Ilha de cozinha em espaços pequenos: Otimize seu ambiente!

Se você tem uma cozinha pequena e minúscula, você pode pensar que ter uma ilha de cozinha em espaços pequenos – aquele armazenamento extra e charmoso – é impossível, mas você está errado!

otimize o espaço pequeno de sua cozinha com uma ilha
Descubra como é possível ter uma ilha de cozinha em um espaço pequeno. | Foto: Pexels

Afinal, existem várias maneiras inteligentes de inserir uma ilha em uma cozinha pequena, e fazer com que ela seja muito útil para você. 

Portanto, aqui estão 5 ideias de como fazer uma ilha de cozinha funcionar bem em espaços pequenos ou apertados.

Antes, uma advertência! Nem todas as cozinhas aqui retratadas são super pequenas, mas em sua maioria, sim!

Além disso, todas elas têm lições para te ensinar sobre como fazer uma ilha funcionar em um espaço pequeno, confira!

5 ideias sobre ilha de cozinha em espaços pequenos

1 – Priorize uma ilha menor e que possua espaço para armazenamento

Analisar o espaço antes de fazer a sua escolha, é essencial quando a ideia é ter uma ilha de cozinha em espaços pequenos.

Além disso, considerar a compra ou construção de uma ilha pequena é uma ótima ideia para que o espaço seja aproveitado da melhor maneira.

Desse modo, você pode considerar uma ilha pequena que possua um depósito, o que deverá ajudar bastante no armazenamento de itens e acessórios da sua cozinha, despoluindo o espaço.

Além do mais, enquanto a parte superior é grande e acrescenta muito espaço na bancada, há uma saliência que acrescenta arejamento visual e permite que os bancos sejam empurrados para fora do caminho. 

Essa é uma ótima opção de ilha para quem possui pouco espaço para aproveitar!

2 – Escolha uma ilha que é realmente uma península

Esta “ilha” é uma espécie de “península”, ou seja, uma espécie de bar completa, e o melhor de tudo, ela funciona muito bem em espaços pequenos! 

Ela quebra a regra de “incluir armazenamento” de cima, mas é tão leve e arejada neste espaço, oferecendo espaço para café da manhã, coquetéis à noite e uma superfície para esfriar seus biscoitos.

Desse modo, mesmo não possuindo espaços para um bom armazenamento, a peça se torna muito prática para os afazeres do dia a dia, incluindo cozinhar.

Além disso, é uma ótima opção para quem gosta do estilo minimalista, sem ocupar tanto espaço somente para guardar itens.

3 – Opte por uma ilha pernas de aço com rodízios 

Se você precisa de uma ilha que oferece principalmente espaço extra de preparação, uma mesa com pernas de aço em rodízios de travamento é uma ótima opção.

Principalmente porque proporciona essa função enquanto dobra e se molda facilmente como uma superfície de alimentação. 

Isto funciona particularmente bem em cozinhas de estilo industrial, por exemplo.

Os bancos de contrapeso podem ser movidos para fora do caminho durante a preparação das refeições e a mesa pode ser estendida para fora do espaço quando for hora de esfregar o chão. 

Enquanto isso, a abertura da armação faz com que a cozinha pareça maior do que uma ilha sólida pareceria.

4 – Escolha uma ilha do tamanho que você deseja

otimize o espaço pequeno de sua cozinha com uma ilha
Existem opções de ilhas para todos os orçamentos. | Foto: Pexels

Ilhas de pequena escala não precisam ser feitas sob medida. Afinal, existe uma variedade impressionante de opções disponíveis para todas as formas e tamanhos de cozinhas e para todos os orçamentos.

Portanto, meça o espaço disponível e esboce-o em um pedaço de papel. 

Brinque com diferentes tamanhos de ilhas no centro do espaço para garantir que você terá espaço suficiente para se mover confortavelmente em torno dele. 

Ou, como com a ilha portátil aqui retratada, você pode querer usá-la como balcão quando não estiver em uso.

Também é importante que a sua ilha não bloqueie a entrada ou saída para sua cozinha, portanto, considere isso ao fazer as suas escolhas.

5 – Considere uma ilha vintage

Quando se pensa em uma ilha de cozinha em espaços pequenos, o vintage é um ótimo caminho a seguir. 

Afinal, peças como mesas de sofá e consoles são muitas vezes feitas à mão e de madeira de grande qualidade, garantindo um charme a mais para a sua cozinha.

Esta peça vintage contribui para o ambiente geral desta moderna cozinha em estilo de fazenda, mantendo-a amigável e adicionando um charme a mais ao ambiente.

Se sua principal preocupação é mais espaço de balcão, uma ilha de blocos de açougue é o caminho a seguir. 

Você pode encomendar online uma ilha relativamente barata e pedir a um artesão local para fazer uma tampa de talho de qualidade em qualquer tamanho, forma ou design. 

Desse modo, você terá uma peça personalizada e acessível que acrescenta interesse ao seu espaço.

Dica: Se você estiver usando um móvel incomum na sua cozinha, certifique-se de lixá-lo e revesti-lo com um poliuretano resistente ou cobri-lo com um bloco de talho ou peça fina de acrílico para proteger a superfície e facilitar a limpeza.

Quais são os benefícios de possuir uma ilha de cozinha?

Por fim, resolvemos apresentar alguns dos principais benefícios de possuir uma ilha de cozinha, mesmo que seja um espaço pequeno, confira abaixo:

Mais estilo em sua cozinha

Hoje em dia, as pessoas procuram uma cozinha elegante e profissional que não só sirva como um ambiente para se alimentar, mas também que possua muito espaço de armazenamento e requinte. 

Uma ilha de cozinha lhe dá isso, e também é particularmente útil se você cozinhar muito e quiser um espaço para usar para outras atividades. 

Um espaço versátil para viver

Se você está procurando zonear sua cozinha e áreas de jantar, as ilhas de cozinha são uma excelente ideia. 

Elas podem ser de várias formas, incluindo curvas ou em forma de L, dependendo de como você deseja separar seu espaço. 

Desse modo, ao introduzir uma ilha, você pode fazer com que um espaço pareça uma sala de jantar, uma sala familiar ou uma sala de estar, dependendo do layout da sua cozinha e/ou da forma da ilha.

Agregar valor

As ilhas de cozinha podem acrescentar valor monetário à sua casa, atraindo o interesse dos compradores – particularmente aqueles que prestam atenção às cozinhas. 

Afinal, as ilhas acrescentam um fator “uau” e melhoram a conveniência de seu espaço de cozinha, ou seja, as pessoas podem estar mais dispostas a pagar o preço pedido.

Maximize o espaço

Se o armazenamento é um fator importante na sua casa, uma ilha de cozinha pode ser um salva-vidas. 

Além de acrescentar espaço extra na bancada, os armários lhe fornecerão mais espaço de armazenamento, além disso, acrescentar assentos pode criar uma área de jantar bem elegante.

otimize o espaço pequeno de sua cozinha com uma ilha
Ilhas de cozinha agregam espaço e podem se tornar uma área de jantar elegante. | Pexels

Esperamos que essas dicas o tenham ajudado a fazer a melhor escolha sobre ilha de cozinha em espaços pequenos!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um