Confira as vantagens e desvantagens de uma casa em conceito aberto!

Quando se trata de criar uma planta interna para a sua nova casa, existem dois layouts principais que você pode escolher – uma planta em conceito aberto e uma planta de conceito fechado ou tradicional.

Uma planta aberta consiste em uma ou mais grandes salas abertas que podem servir como múltiplos quartos dentro de um único espaço de moradia.

A maioria das casas em conceito aberto consistem em uma combinação de cozinha, sala de jantar e sala de estar.

casa em conceito aberto
Confira as vantagens e desvantagens de uma casa com a planta em conceito aberto! | Foto: Pexels

Em outras palavras, significa que não há corredores, paredes ou portas, o que faz com que o layout seja mais convidativo.

Neste artigo, queremos lhe dar uma breve visão geral das várias vantagens de ter um espaço de conceito aberto.

Sendo assim, esperamos lhe ajudar a decidir se é a opção correta para sua nova casa!

Confira!

Configurações da casa em conceito aberto

Um espaço de conceito aberto não significa que todas as salas estão conectadas, nem significa que não existem barreiras entre as salas, pois se aplicam apenas às áreas comuns.

Nesse sentido, os espaços isentos incluem banheiros, salas de limpeza, quartos e escritórios domésticos.

Na maioria das vezes, as plantas de conceito aberto envolvem alguma combinação de cozinha, sala de jantar e sala de estar.

Cozinha e sala de jantar: Muitas vezes uma cozinha e uma sala de jantar compartilham um espaço comum.

Desse modo, às vezes uma ilha de cozinha ou península funciona como uma linha divisória visual entre as duas áreas.

Sala de jantar e sala de estar: Uma sala de jantar e uma sala de estar ocupam uma área compartilhada.

Sendo assim, uma linha divisória visual pode ter a forma de um pequeno conjunto de escadas, duas cores de tinta diferentes, escadas que levam a uma área afundada, ou um corrimão.

Cozinha / sala de jantar / sala de estar: Todas as 3 áreas podem ser ligadas em uma grande sala, muitas vezes com teto abobadado.

Aumento da luz natural

Sem paredes internas entre a cozinha, a sala de estar e o espaço de jantar, a luz solar natural tem uma maneira mais fácil de viajar por toda sua casa.

Isto ajuda a conectar seu espaço interno com seu espaço externo.

Portanto, ao projetar a sua nova casa, recomendamos acrescentar várias janelas na sala de estar ou cozinha para ajudar a iluminar as salas adjacentes.

A luz natural também pode fazer com que a sala se sinta maior.

Melhor para a comunicação

casa em conceito aberto
Com um espaço em conceito aberto, quem está na cozinha pode facilmente socializar com as pessoas na sala de jantar. | Foto: Pexels

Quer você esteja cozinhando, ou fazendo uma boa refeição familiar enquanto as crianças estão brincando na sala de estar, quer você esteja entretendo os convidados.

Um layout aberto facilita as viagens sonoras, proporciona uma melhor visibilidade e traz uma sensação de união.

Sendo assim, uma planta aberta permite ver e ouvir o que está acontecendo em outras salas sem que tudo seja abafado ou bloqueado de portas e paredes fechadas.

Mais fácil para entreter

Para acompanhar uma melhor comunicação, as plantas abertas são ótimas para sediar pequenas festas ou noites de jogos com amigos!

Se você estiver cozinhando na cozinha ou preparando alguns refrescos, você ainda será capaz de interagir com seus convidados.

Então você não terá que se preocupar em correr entre os ambientes para servir os refrescos.

Você também não terá que perder nenhuma das socializações!

Outro benefício adicional ao se divertir é que você não terá que se preocupar com a superlotação em uma área de sua casa!

Melhoria do fluxo de tráfego

Com um espaço de conceito aberto, você é capaz de se mover livremente por todo o espaço.

Não tendo paredes ou portas bloqueando o caminho de uma sala para a outra.

Ou seja, cria uma transição mais suave entre os quartos e melhora o fluxo total de tráfego para hóspedes ou membros da família.

Flexibilidade de layout

Sem ter paredes dividindo sua casa, é mais fácil reconfigurar os móveis e acessórios dentro da sala para criar uma variedade de layouts de sala.

Ao passo que suas necessidades para a sala mudam, você tem a capacidade de atualizar as seções da sala para servir a diferentes propósitos.

Vantagens do conceito aberto

  • Melhor fluxo de tráfego: sem portas para abrir e fechar e sem paredes para atrapalhar o tráfego, as pessoas podem se mover pelo espaço sem obstáculos;
  • Melhoria da sociabilidade e da comunicação: sem paredes, é possível falar uns com os outros através das salas;
  • Luz compartilhada: espaços internos que antes estavam sem janelas agora recebem luz natural das janelas nas paredes externas;
  • Melhoria do valor imobiliário: em quase todos os casos, uma planta aberta é altamente desejável e aumenta o valor da sua casa para potenciais compradores, até 7,4% ao ano;
  • Mais fácil de observar as crianças: os pais cozinhando na cozinha podem facilmente supervisionar as crianças na sala de estar;
  • Flexibilidade de layout: sem paredes divisórias, é fácil reconfigurar os móveis e acessórios para diferentes layouts de sala;
  • Os espaços podem ser multifuncionais: com plantas abertas, o espaço pode servir como uma sala familiar ou um escritório em casa, dependendo das suas necessidades.

Desvantagens da casa em conceito aberto

  • Custo de aquecimento e resfriamento: grandes salas com tetos altos são frequentemente drenadoras de energia.

Especialmente quando as paredes externas são equipadas com grandes janelas, como muitas vezes são.

Enquanto as plantas tradicionais permitem aquecer ou resfriar somente determinados ambientes.

Já em um conceito aberto, todo o espaço deve ser aquecido ou resfriado;

  • Custo de construção mais alto: em paredes divisórias, conceitos abertos dependem de vigas de aço ou laminadas para suporte e a instalação destas é cara;
  • Controle de som deficiente: sem paredes divisórias para bloquear o ruído, casas com conceitos abertos podem ser muito barulhentas;
  • Os espaços podem parecer desordenados: uma vantagem das plantas de piso tradicionais é que elas confinam os móveis e acessórios aos espaços designados;
  • Falta de privacidade: as plantas de piso aberto são ótimas para atividades sociais, mas dificultam a busca de espaços silenciosos para leitura ou estudo privado.
casa em conceito aberto
Uma das desvantagens do conceito aberto é que eles podem ser muito barulhentos. | Foto: Pexels

Esperamos que com todas essas dicas e informações fique mais claro para você as vantagens e desvantagens de uma casa em conceito aberto!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um