Não faça financiamento imobiliário antes de ler este artigo!

O financiamento imobiliário ajuda as pessoas a conquistar o sonho da casa própria. Para quem nunca contraiu crédito antes, no entanto, financiar um imóvel pode ser mais complicado do que tende a parecer.

Caso você tenha planos de fazer esse tipo de negócio, então esse conteúdo é ideal para você! Continue lendo para saber algumas dicas seguras para quem deseja financiar um imóvel.

Financiamento imobiliário

Fazer um financiamento imobiliário é, sem dúvida, um grande compromisso a longo prazo. Comprar uma casa ou apartamento é um dos objetivos da maioria das pessoas, mas nem todos têm condições de pagar o valor à vista.

Mesmo pessoas que têm o valor para comprar um imóvel à vista, geralmente é um local menor e inferior. Dessa forma, também preferem financiar aquele imóvel que sempre sonharam.

Ainda há aqueles que têm condições de pagar à vista, mas isso afetaria muito o orçamento. Por isso, muitos recorrem ao financiamento como uma solução melhor e mais acessível para essa questão.

Apesar de ser um baita compromisso e cheio de burocracias, não precisa se assustar. Para ajudá-lo nesse processo, confira logo abaixo algumas dicas úteis sobre financiamento imobiliário!

1. Planejamento é a palavra-chave no financiamento imobiliário

Comprar um imóvel é sempre motivo de grande alegria e entusiasmo, não é mesmo? Mas é preciso tomar cuidado para não se afobar e acabar cometendo algum erro, pois esse processo necessita de planejamento e atenção.

O primeiro passo, então, é procurar por um imóvel que seja compatível com o seu bolso. Nos momentos de euforia, às vezes deixamos a emoção falar mais alto que a razão e não mensuramos os reais benefícios e contrapartidas de um financiamento.

Sendo assim, é importante manter a calma e não agir por impulso diante de uma oferta. O que nos leva ao próximo tópico dessa lista.

2. Pesquise bastante

Hoje em dia, há vários agentes financeiros que trabalham com as variadas taxas de juros. Sendo assim, você poderá pesquisar em vários locais para ver qual a que melhor atende às suas necessidades e ao perfil do imóvel que deseja.

Observe quais são as condições praticadas entre os bancos e demais instituições. Isso também incluir as taxas de juros, prazos, tempo de aprovação, entre outras condições de financiamento.

De modo geral, as linhas de crédito mudam conforme uma serie de fatores, tais como:

Dessa forma, é preciso manter em mente qual é o tipo de imóvel que você deseja e como está o seu orçamento. Não caia no erro de fechar um negócio apenas porque você já é cliente de um banco.

Apesar de ter uma relação de confiança ser útil na aprovação de crédito, também é crucial ver o que outros bancos podem oferecer, às vezes eles têm um acordo melhor.

Vale notar que nem sempre os bancos que têm parceria com a imobiliária oferecem melhores negócios. Muitas pessoas optam por esses bancos devido a comodidade e facilidade na aprovação de crédito.

Porém, às vezes possuem gastos adicionais que podem gerar grandes prejuízos.

3. Simuladores de crédito ajudam na projeção da compra

Não é uma tarefa simples definir qual o tipo de financiamento de imóvel que deseja fazer. A boa notícia é que existem muitas instituições que oferecem simuladores de crédito que ajudam na projeção da compra.

Basta acessar o site de uma dessas instituições e fazer a simulação do seu financiamento. Você pode testar todas as linhas de crédito disponíveis em vários bancos diferentes.

Simule a projeção das prestações, quanto será preciso para comprovar renda, para assim aprovar o valor, entre outras opções que esses simuladores possuem.

4. Planeje-se para pagar a primeira entrada

Na maioria das vezes, um financiamento imobiliário pode abarcar cerca de 80% do valor do imóvel. O restante deverá ser pago como entrada, com seus próprios recursos.

Sendo assim, planeje-se para pagar a primeira entrada na hora de assinar o contrato. Muitas pessoas recorrem ao FGTS para compor a entrada, mas é preciso cumprir com alguns requisitos, por isso pode valer a pena dar uma olha se você se encaixa dentro deles.

5. Convênios podem facilitar na hora do financiamento imobiliário

Se você trabalha em um local que tem parceria com agentes de crédito que ajudam no financiamento, essa é uma boa opção para facilitar o processo. Dessa forma, é possível obter juros menores ou prazos maiores.

