Escritura e registro de imóveis – Entenda a diferença entre esses documentos

O processo de compra e venda de uma casa exige cuidado e atenção por parte dos dois lados envolvidos. É preciso cumprir uma série de etapas, desde achar a casa ou apartamento ideal, passando pela negociação da forma de pagamento, até chegar à regularização da documentação, como escritura e registro de imóveis.

Durante esse percurso, é importante saber a funcionalidade e a necessidade de cada etapa. Por isso, é comum que ao longo do processo surjam dúvidas e algumas inseguranças para fechar o negócio.

Neste artigo, nossa intenção é explicar e esclarecer dúvidas que possam existir quando o assunto é escritura e registro de imóveis. Para isso, vamos abordar o que é cada um desses documentos, para que eles servem, por que são importantes e também as diferenças existentes entre eles. Confira!

Entenda a importância da escritura e do registro na compra de um imóvel. | Foto: Freepik/pch.vector

O que é a escritura do imóvel?

A escritura de imóvel é o documento público oficial que expressa e valida o acordo entre as partes que negociaram o imóvel. Tal documento é elaborado no cartório de notas e é o primeiro passo após a assinatura do contrato

Então, a escritura oficializa a transferência do imóvel. Uma vez pronta, ela cumprirá duas funções: formalização de todas as obrigações do negócio para ambas as partes e efetivação da vontade de realização da compra e venda pelos envolvidos. 

No caso de uma compra à vista, será sempre necessária a confecção de uma escritura em um tabelionato de notas. Porém, no caso de um financiamento, o contrato emitido pelos bancos pode substituir a escritura.

Quais são os documentos necessários para lavrar a escritura?

Alguns documentos são necessários, tanto do comprador quanto do vendedor, para que se possa lavrar a escritura. Os pessoais são:

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovantes de endereço;
  • Declaração de profissão de todos os proprietários e cônjuges.

Além desses, é necessário o levantamento dos documentos do imóvel, como:

  • IPTU;
  • Matrícula atualizada do imóvel;
  • Certidões de ônus reais;
  • Certidão de quitação fiscal, entre outros.

De acordo com as partes envolvidas, os documentos solicitados podem mudar. 

Qual é o risco de não fazer a escritura de imóvel?

Caso a escritura do imóvel não seja emitida no processo de compra, uma série de problemas e riscos podem existir. Separamos uma lista com esses riscos. Veja a seguir:

  • O comprador não é legalmente proprietário do imóvel;
  • O vendedor pode agir de má fé, vendendo o mesmo imóvel para compradores diferentes sem passar a propriedade de nome;
  • Há o risco de o vendedor exigir o imóvel de volta no futuro, alegando ser o proprietário registrado na escritura. Sem o documento no nome do comprador, não há comprovante de transação financeira que comprove a aquisição do bem.

A legislação é clara: é proprietário quem detém a escritura do imóvel. Portanto, emitir esse documento ainda no processo de compra é uma forma de se prevenir, além de ser o melhor caminho para não cair em uma armadilha sem volta e acabar com um grande prejuízo financeiro.

O que é o registro do imóvel?

O registro de imóvel é o documento oficial que estabelece quem é o atual dono do imóvel. Ele é responsável por consolidar efetivamente a transferência do bem para o novo titular que, a partir de então, passa a ser o proprietário e responsável por arcar com algumas despesas do imóvel.

Entenda como funciona o registro e a documentação da compra de um imóvel

A responsabilidade pelo documento é do Cartório de Registro de Imóveis, que tem a competência para armazenar todos os registros dos imóveis de determinada região.

Porém, o comprador só pode efetuar o processo depois de realizar a lavratura da escritura do imóvel. Após a assinatura da escritura ou contrato de financiamento, é necessário encaminhar ao cartório de registro de imóveis competente para que a transferência de propriedade seja registrada na matrícula do imóvel.

Vale ressaltar que cada imóvel pertence a um cartório específico e sua localização é o que determina em qual cartório ele deverá ser registrado. Além disso, o número de matrícula é exclusivo de um único bem e deve constar toda a história, descrição e dados do proprietário.

Portanto, entende-se que o registro da escritura concede a propriedade definitiva ao comprador, sendo imprescindível solicitá-lo após a lavratura. Normalmente, o prazo para a confecção do registro é de 30 dias após a regularização da escritura. Depois de finalizar esse processo, o cartório entrega a matrícula atualizada do imóvel, constando o registro do imóvel no nome do comprador.

A escritura e o registro são documentos importantes para efetuar e afirmar a compra de um imóvel. Porém, para conseguir solicitar esses documentos e fechar o negócio, é importante ter em mãos também comprovante de identidade, declaração do imposto de renda e comprovante do estado civil. Em alguns casos, o extrato do FGTS também pode ser exigido.

Diferença entre escritura e registro do imóvel
Escritura e registro de imóveis: documentos importantes. | Foto: Freepik/pressfoto.

Qual a diferença entre esses dois documentos?

Você pode estar se perguntando qual é a diferença entre escritura e registro de imóveis. Em primeiro lugar, entenda que um não substitui o outro, já que os documentos têm objetivos diferentes. 

A escritura concede apenas o direito de uso do imóvel, sem que necessariamente a pessoa seja dona dele. A posse só é reconhecida de maneira definitiva com o registro. Por isso, em um processo de compra e venda, é necessário elaborar primeiro a escritura e depois o registro.

Por que é importante garantir esses documentos?

Agora que você sabe o que é cada documento e conhece a diferença entre escritura e registro de imóveis, é fundamental entender também a importância de ter esses documentos em mãos para garantir a integridade da propriedade.

Ter as documentações do imóvel em dia facilita os processos de compra e venda e também assegura ao proprietário que não há pendências jurídicas para acertar. Além disso, manter uma propriedade irregular pode causar sua desvalorização.

Como é possível perceber, o mercado imobiliário envolve algumas questões em que o conhecimento sobre a área é necessário. Por isso, se você deseja investir nesse mercado ou ainda tem alguma dúvida sobre ele, você pode contar com o auxílio dos especialistas da InMóveis.

Essa é uma iniciativa do grupo InMediam que apresenta como objetivo criar soluções inovadoras e tecnológicas para desburocratizar o mercado imobiliário e torná-lo mais seguro para seus investimentos. Entenda mais sobre a empresa e outras questões de escritura e registro de imóveis clicando aqui!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um