Fique ligado nas tendências 2022 para o mercado imobiliário

Diversos setores econômicos do nosso país foram abalados em 2021 e sofreram com as consequências causadas pela pandemia de Covid-19. Porém, ainda existem muitas expectativas com relação às tendências 2022 para o mercado imobiliário e pode ser uma grande chance para você finalmente conseguir a sua casa própria

O ramo imobiliário está recebendo incentivos fiscais do governo, o que auxilia na sua recuperação econômica e impulsiona o desenvolvimento de sua área. No ano de 2021, houve um aumento na disponibilidade de crédito, consequentemente se tornando uma motivação para que os consumidores possam planejar suas próximas ações no mercado. 

Ainda que as notícias sejam promissoras, é preciso ficar atento com a alta da taxa básica de juros (Selic), que proporcionou um aumento no valor dos imóveis, mas a Caixa Econômica Federal declarou que promoverá uma diminuição dos juros para o ano que vem, apesar da alta da Selic. 

tendência mercado imobiliário 2022
Se atualize com as tendências 2022 para o setor imobiliário.

Sendo assim, se você pretende financiar um imóvel em 2022, acompanhe a seguir as principais tendências do setor:  

Quais as expectativas e tendências para 2022?  

Com o avanço das taxas de vacinação no Brasil, as tendências 2022 para o setor imobiliário devem ser bastante otimistas e, mesmo com instabilidades políticas no país, o mercado de imóveis não deve ser prejudicado por isso. 

Como exemplo é possível citar o aumento de 16,22% na venda de imóveis em São Paulo durante o ano de 2021. Dessa forma, a expectativa é que esses números aumentem ainda mais no próximo ano, mas é preciso atenção com relação às taxas juros, já que a Selic ainda vai continuar em alta por um tempo. 

Alta da Selic

Ao financiar um imóvel, a Selic é um grande fator de influência sobre as taxas de juros e ela foi bastante comentada em 2021. Em meio às incertezas políticas e econômicas que dominam o país, a tendência para o ano que vem é que esse indicador da taxa básica de juros atinja a casa dos dois dígitos.   

Neste caso, o cenário ficaria mais favorável para lidar com a renda fixa e não com a aplicação de investimentos no país, onde essa alta pode influenciar bastante na busca por crédito imobiliário pelos consumidores. De acordo com especialistas, a taxa deve ficar em torno de 8,5% no começo de 2022. Enquanto isso, a Caixa Econômica Federal está propondo congelar essa taxa de juros no ramo imobiliário. 

Maiores espaços com infraestrutura para lazer

A procura por espaços menores e bem localizados, do tipo studio, foi diminuindo cada vez mais com o cenário da pandemia, já que a consolidação do home office criou a tendência de um local separado para trabalhar, mas que também tenha muito conforto. Assim, começou a se estabelecer um aumento na procura por imóveis maiores e mais espaçosos, com uma melhor infraestrutura de lazer. 

Preocupação com questões

A cautela pela procura de imóveis que apostam na sustentabilidade está em constante crescimento ao longo dos meses, já que com a contribuição ao meio ambiente, surge a possibilidade de reduzir alguns custos mensais, como gastos com água e energia. 

Uma das principais novidades em 2022 será o destaque para imóveis que apostam em automação. Assim, surge outra possibilidade de redução de consumo, aumentando a segurança e praticidade dos moradores, além de incorporar ações inteligentes para o dia a dia, como ligar diversos aparelhos, abrir cortinas e acender a luz. 

Como o padrão de consumo sofre alterações com o passar do tempo, é fundamental que os seus negócios acompanhem todas as tendências para se manter sempre atualizado no mercado imobiliário e conquistar cada vez mais clientes, que buscam atendimentos práticos e pouco burocráticos, fazendo com que sua empresa evite prejuízos e trabalhe de uma maneira mais estratégica. 

O avanço da tecnologia do mercado imobiliário

anúncio imóvel online
Com a tecnologia, a compra ou aluguel de imóveis ficou menos burocrática. | Foto: Pixabay

Não podemos falar das próximas tendências do setor imobiliário sem citarmos o grande avanço digital em nossa relação de compra e venda de imóveis, principalmente no período pós-pandemia, já que o isolamento social fez com que novos hábitos fossem desenvolvidos e diversas funções fossem desempenhadas à distância, o que não foi diferente com o ramo dos imóveis 

As imobiliárias tradicionais começam a se substituir pelas digitais, oferecendo seus serviços online em plataformas intuitivas, reunindo clientes de diversos locais, proporcionando um atendimento completo e com todos os recursos necessários para negociar os imóveis. 

Antes desses avanços, era necessário que o cliente se deslocasse até a imobiliária para dar entrada no seu plano de negócios, enquanto o corretor apresentava as possibilidades que estavam à disposição. Depois disso, eram realizadas algumas visitas aos locais para decidir qual era o melhor espaço, o que determinava o início de um longo processo burocrático, para aluguel ou compra de um imóvel. Dessa forma, é preciso que as empresas invistam em técnicas digitais para agilizar esse processo e continuar em crescimento. 

Com a pandemia, surgiram alternativas para o público negociar a casa dos sonhos, como a procura online, extremamente prática e sem burocracias, sem nem sequer precisar se locomover. Já as expectativas com relação ao estilo de moradia, seguirão o padrão de conforto e praticidade, unindo o trabalho ao ambiente de casa.  

Assim, outras grandes tendências para o mercado imobiliário são os tours virtuais pelos imóveis e até a assinatura digital dos documentos para fechar os negócios, o que ajuda muito na otimização do tempo da empresa e dos clientes, tornando a locação digital uma ótima alternativa para fechar vários contratos de forma muito ágil, resultando em maiores faturamentos e lucros. 

Conheça a InMovéis

A InMóveis faz parte do grupo InMediam e oferece as melhores soluções e alternativas imobiliárias para que você encontre o espaço perfeito, combinando um bom atendimento com grande rapidez e tecnologia. Enfim, agora que você já sabe tudo sobre as tendências 2022 para imóveis, está na hora de começar a procurar o seu. Para saber mais sobre os seus serviços ou pesquisar sobre as melhores ofertas e ficar por dentro de todas as tendências 2022 para o mercado imobiliário, acesse nosso site!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um