5 dicas sobre como organizar um quarto pequeno

Se você quer organizar um quarto pequeno e ficou sem ideias para mantê-lo arrumado e organizado, não se preocupe, nós estamos aqui para ajudar!

Afinal, consultamos diversas ideias de especialistas em organização que ofereceram ótimas dicas sobre como organizar um quarto pequeno e criar o espaço sereno que você precisa para descansar.

Abaixo estão algumas maneiras inteligentes de encaixar mais espaço de armazenamento em seu quarto sem fazer com que se sinta muito apertado.

Portanto, fique com a gente até o final deste artigo e acompanhe todas as nossas principais dicas sobre o assunto!

Boa leitura!

Organização de quarto pequeno
Como organizar um quarto pequeno. | Foto: Pexels

1 – Tente a simetria

A nossa primeira dica sobre como organizar um quarto pequeno é bem simples e fácil de se seguir.

Basta organizar a cama centrada sob uma grande janela, mesa de cabeceira em cada lado com espaço suficiente para espremer, e um guarda-roupa na parede oposta.

Além disso, dependendo do espaço, é possível considerar uma cômoda ou uma mesa de computador no canto lateral do quarto.

Na maioria dos casos, todos nós gostaríamos de quartos simétricos com fácil acesso a ambos os lados da cama, nem que fosse apenas para facilitar a troca dos lençóis, mas nem sempre é possível.

Este tipo de simetria também fará com que um quarto se sinta mais espaçoso.

Portanto, para que isso seja possível, dimensione-se sobre a mesa de cabeceira e pense na altura, e não na largura, para seu armazenamento, tudo isso deverá lhe ajudar a tornar o ambiente o mais simétrico possível.

2 – Utilize as paredes como uma aliada

As paredes são ótimas aliadas na organização de um quarto pequeno.

Desse modo, considere quais itens podem ser colocados nas paredes para ajudar a ter mais espaço de forma organizada.

Por exemplo, para espelhos, opte por peças penduradas na parede em vez de espelhos que ficam no chão.

Para tirar itens de suas superfícies, como papéis a se organizar, pendurar pastas de arquivo é uma solução.

Além disso, pendurar quadros de avisos na parede ou quadros magnéticos podem ser bem eficientes, e também são úteis para colar lembretes, listas, planos e fotos.

Não se esqueça de fazer o uso da parte traseira de sua porta instalando ganchos para pendurar casacos, suéteres, bolsas ou cintos, tudo isso deverá ajudar a organizar melhor o espaço do seu quarto.

Organização de quarto pequeno
A TV é um dos itens que podem ser colocados na parede e economizar espaço do quarto. | Foto: Pexels

3 – Reduza o tamanho da sua cama para organizar um quarto pequeno

Nenhum de nós poderia imaginar que seria necessário comprar uma cama menor, ao invés de uma maior que ocupasse boa parte do espaço

Mas é fato que talvez seja necessário repensar o tamanho da sua cama.

Afinal, precisamos encarar os fatos, sua cama ocupa a maior parte do espaço em seu quarto.

Com uma cama de estrutura menor, reduz o espaço ocupado.

Para um espaço menos claustrofóbico, guarde os sonhos de cama do tamanho queen, pelo menos por um tempo.

Entretanto, entenda que não é porque você está em busca de uma cama menor, que não pode ter conforto.

Muito pelo contrário, pois existem diversos tipos de camas elegantes e super confortáveis em tamanhos menores.

4 – Abra mão do que não é realmente necessário

Não é preciso muito para ocupar um espaço pequeno, mas isto é facilmente evitado por meio de uma simples exclusão dos itens que não são muito utilizados.

Classifique o que você realmente precisa, em vez de coisas que você pode querer manter por perto.

Doe roupas velhas, jogue fora papéis inúteis e se livre das caixas estranhas espalhadas ao redor.

Isto não só criará mais espaço em seu quarto, mas na verdade, ajudará você a se sentir bem melhor, além de limpar o seu ambiente.

Além disso, você pode até mesmo levantar dinheiro vendendo roupas ou móveis usados – melhor ainda, doá-los para pessoas necessitadas.

5 – Maximize o seu espaço no guarda-roupa ou armário

Os armários podem ser consideravelmente subestimados.

Afinal, quando olhamos pela primeira vez para um espaço aberto sem nada além de metal.

Afinal, quando você olha pela primeira vez para um espaço aberto sem nada além de uma haste de metal, isso faz com que os guarda-roupas pareçam limitados a armazenar apenas itens que podem ser jogados em um cabide.

Mas, com o devido amor e cuidado, o seu armário pode se tornar um espaço de armazenamento excepcional.

Abaixo separamos algumas ideias que poderão lhe ajudar bastante:

  • Instale uma prateleira suspensa: Embora estes organizadores sejam perfeitos para armazenar roupas dobradas, eles também podem ser úteis para organizar sapatos.

Portanto, prenda-os facilmente a uma barra em seu armário e diga adeus a pilhas de camisetas ou outros acessórios que caem;

  • Use caixas improvisadas: As caixas de sapatos podem ser uma opção similar e mais barata para os organizadores de gavetas.

Afinal, o uso de ambas é para segurar itens soltos, tais como meias, em uma prateleira;

  • Acrescente outra barra de pendurar: Se você encontrar espaço excessivo na metade inferior de seu armário e não tiver 20 pares de sapatos, adicionar outro bastão é uma maneira fácil de dobrar seu espaço disponível para pendurar roupas;
  • Use o interior da porta: A instalação de ganchos na parte interna da porta proporcionará espaço extra para pendurar itens como gravatas, cachecóis, casacos ou até mesmo sapatos.
Organização de quarto pequeno
O espaço dentro do guarda roupas é um dos maiores aliados na organização do quarto. | Foto: Unplash

Além disso, você também pode pendurar cestas suspensas na porta interna e nas paredes para organizar itens soltos.

Conclusão

Embora possa parecer um desafio, a reorganização de um quarto pequeno para atender adequadamente às suas necessidades vale muito a pena.

Sejamos reais, ninguém realmente gosta de organizar o próprio quarto, mas esta tarefa pode ser consideravelmente menos assustadora quando se trata de um paraíso organizado.

Sem mencionar o quanto mais relaxado você se sentirá relaxado em seu espaço pessoal. Experimente e veja o quanto você vai amar o seu quarto!

Gostou do nosso artigo sobre como organizar um quarto pequeno?

Então aproveite e compartilhe este post com os seus amigos e familiares que possuem pequenos ambientes e precisam reorganizá-los!

Clique aqui para saber mais dicas sobre organização de espaços e dicas de decorações!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um