Consórcio ou financiamento? Saiba qual a melhor escolha!

Se você pensa em comprar a sua casa ou apartamento dos sonhos, é bem provável que já tenha ficado em dúvida entre o consórcio ou financiamento. Para quem não tem dinheiro pra comprar à vista, a pessoa recorre a um desses modelos.

Financiamento ou Consórcio
Foto de Pixabay

A dúvida entre ambos é recorrente entre as pessoas que desejam iniciar o seu processo de compra. Apesar de serem parecidas, cada uma dessas modalidades tem os seus prós e contras.

Para entender melhor sobre o assunto e qual a melhor opção de acordo com sua necessidade, basta continuar lendo esse conteúdo!

Consórcio ou financiamento?

Para muitos brasileiros que têm o sonho de comprar o seu imóvel próprio, pagar tudo à vista está fora da realidade. Por se tratar de um valor alto, muitos acabam optando pelo consórcio ou financiamento.

Afinal, se for para juntar o dinheiro e comprar a vista, uma pessoa teria que ter grande disciplina financeira. E, mesmo assim, poderia levar de 20 a 30 anos para conseguir comprar o imóvel.

O que não é muito vantajoso, uma vez que a pessoa não aproveitará muito do imóvel. Se for para pagar as parcelas e arcar com taxas, muitos ficam na dúvida se devem optar por um consórcio ou financiamento.

Afinal, ambos são opções que ajudam a pessoa a adquirir um imóvel, porém, é preciso ficar atento quanto aos pontos de cada uma. Entre as principais diferenças, é possível destacar que, com o consórcio, pode-se levar mais tempo para adquirir o bem.

Já no caso do financiamento, é uma dívida a longo prazo e com taxas, mas que garante o acesso imediato ao imóvel.

O que é o consórcio e o financiamento?

Tanto o consórcio quanto o financiamento tratam-se de opções de pagamento que valem para adquirir um bem. Em outras palavras, ambos servem para comprar uma casa, apartamento e até mesmo terrenos.

Embora sejam semelhantes em certos aspectos, o consórcio e o financiamento possuem as suas diferenças, bem como os seus prós e contras. Confira mais sobre as diferenças entre ambos, logo abaixo.

Diferenças entre o consórcio e financiamento

Antes de entender melhor quais são as principais diferenças entre essas modalidades, é preciso conhecer um pouco mais sobre cada uma.

O que é o financiamento?

Sem dúvida, o financiamento é um dos meios mais populares aos quais as pessoas recorrem para comprar um imóvel ou outros bens. De modo geral, é uma forma de financiar algo, mas é um processo bem burocrático e que demanda diversos requisitos e documentos.

Financiamento de Imóveis
Foto de Pixabay

Caso a liberação de crédito seja aprovada, então é possível financiar o pagamento de um imóvel. Ou seja, de forma resumida, o financiamento trata-se de um acordo contratual estabelecido entre o comprador e uma instituição financeira de sua escolha.

Sendo assim, o comprador escolhe o imóvel que deseja, compra e contrata a instituição para pagar o valor do imóvel. Enquanto isso, a dívida pendente com a instituição fica para o comprador pagar.

Nessa dívida são incluídas taxas, juros e outros custos, o que pode prolongar e tornar ainda mais alto o valor do imóvel que comprou.

O que é o consórcio?

Já o consórcio, da mesma forma que o financiamento, nada mais é que uma modalidade para pagar a compra de um bem. Mas, uma das maiores diferenças entre ambos, é que o consórcio começa primeiro com o pagamento do plano para a instituição.

Apenas depois que o interessado poderá comprar o imóvel por meio de uma carta de crédito. Resumindo, o consórcio trata-se de um grupo de pessoas que compartilham do mesmo objetivo de compra.

Essas pessoas se unem a uma instituição financeira que as reúne em um grupo com o mesmo desejo para, então, começar a pagar as parcelas. E, dessa maneira, se beneficiam da intenção de compra e dos valores mais baixos em comparação com o financiamento.

Isso significa que, ao contrário de um financiamento, o consórcio não tem juros e taxas tão altas.

Tipos de consórcios

Há uma série de modelos de consórcio disponíveis para a compra de imóveis, entre outros tipos de itens e serviços. Através do consórcio, você poderá planejar-se com mais cuidado para adquirir sua casa, carro, fazer uma viagem, cirurgias, entre várias outras opções.

Casa Própria
Foto de RODNAE Productions no Pexels

Como dito acima, o consórcio é uma espécie de modalidade onde primeiro é preciso pagar, para que depois você obtenha o dinheiro para comprar o seu imóvel ou outros bens, por meio de uma carta de crédito.

Para a compra de imóveis e terrenos, em especial, esse serviço é feito com a ajuda de um consórcio imobiliário. Contudo, tenha em mente que não é só para isso que um consórcio imobiliário pode ser útil.

