Saiba como montar hortas verticais e aproveitar o espaço do seu imóvel

As hortas verticais são consideradas uma ótima alternativa para quem deseja ter plantas em ambientes pequenos. Quer saber tudo sobre esse assunto? Então, leia este artigo! 

A técnica de jardinagem chamada de hortas verticais consiste no uso de recursos para que as plantas tenham um crescimento para cima em vez de crescer ao longo de uma superfície como de um jardim. Por isso, o ideal é cultivar nas hortas verticais plantas que não ocupem tanto espaço, por exemplo, as ervas.

Continue a leitura para aprender mais sobre hortas verticais!

Ambientes pequenos - hortas verticais
Hortas verticais são uma ótima ideia para imóveis que não possuem área externa. | Foto: Pexels

Passo a passo de como montar horta vertical

Se você quer ter um cantinho verde no seu imóvel, mas não sabe como fazer isso, confira a seguir o passo a passo de como montar hortas verticais que preparamos para te ajudar nesse desafio!

1. Escolha uma parede que receba iluminação

Você, provavelmente, já sabe que as plantas precisam de uma iluminação adequada para crescerem e se desenvolverem de forma saudável, certo? Isso não é diferente no caso das hortas verticais. Então, é fundamental que você encontre uma parede no seu espaço que receba bastante claridade. 

O ideal é que hortas verticais estejam posicionadas em um local onde elas possam receber o sol da manhã ou do final da tarde. Porém, não é legal que você as deixe o dia inteiro tomando sol. 

2. Preste atenção na circulação do vento

Outro aspecto que deve ser levado em consideração na hora de montar hortas verticais é a ventilação. Diante disso, procure por um lugar que circule vento para construi-las, pois locais abafados interferem negativamente no crescimento das plantas. 

3. Tenha em mente que as plantas devem ser adequadas para as hortas verticais

Tendo em vista o espaço onde a maioria das hortas verticais é construída, é preciso que você escolha plantas que não crescem muito. É recomendado plantar ervas e plantas medicinais, por exemplo, alecrim, cebolinha, tomilho, pimenta, hortelã, manjericão, orégano, entre outras semelhantes. Além disso, também existem flores para apartamentos pequenos que são excelentes para serem cultivadas em hortas verticais.

4. Regue as plantas regularmente

É claro que a água é indispensável para o desenvolvimento e a sobrevivência saudável de qualquer planta. Em vista disso, esteja sempre atento à terra e quando perceber que ela está seca, molhe até que fique mais escura. Mas atenção para não encharcar! 

5. Adube

Ambientes pequenos - hortas verticais
São fáceis de cultivar em seu apartamento. | Foto: Pexels

O adubo é imprescindível para o crescimento das plantas. Então, é indicado que de três em três meses você revire a terra e acrescente adubo. Para encontrar adubo, basta ir até casas agropecuárias ou lojas de jardinagem.

Agora que você já viu como construir uma horta vertical, saiba que para mantê-las é preciso ter alguns cuidados específicos. Conheça-os no próximo tópico deste artigo!

Cuidados necessários com as hortas verticais

Assim como para manter as hortas convencionais, as hortas verticais também demandam condições específicas para criação. Entre os cuidados, está a atenção ao local de cultivo, a exposição solar, a disponibilidade de água, a existência de sombras, entre outros.

Levando em conta os passos indicados no tópico anterior deste artigo, saiba que para garantir a saúde da maioria das plantas cultivadas em hortas verticais, é importante que você as exponha por no mínimo 6 horas de iluminação solar por dia. Então, locais que possuam janelas, varandas ou marquises que tenham um espaço bom para a criação de hortas verticais podem ser excelentes para a instalação dessa técnica de jardinagem. 

No caso específico das marquises e das janelas, saiba que a incidência de radiação solar sobre sua horta deverá ser considerável (no mínimo 15%), pois ela precisará atravessar o vidro. 

Vale ressaltar que a iluminação solar é tão importante em razão da ativação da fotossíntese, um processo natural fundamental para o crescimento saudável das plantas. 

Um conselho para quem mora em um apartamento ou que não tenha um lugar com bastante incidência de radiação solar é apostar no cultivo de plantas que se beneficiam das condições de sombra. Entre esses tipos de plantas estão o alface, a rúcula, o agrião, o couve, o espinafre e outras folhas verdes, por exemplo. 

Também precisamos te informar que é interessante que você comece pequeno, principalmente se não possuir experiência no cultivo de hortaliças e plantas.

Nesse contexto, é legal que você comece com uma área de cultivo pequena e escolha uma ou duas plantas para criar em sua horta. Assim, se tudo correr bem e você curtir a experiência, poderá adquirir mais conhecimento para aumentar o número de plantas cultivadas.

Cuidar de hortas verticais pode ser uma experiência bastante satisfatória, mas será que essa técnica de jardinagem oferece alguma vantagem para espaços pequenos? Descubra no próximo tópico!

Vantagens das hortas verticais em espaços pequenos

As hortas verticais são uma das formas de cultivo de plantas indicadas para quem quer economizar espaço sem deixar de lado a vontade de ter um cantinho verde dentro de casa. A seguir, você encontrará as vantagens que essas podem trazer para um lar. Veja!

Espaço

As hortas verticais, geralmente, são escolhidas por pessoas que não possuem tanto espaço para a criação de plantas, como é o caso de apartamentos. Então, uma das grandes vantagens dessas é que elas não dependem de tanto espaço para serem construídas.

Se tudo o que você possuir for apenas um cantinho na varanda, isso já pode ser o suficiente para construí-las.

Hobby

Cuidar de uma horta vertical pode ser uma atividade extremamente prazerosa para a maioria das pessoas. Então, ao optar por ter uma em seu lar, você estará usando o seu tempo de uma forma diferente, tendo que respeitar e entender o tempo de cada planta.

Produção de alimentos

Em hortas verticais, o mais comum é o cultivo de temperos, frutos e verduras, pois essas plantas são de pequeno porte. Ao construir uma, você terá produtos frescos que poderão fazer parte da sua alimentação e do seu cotidiano na hora de cozinhar. 

Decoração

Ambientes pequenos - hortas verticais
As hortas verticais também dão uma bela decoração para seu espaço. | Foto: Unplash

O último ponto positivo que trouxemos neste artigo está relacionado com a decoração do ambiente. Essas hortas se encaixam muito bem como objetos decorativos, visto que contam com uma variedade de modelos diferentes e trazem vivacidade para o ambiente. Ao terminar de ler este artigo, você descobriu o que são as hortas verticais e quais as vantagens que essa técnica de jardinagem pode trazer para uma residência. Deseja alugar ou comprar um imóvel? Então, acesse o site da InMóveis e confie nos nossos serviços!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um