6. Separe a documentação necessária

Antes mesmo de ir ao banco, você já pode começar a separar a documentação necessária para fazer o financiamento. Apesar de cada instituição pedir certos documentos específicos, a maioria solicita:

  • Documento de identidade (RG);
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Holerite mais recente;
  • Carteira profissional;
  • Imposto de renda;
  • Extrato bancário.

Separar esses documentos agiliza e otimiza mais o seu tempo.

7. O financiamento imobiliário não deve comprometer mais de 30% do orçamento

É preciso ficar atento quanto ao valor do financiamento, pois o empréstimo não deve comprometer mais de 30% do seu orçamento. Como dito acima, o financiamento de um imóvel é um compromisso de longo prazo.

Por isso é vital que o financiamento não comprometa mais de 30%, pois ainda há outros custos que devem ser levados em conta. Ou seja, analise com cuidado o seu orçamento pessoal, para saber o quanto da sua renda poderá ser comprometida nesse processo sem te prejudicar.

8. Renegocie dívidas antigas

Para que as chances de ter o seu crédito aprovado sejam maiores, é essencial quitar suas dívidas antigas para ficar sem pendências. Caso você pague todas as suas contas em dia, aumenta as suas chances de ter o crédito aprovado.

Por outro lado, se tiver com o nome sujo, tente regularizar as suas dívidas em aberto. Porém, vale notar que apenas pagar as contas em dia não é uma garantia de ser aprovado.

Cheque também se o seu nome consta nas listas de restrições cadastrais dos bancos e se a sua renda é compatível com o processo.

9. Conheça o imóvel e a vizinhança

O compromisso a longo prazo de um financiamento pode te seguir por anos. Embora seja possível vender o imóvel nesse meio tempo, na maioria dos casos não é, de fato, essa a intenção dos compradores.

Sendo assim, antes de assinar o contrato, tire um tempo para conhecer mais sobre o imóvel e a vizinhança. Vale também ficar de olho se o bairro tem comércios e serviços que atendam as suas necessidades.

O ideal é fazer uma visita ao local com mais calma e prestar muita atenção nos problemas que o vendedor pode deixar de mencionar. Uma boa opção é levar outra pessoa com você, para assim ter uma segunda opinião sobre o imóvel.

Caso seja um apartamento, vale também conversas com os vizinhos, porteiros e funcionários do prédio. Assim você poderá ter uma maior noção sobre o local onde passará os próximos anos da sua vida e se compensa o investimento.

10. Para um bom financiamento imobiliário, atente-se ao Custo Efetivo Total (CET)

As taxas de juros não são os únicos custos de um processo de financiamento imobiliário. Dessa forma, é importante observar, antes de decidir fechar um contato, qual é o Custo Efetivo Total (CET), que incluiu:

  • Taxa de juros do banco;
  • Seguros obrigatórios;
  • Taxas de administração;
  • Índices de correção ligados às parcelas.

11. Use a portabilidade, se for preciso

A portabilidade é a opção de transferir uma operação de financiamento de um banco para outro. Na maioria das vezes, os clientes recorrem a portabilidade quando encontram um banco que ofereça melhores taxas e condições.

O banco que concedeu o financiamento não pode negar esse pedido de portabilidade. Contudo, ele pode fazer uma nova proposta ao cliente para permanecer no banco, assim reduzindo os custos, etc.

Caso o banco original ofereça uma proposta boa, então compensa mais continuar nessa instituição. Afinal, fazer a portabilidade do financiamento tem também as suas despesas, como custos cartoriais.

12. Conte com a ajuda de algum especialista

Por fim, a última dica não deixa de ser tão importante quanto as outras. Para fazer o seu financiamento imobiliário, o ideal é contar com a ajuda de corretores e advogados habilitados para o processo.

Poder contar com o auxílio desses profissionais que entendem bem do assunto, faz com que você tenha mais segurança e não se deixe levar pela emoção. Assim evita que você acabe caindo em armadilhas que possam te prejudicar.

Dessa forma, você não terá que se preocupar tanto assim com a parte burocrática do processo, pois os especialistas irão orientá-lo da melhor forma nesse processo.

Conclusão

Como você pode ver nesse conteúdo, fazer um financiamento imobiliário não é um processo simples. Há muitos passos e etapas que você deverá passar, além de planejar tudo da forma correta para evitar erros e dores de cabeça.

Por isso, a melhor dica é sempre manter a cabeça fria e analisar com cuidado todos os processos para não fechar um negócio apenas no calor do momento. Se puder contar com a ajuda profissional, então é melhor ainda.

Enfim, o que achou desse conteúdo? Foi útil para você? Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então não esqueça de deixar o seu comentário!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um