Para que serve o Consórcio Imobiliário?

Embora muitos ainda não saibam, o consórcio serve para uma série de outras possibilidades, além de comprar uma casa ou apartamento, tais como:

  • Comprar imóveis ou terrenos;
  • Quitar financiamentos;
  • Pagar pelas chaves do imóvel na planta;
  • Construir em terrenos já adquiridos;
  • Reformar casas;
  • Planejar a aposentadoria com uma renda extra em bens imobiliários;
  • Entre as possibilidades oferecidas pelo consórcio, também é possível ter consórcios simultâneos.

Sendo assim, caso deseje comprar um imóvel, um terreno e até mesmo construir sua casa, é possível usar mais de dois consórcios para realizar esse objetivo.

Como funciona o Consórcio Imobiliário?

No consórcio imobiliário, você paga uma parcela por mês, porém, sem os juros que o financiamento cobra. Assim como é possível escolher o plano que se encaixa melhor dentro de sua realidade financeira.

Sendo assim, dentro do período do plano, ou seja, o prazo do pagamento, são feitos os sorteios mensais que contemplam, a cada mês, certos integrantes do grupo para obter a sua carta de crédito adiantado.

Isso quer dizer que, mesmo que você esteja apenas na 6ª parcela, você fará parte do sorteio para poder usar sua carta de crédito e comprar o imóvel. Contudo, é preciso entender qual a porcentagem liberada para uso, de acordo com cada instituição.

E, além disso, para auxiliar na contemplação da carta, você também poderá dar lances, que não são nada menos que os adiantamentos de parcelas; para que assim você possa estar mais à frente nos sorteios.

Diante dessas situações, é possível usar até mesmo o seu FGTS.

Afinal, qual a melhor opção: consórcio ou financiamento?

Bem, a resposta irá depender de uma série de fatores. Para fazer um consórcio, não é preciso dar uma entrada ou taxa de adesão, além de não ter juros a longo prazo, mas se você já quer comprar o imóvel pra já, o financiamento é a melhor opção.

Através do consórcio, podem levar meses ou até anos para que o interessado seja contemplado. Caso você tenha pressa e prefira comprar imóvel de forma planejada, então pode ser adequado.

Já o financiamento conta com mais exigências em comparação ao consórcio, para aprovar o crédito. Afinal, é preciso que a pessoa tenha potencial de compra, conforme o valor do imóvel. Já o consórcio é mais simples para adquirir e ainda não é necessário comprovar renda.

Além disso, com o consórcio é possível quitar o financiamento e eliminar todos os juros que aumentam a dívida e a prolongam. Sendo assim, tanto o consórcio, quanto o financiamento possuem as suas vantagens e desvantagens. O ideal é avaliar qual a sua necessidade para poder escolher a melhor opção para você.

Financiamento ou consórcio: vantagens e desvantagens de cada um

Para entender melhor quais os pontos positivos e negativos de cada um, confira a seguir as vantagens do financiamento:

  • Prazos mais longos, de até 35 anos, quando se trata de financiamento imobiliário;
  • Taxas baixas, especialmente tempos de Selic na mínima histórica;
  • Também é possível contratar uma parcela que caiba no orçamento;
  • Ideal para quem deseja receber o imóvel de imediato.
Prazos e Leis - InMóveis.com

Já as desvantagens do financiamento, podemos citar:

  • Dívida de longo prazo;
  • Exige um valor mínimo de entrada;
  • Juros que deixam o bem mais caro ao final do prazo;
  • Condições exigidas pelo credor, como abertura de conta, etc;
  • CET (Custo Efetivo Total) com tarifas e taxas extras.

Confira logo abaixo quais são as principais vantagens do consórcio:

  • Parcelas menores e valor total mais baixo;
  • Não se trata, de início, de uma dívida;
  • Há opção de desistir e ter o dinheiro de volta (com descontos/multas);
  • Possibilidade de parcelas mais baixas no início e maiores, apenas depois da contemplação;
  • Não exige valor de entrada;
  • Não tem taxa de juros;
  • Ideal para aqueles que tem pouco controle na hora de guardar dinheiro.

Já as desvantagens do consórcio são:

  • Não há qualquer garantia de quando vai receber a carta de crédito;
  • Taxas/multas por desistência;
  • Após contemplação, torna-se uma dívida e pode alienar (tomar) o bem como garantia contra inadimplentes;
  • Os prazos tendem a ser menores que no financiamento.

Conclusão

Como você pôde ver nesse conteúdo, entre consórcio ou financiamento, a escolha irá depender da sua necessidade. Caso queira obter o seu imóvel mais rápido, então o financiamento é uma boa escolha.

Já se você não tem tanta pressa, então vale mais à pena o consórcio, uma vez que as taxas e juros são mais em conta. Por fim, não esqueça de compartilhar esse conteúdo com os seus amigos, caso tenha sido útil para você!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um