6 dicas de segurança para quem tem criança em apartamento ou casa

Hoje vamos compartilhar com você algumas dicas de segurança muito importantes para quem possui crianças em apartamento ou casa.

Afinal, esse é um assunto que necessita de bastante atenção e cuidado, principalmente para evitar possíveis acidentes dentro de casa.

Existem algumas mudanças e providências que são bem simples, não sendo necessário uma reforma para fazer as mesmas e que podem tornar o ambiente familiar muito melhor e livre de possíveis problemas ou acidentes.

O fato é que casas e apartamentos com crianças necessitam de uma atenção maior, pois os pequenos não possuem noção de todos os riscos que correm e estão sempre com bastante energia e curiosidade.

Pensando nisso, reunimos 6 dicas de segurança para quem possui filhos pequenos em casas ou apartamentos.

Dicas de segurança para quem tem criança em apartamento ou casa
Encontre aqui dicas de segurança para quem tem criança em apartamento ou casa.

Fique com a gente até o final deste artigo e acompanhe todas as nossas dicas!

Boa leitura!

1 – Instale proteção nas janelas

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a importância de instalar proteções em todas as janelas da casa ou no apartamento, principalmente se você não morar no térreo.

As crianças são muito curiosas e adoram saber o que está acontecendo do lado de fora, por isso podem muito bem escalar janelas e até mesmo pular sem ter noção do risco de se machucar de forma grave.

Desse modo, nada melhor do que considerar a instalação de redes de proteção em todas as janelas da casa, visando evitar possíveis acidentes no apartamento. Não deixe de considerar a instalação nem mesmo no banheiro.

Além disso, se a sua casa ou apartamento tiver uma varanda, considere também instalar proteções em volta de todo o ambiente, principalmente se for em um andar mais alto.

Na hora de escolher a rede de proteção, dê preferências para telas com pequenos espaçamentos. Para evitar que as crianças passem a mão por dentro, considere também um material resistente, difícil de ser cortado, por exemplo.

2 – Providencie protetores para todas as tomadas

Outra dica muito importante é sobre os protetores de tomadas, pois esses itens podem gerar choques elétricos extremamente perigosos, podendo gerar danos irreversíveis.

Como já conversamos, as crianças tendem a ser muito curiosas e podem acabar inserindo algum objeto diretamente na tomada.

Para evitar que isso aconteça, nada melhor do que providenciar protetores de tomadas para a sua casa ou apartamento.

Qualquer medida que venha a protegê-las, evitando esse perigo, é válida. 

No mercado, existem protetores que são encaixados na tomada, impedindo que qualquer coisa entre em contato com a corrente elétrica e garantindo mais segurança para as crianças.

Dicas de segurança para quem tem criança em apartamento ou casa
Coloque dispositivos para tampar as tomadas e evitar choque nos pequenos.

3 – Isolar qualquer tipo de fiação aparente

Outro ponto bem importante para se considerar são os fios elétricos, caso exista algum tipo de fio exposto na casa ou apartamento, providencie o isolamento imediatamente.

Fiações expostas, como carregadores de celulares, por exemplo, podem representar um grande perigo para as crianças.

Pensando nisso, é muito importante manter os pequenos fora do alcance de qualquer tipo de fiação.

Esse tipo de proteção pode ser feita com tubos de PVC e até mesmo com potes de plásticos, que são consideradas soluções simples e acessíveis.

Um outro tipo de solução é a instalação de canaletas que irão fazer a passagem dos fios, evitando que eles fiquem à mostra na casa ou apartamento.

4 – Dispositivos para a proteção das portas

As portas podem fechar com brutalidade em alguns tipos de situação, como o vento, por exemplo.

Esse tipo de situação pode representar um risco às crianças, já que podem prensar os dedos ou até mesmo outras partes do corpo e se machucarem.

Sendo assim, ao pensar em dicas de segurança eficientes para a proteção dos seus filhos, nada melhor do que instalar dispositivos para a proteção das portas, evitando com que elas se fechem com brutalidade e machuquem as crianças.

Uma forma simples de proteger as crianças desse tipo de situação é colocar pezinhos em todas as portas, principalmente as que possuem se movem com frequência por conta do vento.

Outra forma de evitar batidas violentas de porta é instalar molas hidráulicas, pois elas permitem que as portas se fechem vagarosamente, sem bater, mesmo sob a ação de um vento mais forte. Esse dispositivo costuma ser instalado na área superior da porta.

Além disso, é possível instalar também os para-portas, que são dispositivos instalados entre a maçaneta e o batente, evitando assim que a porta bata fortemente entre os dedos.

5 – Fique atento(a) aos pisos escorregadios

Quando se fala sobre dicas de segurança para crianças em casas ou apartamentos, é muito importante levar em consideração os pisos escorregadios.

Afinal, esse tipo de piso pode gerar diversos tipos de acidentes, principalmente porque as crianças correm o tempo todo e adoram ir de um lado para o outro com frequência.

Além disso, tome bastante cuidado também com os tapetes soltos, um simples escorregão pode acarretar grandes problemas.

Uma boa solução para isso é recorrer a tapetes de EVA que têm encaixes e podem ser distribuídos de acordo com o tamanho do ambiente. Eles podem ser encontrados facilmente no comércio a preços bem acessíveis.

6 – Sempre acompanhe os pequenos na área de lazer e no condomínio

Mesmo que for para as crianças brincarem com outras crianças, é muito importante que tenha um adulto supervisionando por perto.

Afinal, isso deve evitar diversos tipos de acidentes que podem ocorrer quando as crianças se unem para brincar.

Lembre-se de que estamos falando de muitas crianças com bastante energia e sem noção dos riscos juntas.

Ou seja, a chance de algum tipo de acidente acontecer é muito grande, caso não haja pelo menos um adulto supervisionando.

Portanto, não negligencie essa dica e garanta que o seu filho(a) possua ainda mais segurança no espaço de lazer do seu condomínio.

Caso o seu apartamento tenha elevadores ou escadas, não deixe de acompanhar as crianças a cada vez que elas necessitam utilizá-los.

Então, jamais deixe elas usarem esses locais sozinhas.

Dicas de segurança para quem tem criança em apartamento ou casa
Importante supervisionar as crianças na área de lazer da casa ou condomínio. | Foto: Freepik

Conclusão sobre as dicas de segurança para casa e apartamento

Bom, esperamos que essas dicas de segurança tenham lhe ajudado a pensar em um ambiente mais seguro e confortável para os seus pequenos.

Gostou do nosso artigo? Então aproveite e compartilhe com os seus amigos e familiares que possuem crianças em casa!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um