deteriora de modo mais fácil e ainda precisa fazer a manutenção com frequência. Piso laminado ou vinílico também são opções tão ruins quanto os de madeira.

Nas paredes, o revestimento de porcelanato e pedras naturais também são ótimas opções. Você pode revestir apenas a região interna no box, esse é um estilo que tem ficado bem popular hoje em dia.

Por fim, evite usar papéis de parede, tecidos ou adesivos nas paredes do banheiro, pois podem se estragar em contato com a água, vapor e umidade.

8. Na hora da reforma do banheiro, cuidado ao instalar a porta do box

É preciso atentar-se para alguns cuidados ao instalar a porta do box. Por exemplo, colocar a torneira em um local em que você molhe quando abrir o chuveiro, é um erro muito comum que a maioria comete.

Além disso, as válvulas de liga/desliga e de temperatura, devem estar na mesma parede que o chuveiro. Uma boa dica é imaginar-se dentro do box e se você consegue ligar o chuveiro sem precisar entrar embaixo dele.

Caso contrário, será preciso revisar a plataforma e mudar a porta do box de lugar.

9. Observe as dimensões do box

A maioria das pessoas comete erros ao reformar o banheiro na hora de definir o box. Ainda mais em banheiros com pouco espaço, é crucial construir esse item sob medida para que fique do tamanho ideal e confortável para uso.

Também é preciso pensar no tipo de porta que irá usar. Geralmente, as portas ocupam um espaço maior na hora de abrir. O mais indicado para otimizar o espaço do cômodo é optar pelas portas de correr fixadas em dois pontos.

10. Não ignore o caimento dos ralos

Ao fazer a troca do revestimento do interior do box, tenha em mente que a água deverá escorrer na mesma direção do ralo. Por isso é importante contar com ajuda profissional qualificada para garantir que esse erro não ocorra.

Caso contrário, o seu banheiro ficará todo encharcado e você com problemas para escorrer a água.

11. O vapor também é água

Não cometa o erro de ignorar que o vapor também é água! Ainda mais em edifícios, é normal que alguns banheiros não tenham janelas; isso pode acabar contribuindo para a proliferação de mofos e bactérias no banheiro devido a umidade.

Caso você more em um apartamento que não tenha janela no banheiro, então não adianta nada deixar a porta aberta. O ideal é investir em exaustores, responsáveis pelo tratamento dos gases e vapores, para minimizar esse problema.

12. Pense na limpeza ao realizar a reforma do banheiro

Limpeza de Banheiro - InMóveis.com
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Quando estiver fazendo a reforma do seu banheiro, é importante pensar em como seria a limpeza do ambiente no dia a dia. Para facilitar essa tarefa, o ideal é que tenha menos rejunte entre os revestimentos.

Além disso, o material de porcelanato e cerâmica de grandes formatos são mais resistentes à umidade e mais fáceis de cuidar. Para o rejunte, uma boa opção é escolher do tipo acrílico ou epóxi.

Embora sejam um pouco mais caros, esse tipo de material irá impedir que o espaço entre as peças fique manchado.

13. Defina o estilo do seu banheiro

Por fim, não esqueça de definir qual será o estilo do seu banheiro. O recomendado é que o estilo não destoe de forma negativa do restante de sua casa, pois é preciso que todos os cômodos sigam o mesmo estilo para dar a noção de continuidade.

Por exemplo, se a decoração da sua casa for vintage, então o banheiro também deve permanecer na mesma linha. É possível mudar um pouco, mas nada que fique muito diferente dos outros cômodos, como fazer um banheiro mais contemporâneo.

Conclusão

Em suma, essas são apenas algumas dicas para reforma do banheiro, pois esse trabalho é delicado e precisa de todo cuidado. Qualquer erro pode te custar dinheiro para arrumar, além das dores de cabeça.

Portanto, quando for reformar o seu banheiro, sempre lembre de ficar atento quanto aos fatores listados aqui.

Por fim, esse conteúdo foi útil para você? Ainda ficou com alguma dúvida sobre? Então não esqueça de deixar o seu comentário!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um